🔴 5 MOEDAS PARA MULTIPLICAR SEU INVESTIMENTO EM ATÉ 400X – VEJA COMO ACESSAR LISTA

Rodolfo Amstalden: Velha Roupa Vermelha

Neste início de ano, mercado volta a considerar a hipótese de uma guinada do presidente Lula para a extrema esquerda, mas precisamos guardar as preferências ideológicas no bolso de trás da calça

24 de janeiro de 2024
20:29 - atualizado às 19:18
Lula Queda Baixa Mercados Petrobras
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

Entre o fim de 2022 e o início de 2023, o mercado passou a considerar com mais seriedade a hipótese de um Lula rancoroso, avesso à responsabilidade fiscal, e guinando definitivamente para a extrema esquerda.

Mais tarde, e com o trabalho seguro feito por Haddad, viríamos a saber que aquelas preocupações eram exageradas.

Até aquele momento, porém, imperava a dúvida. Posições valiosas em Bolsa foram desmontadas, em troca de mais proteções.

Neste novo início de ano, acontece algo parecido, e com bons motivos (sempre existirão motivos para aqueles que sabem procurá-los).

De repente, surge esse papo de que o Governo quer colocar Guido Mantega na Vale. Ele teria credenciais para tanto, visto que foi o ministro da Fazenda mais longevo da história brasileira.

E surge também o fato de que a Petrobras de Jean Paul quer ressuscitar Abreu & Lima, já que nenhum custo deve ser sacramentado como irrecuperável antes que o dinheiro acabe.

Para completar, uma "nova" política industrial permitirá que o BNDES assine um cheque de R$ 300 bilhões, voltando a ter o papel que lhe cabe no desenvolvimentismo.

ONDE INVESTIR EM 2024: AÇÕES, RENDA FIXA, DIVIDENDOS, FIIS, BDRs E CRIPTOMOEDAS - INDICAÇÕES GRÁTIS

Desta vez, Mercadante garantiu que não serão escolhidos os campeões nacionais. Portanto, minha amada Ponte Preta enfim terá uma chance de trocar sua dívida cara por passivos muito mais convenientes.

Todos esses boatos e fatos incomodam muito, mas precisamos guardar as preferências ideológicas no bolso de trás da calça para podermos avaliá-los com a devida sobriedade.

Embora fosse melhor deixar Abreu & Lima enterrada, seu capex marginal não é mais tão relevante face à atual geração de caixa de Petrobras.

Um Mantega aposentado é preferível a um Mantega conselheiro da Vale (cujos conselhos sejam ignorados), que, por sua vez, é mil vezes preferível ao Mantega CEO.

E tudo indica que nem o próprio Lula gostou do plano industrial, por evocar as reminiscências de uma ferida aberta chamada Dilma Rousseff.

Aliás, conforme vimos durante a gestão Dilma (vide "Fim do Brasil"), o esquerdismo radical custa caríssimo aos nossos bolsos.

Contudo, o medo de comunistas pode custar tanto quanto, ou até mais.

Compartilhe

Especial IR

Me mudei para Portugal, mas não entreguei a Declaração de Saída Definitiva do País; como regularizar a situação?

18 de maio de 2024 - 8:00

Documento serve para encerrar as obrigações fiscais do contribuinte no Brasil, mas este leitor não a entregou e agora recebeu uma herança

SEXTOU COM O RUY

A Petrobras (PETR4) desabou mais uma vez: surge uma barganha na bolsa com dividendos bilionários?

17 de maio de 2024 - 6:04

Nas últimas várias trocas no comando da Petrobras, não tivemos grandes mudanças no dia a dia da companhia, o que inclusive permitiu ótimos pagamentos de dividendos nos últimos anos, mesmo com CEOs distintos — será que agora também vai ser assim?

CRYPTO INSIGHTS

Os sinais favoritos para entender o curto prazo do bitcoin (BTC)

14 de maio de 2024 - 19:17

A tendência macroeconômica é de expansão de liquidez, e os indicadores de curto prazo que mais gosto estão favorecendo a tese de que estamos próximos do fundo local para a mais recente correção do mercado

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Vai piorar antes de melhorar? Milei começa a arrumar uma Argentina economicamente destruída

14 de maio de 2024 - 6:01

Em poucos meses, Milei conseguiu diminuir inflação, cortar os juros e aumentar reservas do Banco Central da Argentina, mas custo social é alto

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: O real vai morrer aos 30?

13 de maio de 2024 - 20:01

A decisão do Copom na semana passada foi inequivocamente ruim. Quando você tem um colegiado dividido entre os “novos” e os “velhos”, alimentam-se os piores medos. O Copom deveria saber disso.

Especial IR

Dúvidas cruéis sobre declaração de ações no IR: isenção, retificação, mudança de ticker, prejuízos e investimento no exterior

11 de maio de 2024 - 8:00

A Dinheirista responde algumas das suas dúvidas mais cabeludas sobre como declarar ações no imposto de renda

SEXTOU COM O RUY

Bolsa barata não basta: enquanto os astros locais não se alinham, esses ativos são indispensáveis para a sua carteira

10 de maio de 2024 - 6:07

Eu sei que você não tem sangue de barata para deixar todo o patrimônio em ações brasileiras – eu também não me sinto confortável em ver os meus ativos caindo. Mas há opções para amenizar as turbulências internas.

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Selic — uma decisão com base em dados, não em datas

8 de maio de 2024 - 16:42

Hoje em dia, ao que parece, tudo tem que terminar cedo, e bebidas alcoólicas são proibidas. Por conseguinte, os debates deram lugar a decisões secas e comunicados pragmáticos

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Divididos entre o conservadorismo salutar e a cautela exagerada, Copom e Campos Neto enfrentam um dilema

7 de maio de 2024 - 6:18

Os próximos passos do Copom dependem, em grande medida, da reação da economia norte-americana à política monetária do Fed

EXILE ON WALL STREET

Tony Volpon: Mantendo a esperança nas bolsas americanas

6 de maio de 2024 - 20:01

Começamos maio de forma bem mais positiva do que foi abril — sigo uma regra que, se não infalível, tem uma taxa de acerto bastante alta: se o payroll for positivo, o mês será positivo para as bolsas americanas

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar