🔴 5 MOEDAS PARA MULTIPLICAR SEU INVESTIMENTO EM ATÉ 400X – VEJA COMO ACESSAR LISTA

O ganha-ganha do mercado: Confira as lições que o investidor precisa aprender antes de investir em ações

Na visão do analista, no mercado financeiro, você só tem a ganhar: ou você ganha dinheiro ou você ganha experiência

7 de março de 2023
10:21 - atualizado às 10:01
NÃO USAR ibovespa mercado CVC

Outro dia eu escutei uma frase engraçada e tragicômica de um analista que participou da Comunidade Market Makers. Estávamos discutindo sobre o atual momento caótico do mercado, com algumas ações caindo 10, 20 e 30% toda semana, quando ele virou para mim e disse:

“Matheus, no mercado financeiro você só tem a ganhar: ou você ganha dinheiro ou você ganha experiência."

Essa frase é bonita na teoria, mas é cruel na prática: ganhar experiência no mercado financeiro muitas vezes significa perder dinheiro e ninguém gosta de perder dinheiro.

O ganho de experiência no mercado

Ganhar experiência é bom e ruim ao mesmo tempo. É bom porque você tem a oportunidade de aprender algo, mas é ruim porque o aprendizado tem preço.

Em fevereiro, a Carteira Market Makers completou 5 meses de vida. Desde o início, a Carteira recua 4,46%, enquanto o Ibovespa e o Índice Small Caps apresentam queda de 3,27% e 14,42%, respectivamente.

Considerando os ensinamentos práticos que eu adquiri neste período, posso afirmar que meu maior aprendizado tem sido tentar pensar como o mercado - isto é, como um conjunto de milhões de indivíduos que negociam diariamente os preços dos ativos com base em expectativas que se atualizam à medida que novas informações são apuradas.

O que é o mercado financeiro

O mercado, portanto, não é o que você espera dele, mas sim o que as outras pessoas acham ou vão achar dele no futuro.

Por exemplo, não adianta eu pensar que uma empresa vai dominar seu setor e ser a grande vencedora por conta de vantagens competitivas irreplicáveis se o mercado estiver preocupado apenas com o próximo trimestre.

A mentalidade do mercado com juros a 2% é bastante diferente da mentalidade do mercado com juros quase a 14%. Os investidores estão menos propensos a assumir riscos ao mesmo tempo em que as empresas estão mais fragilizadas.

Imagine que você está em São Paulo descendo a serra a caminho da praia. Em um dia ensolarado, você pode ver a praia no horizonte e o dia limpo não traz riscos em seu caminho.

O mesmo não acontece se a serra estiver com neblina. Andar com farol baixo e devagar é o mantra aqui. O máximo que você vai buscar saber é para onde virar o carro na próxima curva.

A neblina e o próximo trimestre

O mercado hoje está no meio de uma neblina, então, saber como será o próximo trimestre (ou a próxima curva) de uma empresa tem sido crucial.

Hapvida, por exemplo, é a maior queda do Ibovespa no ano. Até ontem ela derretia 47% somente em 2023. Apesar da queda, é difícil cravar que ela está barata.

A empresa tem potencial para consolidar o setor de planos de saúde com a menor sinistralidade do mercado no longo prazo? A resposta não é óbvia. Talvez até seja. Mas no curto prazo, tem sido mais importante prever o próximo trimestre.

Enquanto houver revisão para baixo das expectativas dos principais indicadores financeiros (leia-se: EBITDA e lucro líquido), é difícil pegar a faca caindo. Abaixo, a correção brutal das expectativas do mercado com a Hapvida.

O grande aprendizado

O mercado vai ficar assim pra sempre? Provavelmente não. Se os juros caírem, uma nova dinâmica pode entrar em ação com investidores penalizando menos o bottom-line das empresas. 

Mas como investidor o meu grande aprendizado foi esse: quanto antes você entender as condições da pista, menores as suas chances de errar a próxima curva.

Com base nesse aprendizado, na última semana promovemos mudanças importantes na Carteira Market Makers.

Se você tem interesse em conhecer nossa carteira recomendada e todos os benefícios da nossa Comunidade, clique aqui. O momento não poderia ser melhor.

Um abraço,
Matheus Soares

Compartilhe

Especial IR

Me mudei para Portugal, mas não entreguei a Declaração de Saída Definitiva do País; como regularizar a situação?

18 de maio de 2024 - 8:00

Documento serve para encerrar as obrigações fiscais do contribuinte no Brasil, mas este leitor não a entregou e agora recebeu uma herança

SEXTOU COM O RUY

A Petrobras (PETR4) desabou mais uma vez: surge uma barganha na bolsa com dividendos bilionários?

17 de maio de 2024 - 6:04

Nas últimas várias trocas no comando da Petrobras, não tivemos grandes mudanças no dia a dia da companhia, o que inclusive permitiu ótimos pagamentos de dividendos nos últimos anos, mesmo com CEOs distintos — será que agora também vai ser assim?

CRYPTO INSIGHTS

Os sinais favoritos para entender o curto prazo do bitcoin (BTC)

14 de maio de 2024 - 19:17

A tendência macroeconômica é de expansão de liquidez, e os indicadores de curto prazo que mais gosto estão favorecendo a tese de que estamos próximos do fundo local para a mais recente correção do mercado

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Vai piorar antes de melhorar? Milei começa a arrumar uma Argentina economicamente destruída

14 de maio de 2024 - 6:01

Em poucos meses, Milei conseguiu diminuir inflação, cortar os juros e aumentar reservas do Banco Central da Argentina, mas custo social é alto

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: O real vai morrer aos 30?

13 de maio de 2024 - 20:01

A decisão do Copom na semana passada foi inequivocamente ruim. Quando você tem um colegiado dividido entre os “novos” e os “velhos”, alimentam-se os piores medos. O Copom deveria saber disso.

Especial IR

Dúvidas cruéis sobre declaração de ações no IR: isenção, retificação, mudança de ticker, prejuízos e investimento no exterior

11 de maio de 2024 - 8:00

A Dinheirista responde algumas das suas dúvidas mais cabeludas sobre como declarar ações no imposto de renda

SEXTOU COM O RUY

Bolsa barata não basta: enquanto os astros locais não se alinham, esses ativos são indispensáveis para a sua carteira

10 de maio de 2024 - 6:07

Eu sei que você não tem sangue de barata para deixar todo o patrimônio em ações brasileiras – eu também não me sinto confortável em ver os meus ativos caindo. Mas há opções para amenizar as turbulências internas.

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Selic — uma decisão com base em dados, não em datas

8 de maio de 2024 - 16:42

Hoje em dia, ao que parece, tudo tem que terminar cedo, e bebidas alcoólicas são proibidas. Por conseguinte, os debates deram lugar a decisões secas e comunicados pragmáticos

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Divididos entre o conservadorismo salutar e a cautela exagerada, Copom e Campos Neto enfrentam um dilema

7 de maio de 2024 - 6:18

Os próximos passos do Copom dependem, em grande medida, da reação da economia norte-americana à política monetária do Fed

EXILE ON WALL STREET

Tony Volpon: Mantendo a esperança nas bolsas americanas

6 de maio de 2024 - 20:01

Começamos maio de forma bem mais positiva do que foi abril — sigo uma regra que, se não infalível, tem uma taxa de acerto bastante alta: se o payroll for positivo, o mês será positivo para as bolsas americanas

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar