🔴 5 MOEDAS PARA MULTIPLICAR SEU INVESTIMENTO EM ATÉ 400X – VEJA COMO ACESSAR LISTA

Estadão Conteúdo
VOCÊ ESTÁ COM TUDO EM ORDEM?

Eleitor tem dois dias para regularizar título para as eleições municipais de 2024; confira como consultar e resolver as pendências

Eleitores com biometria cadastrada podem realizar regularização por meio do site do TSE; no Rio Grande do Sul, prazo para resolução de pendências foi estendido

urna eletrônica eleições 2022, 2024 votação bolsa bolsas ibovespa dólar
Urna eletrônica - Imagem: Reprodução

As eleições municipais de 2024, para definir os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores por todo o país, ocorrerão em 6 de outubro, mas os eleitores já precisam se preparar. Isso porque a regularização do título eleitoral, necessária para a participação no pleito, poderá ser solicitada apenas até esta quarta-feira (8).

Após o encerramento do prazo, aqueles que estiverem com a situação eleitoral irregular não poderão votar. Para conferir se está apto para as eleições deste ano, o cidadão pode consultar sua condição por meio do Portal do TSE ou na unidade da JE mais próxima.

O cadastro apontará como "regular" os títulos dos eleitores que já estejam aptos para as votações municipais. Já os cidadãos que ainda precisam resolver pendências, o cadastro indicará como "cancelado".

Os eleitores que tiveram o título cancelado por ausência em três eleições seguidas ou falta de pagamento de multas também poderão resolver as pendências até esta quarta-feira (8).

O prazo também vale para os cidadãos que querem solicitar atendimento para a alteração do local de votação ou a inclusão do nome social no cadastro.

As ações podem ser feitas pela internet, no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), desde que o eleitor já possua a biometria cadastrada. Caso contrário, é necessário comparecer a um cartório eleitoral para solicitar a regularização do documento.

As eleições de 2024 estão programadas para ocorrer em 6 de outubro e, no segundo turno, em 27 de outubro.

Eleições 2024: emissão do primeiro título eleitoral

Para a população que votará pela primeira vez em 2024 e que ainda não possui título de eleitor, o prazo também se estende apenas até esta quarta-feira (8). A emissão do primeiro título deve ser realizado presencialmente, no cartório mais próximo.

Para a emissão do título de eleitor, que pode ser feita a partir dos 15 anos de idade, o cidadão precisa apresentar à Justiça Eleitoral um documento com foto oficial, comprovante de residência emitido nos últimos três meses e o comprovante de quitação militar, se o alistamento for obrigatório.

A participação nas eleições é facultativa para pessoas que têm entre 16 e 17 anos ou mais de 70 anos e pessoas analfabetas. A partir dos 18 anos, o voto é obrigatório.

Regularização no Rio Grande do Sul

A data limite para regularização do título de eleitor vale para todo território nacional, exceto para o Rio Grande do Sul (RS).

Somente a população gaúcha, por causa das chuvas que afetam a região, terá mais 15 dias para emitir o documento pela primeira vez, atualizar dados cadastrais ou solicitar transferência de domicílio.

Na última quinta-feira (2), o TSE decidiu, de forma unânime, adiar o fechamento do cadastro eleitoral em municípios gaúchos em situação de emergência.

A vice-presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, defendeu a medida sob argumento de que "há cartórios embaixo d'água, com serviços inacessíveis".

A ministra ainda ressaltou que, caso a chuva aumente nos próximos dias, é "improvável que as localidades tenham condição de atendimento normal até o dia 8 de maio".

No entanto, o presidente da Corte, ministro Alexandre de Moraes, explicou que é necessário que os cartórios eleitorais formalizem o pedido de prorrogação do prazo devido à situação de calamidade pública. Dessa forma, será possível estender por mais 15 dias os atendimentos para a regularização dos títulos de eleitores do Estado.

No domingo (5), 336 municípios do Rio Grande do Sul tiveram o estado de calamidade pública reconhecido pelo governo federal. Já na manhã desta segunda-feira (6), subiu para 345 o número de cidades afetadas.

As fortes chuvas em pelo menos dois terços do Estado deixaram até agora 83 mortos e 111 desaparecidos. Há ainda regiões com pontos ilhados, estruturas como pontes e estradas destruídas, moradores à espera de resgate e milhares de pessoas sem luz e água.

Compartilhe

ACONTECE EM OUTUBRO

Aquecendo os motores para as eleições municipais: Testes em urnas eletrônicas reiteram que sistema de votação é seguro

18 de maio de 2024 - 11:55

Dos 35 planos de teste realizados, cinco apontaram melhorias nos sistemas, que foram acatadas pelos técnicos do tribunal

"TUDO NORMAL"

Jair Bolsonaro recebe alta após 13 dias internado e já anuncia planos

17 de maio de 2024 - 16:46

“Em uma semana, tudo normal”, escreveu no X (antigo Twitter) Bolsonaro, que estava com quadro de erisipela e desconforto abdominal

VAI MELHORAR?

O que Haddad espera da economia? Projeções da Fazenda esperam inflação e PIB maiores para 2024

16 de maio de 2024 - 15:33

Para 2025, a projeção de IPCA passou de 3,10% para 3,20%. A atualização acontece um mês após o último boletim macrofiscal da SPE.

POLÍTICA

Sérgio Moro vai perder o mandato? Veja como será o julgamento do senador no TSE

16 de maio de 2024 - 11:14

Julgamento que pode resultar na cassação do mandato de Sérgio Moro e torná-lo inelegível começa hoje no TSE

PESQUISA QUAEST

Lula “merece” ou não ser reeleito? Pesquisa aponta nome mais forte que Jair Bolsonaro para eleição de 2026

13 de maio de 2024 - 8:35

Vale lembrar que Bolsonaro está inelegível até a eleição de 2030, de acordo com uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

DECISÃO DA CORTE

STF barra indicações políticas para estatais — mas mantém nomeações feitas por Lula

10 de maio de 2024 - 9:19

Assim, com a decisão, ficam proibidas futuras nomeações políticas para cargos de chefia em empresas públicas, sociedades de economia mista e suas subsidiárias

LEVANTAMENTO

Governo Lula melhor que o de Bolsonaro? Veja o que a pesquisa CNT/MDA descobriu

7 de maio de 2024 - 18:32

O levantamento foi encomendado pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) e executado pelo Instituto MDA Pesquisa. A margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais.

NAS CASAS LEGISLATIVAS

Comissão do Senado dá sinal verde para projeto de lei que recria seguro obrigatório DPVAT e libera R$ 15 bilhões de crédito

7 de maio de 2024 - 14:49

“A recriação do DPVAT, agora SPVAT, não tem nenhum condão do ponto de vista do governo de fazer caixa”, disse o senador Jaques Wagner durante a votação

'Crise na democracia'

Deputados dos EUA reorganizam audiência para discutir suposta ‘crise’ no Brasil por decisões da Justiça no combate às fake news nas redes sociais

1 de maio de 2024 - 14:45

Audiência pública convocada por republicanos tem apoio de políticos bolsonaristas e convidou ativista que chamou o ministro Alexandre de Moraes de “ditador”

PREFEITURA DE SP

Começou hoje: paulistanos já podem aderir ao parcelamento de dívidas com descontos de 95%; veja como renegociar seus débitos

29 de abril de 2024 - 17:46

Inicialmente, os contribuintes poderão aderir ao programa em três faixas de descontos diferentes, de acordo com o número de parcelas mensais selecionadas

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar