🔴 IPCA-15 DE ABRIL DESACELERA – VEM AÍ SELIC A 10,50% OU 10,25? SAIBA ONDE INVESTIR

Grandes em vida, eternos em legado 

Grandes nomes como Charlie Munger criam grandes feitos que vão muito além do seu tempo em vida

4 de dezembro de 2023
12:21 - atualizado às 11:15
Charlie Munger, vice-presidente da Berkshire Hathaway
Charlie Munger, vice-presidente da Berkshire Hathaway - Imagem: Reprodução YouTube

Pessoas morrem. 

É inevitável. 

Se Ana Cláudia Quintana Arantes está certa, “A morte é um dia que vale a pena viver”. Você deve concordar comigo que a vida diante da perspectiva de seu encerramento traz reflexões importantes.

A finitude do nosso tempo na Terra é, para muitos, angustiante e tratada como um tabu. Ninguém quer falar sobre, mas a sua chegada é inevitável. 

Ana Arantes utiliza em seu livro da metáfora de William Breitbart sobre a morte ser um muro. “Quaisquer que sejam nossos caminhos e escolhas, o muro nos aguarda.” 

A autora fala dos arrependimentos levados ao caixão e tudo se remete ao tempo vivido até o encontro com o muro. 

“Chegou o instante de aceitar em cheio a misteriosa vida dos que um dia vão morrer” – como já dizia Clarice Lispector.

Já fiz reflexões sobre a morte por aqui e ressaltei a eternidade de um legado quando Harry Markowitz faleceu. Markowitz fez história com a Teoria Moderna de Portfólios e será sempre lembrado pelos estudos sobre o aprimoramento de carteiras de investimentos.

Dessa vez, o fim chegou para Charlie Munger

Com praticamente 100 anos de vida, Munger fez seu nome no mercado financeiro pelo sucesso da Berkshire Hathaway – empresa que comandava ao lado do seu fiel companheiro de vida, Warren Buffett –, por sua mentalidade multidisciplinar e pela longevidade muito bem-sucedida de seus investimentos. 

Estou longe de querer transformar essa coluna em um obituário de grandes nomes do mercado financeiro, mas a menção honrosa é inevitável. 

Grandes nomes criam grandes feitos que vão muito além do seu tempo em vida. 

Um outro grande exemplo é Jack Bogle, fundador da Vanguard, gestora de recursos desde 1974, conhecido como o criador dos investimentos passivos – aqueles que buscam replicar o retorno de um índice. 

Bogle faleceu em 2019 sem nos deixar em maus lençóis. 

Os seus esforços com o avanço dos investimentos passivos tornaram o acesso de investidores individuais ao mercado financeiro possível, simples e barato, o que antes era lugar especial das grandes instituições.

A Vanguard, parte do legado de Jack, segue sendo referência no mercado mesmo após a morte do fundador. 

O que começou baseado na ideia de uma empresa “do investidor para o investidor” tem hoje cobertura mundial e já bateu a marca dos US$ 5 trilhões sob gestão

Lendas vivas do mercado

Sem nos atermos à morte carnal, existem ainda os casos de figuras importantíssimas do mercado que seguem vivas, mas que souberam criar grandes negócios e passar aos seus sucessores ainda em vida. 

Um dos meus destaques preferidos é Ray Dalio

Dalio criou a Bridgewater em 1975 e foi visionário na forma de gerir dinheiro.  

Construiu uma estrutura de portfólios capaz de prosperar em praticamente qualquer cenário macroeconômico – o All Weather – e outra série de estratégias que se mostraram vencedoras ao longo dos anos, evidenciando ainda mais o seu bom trabalho. 

Ray ainda é ativo na comunicação sobre o mercado financeiro e continua propagando conhecimento como ninguém, mas soube fazer o que poucos conseguem: encerrar seu capítulo como gestor e controlador da Bridgewater, empresa que fundou há tantos anos. 

Ray Dalio passou seu legado adiante ainda em vida e com maestria. 

Em setembro do ano passado, a saída do controle pelo fundador foi finalizada após um processo gradual realizado ao longo de 10 anos. 

O board é atualmente formado por Greg Jense, Bob Prince e Karen Karniol-Tambour, que já faziam parte da gestora e estavam ao lado de Ray durante a última década decisória. 

Por último cito James Harris Simons (Jim Simons, como é mais conhecido), fundador da Renaissance Technologies. 

Matemático de formação, Jim foi professor de Harvard e desenvolvedor de softwares do IDA (Instituto de Defesa e Análise) para quebrar códigos de espionagem soviéticos antes de entrar no mercado financeiro, quando criou a Renaissance em 1988. 

Sua ideia era tornar possível usufruir do seu conhecimento matemático para investir no mercado de forma diferente do que era feito até ali, utilizando a modelagem matemática e análise quantitativa em suas operações. 

O uso de computadores ainda estava sendo implementado e havia muita desconfiança da sua utilização em análises, mas James seguiu em frente e demonstrou com resultados impressionantes o sucesso do seu modelo. 

O fundo principal da casa, o Medallion Fund, teve ao longo dos anos uma performance média de 40% ao ano. Mesmo na crise de 2008, a estratégia trouxe retornos positivos aos seus investidores.

Simons, como um bom professor, soube perpetuar seu conhecimento e crescer cada vez mais o negócio, tornando a gestora uma referência no mercado quantitativo. Em 2010 ele renunciou ao cargo de presidente-executivo e, em 2021, deixou a presidência do conselho da gestora. 

LEIA TAMBÉM:

Hoje a Renaissance possui 300 funcionários, sendo 90 deles PhDs em matemática e áreas correlatas. A base de dados cresce mais de 40 terabytes por dia, sendo utilizados mais de 50 mil computadores para o funcionamento das operações. 

Ana Arantes explica que cada morte, seja ela existencial ou simbólica, busca por três padrões de sentido: perdão, lembrança e diferença

O terceiro, pelas palavras dela, “é a certeza de que fizemos a diferença naquele tempo que termina para a nossa história, deixando um legado, uma marca que transformou aquela realidade que agora ficará fora da sua vida”. 

Para os nomes aqui citados, o que fica é um legado cultivado, nutrido e garantidor de bons frutos pelos próximos anos. 

Foram pessoas que construíram em vida algo muito maior do que eles mesmos e que souberam como tornar seus feitos em algo contínuo e, ouso dizer, possivelmente eterno. 

Pessoas se vão. 

Nos resta reconhecer o que deve ficar. 

Grande abraço e até a próxima, 

Rafaela Ribas 

Compartilhe

Ficou no prejuízo?

Comprei um carro com meu namorado, mas terminamos e ele não me pagou a parte dele; o que fazer para não tomar calote?

27 de abril de 2024 - 8:00

Ex-namorado da leitora não pagou a parte dele nem se movimenta para vender o carro; e agora?

SEXTOU COM O RUY

Imposto de 25% para o aço importado: só acreditou quem não leu as letras miúdas

26 de abril de 2024 - 6:11

Antes que você entenda errado, não sou favorável a uma maior taxação apenas porque isso beneficia as ações das siderúrgicas brasileiras – só que elas estão em uma briga totalmente desigual contra as chinesas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O Enduro da bolsa: mercado acelera com início da temporada de balanços do 1T24, mas na neblina à espera do PCE

23 de abril de 2024 - 8:54

Na corrida dos mercados, Usiminas dá a largada na divulgação de resultados. Lá fora, investidores reagem ao balanço da Tesla

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Decisão do Copom em xeque: o que muda para a Selic depois dos últimos acontecimentos?

23 de abril de 2024 - 6:24

O Banco Central do Brasil enfrentará um grande dilema nas próximas semanas

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: A pobreza das ações

22 de abril de 2024 - 20:00

Em uma conversa regada a vinho, dois sujeitos se envolvem em um embate atípico, mas quem está com a razão?

DE REPENTE NO MERCADO

Enquanto o dólar não para de subir… Brasil sobe em ranking internacional e este bilionário indonésio fica 10x mais rico em um ano 

21 de abril de 2024 - 12:00

Veja os destaques da semana na ‘De repente no mercado’

BOMBOU NO SD

Dividendos de Klabin (KLBN11), Gerdau (GGBR4) e Petrobras (PETR4), halving do bitcoin e Campos Neto dá pistas sobre o futuro da Selic — veja tudo o que foi destaque na semana

20 de abril de 2024 - 14:01

A ‘copa do mundo’ das criptomoedas aconteceu de novo. A recompensa dos mineradores por bloco de bitcoin caiu pela metade

Mande sua pergunta!

Meu pai me ajudou a comprar um imóvel; agora ele faleceu, e meu irmão quer uma parte do valor; foi adiantamento de herança?

20 de abril de 2024 - 8:00

O irmão desta leitora está questionando a partilha da herança do pai falecido; ele tem razão?

SEXTOU COM O RUY

A ação que dá show em abril e mostra a importância de evitar histórias com altas expectativas na bolsa

19 de abril de 2024 - 6:07

Ações que embutiam em seus múltiplos elevadas expectativas de melhora macroeconômica e crescimento de lucros decepcionaram e desabaram nos últimos dias, mas há aquela que brilha mesmo em um cenário adverso

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: ChatGPT resiste às tentações de uma linda narrativa?

17 de abril de 2024 - 20:11

Não somos perfeitos em tarefas de raciocínio lógico, mas tudo bem: inventamos a inteligência artificial justamente para cuidar desses problemas mais chatos, não é verdade?

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar