🔴 IPCA-15 DE ABRIL DESACELERA – VEM AÍ SELIC A 10,50% OU 10,25? SAIBA ONDE INVESTIR

Então é… aniversário! Mas o que é a Linha d’Água e como ela afeta as taxas que você paga ao investir em fundos?

Em sua 27ª edição, a coluna de hoje marca um ano de Linha d’Água. Afinal, como funciona na prática o fenômeno que deu origem a esse nome?

18 de dezembro de 2023
15:41 - atualizado às 15:38
Bolo de aniversário
Bolo de aniversário - Imagem: Shutterstock

Há um ano – e dois dias, especificamente –, Alexandre Alvarenga inaugurava nossa coluna com sua primeira edição, sobre natal e previdência privada.

O projeto, inicialmente tocado por ele e Rafaela Ribas, contava com minha participação apenas nos bastidores — sim, ainda que você não soubesse eu sempre estive ali —, e apenas quatro meses depois eu também fiz minha estreia por aqui. 

Lembro que um dos temas mais importantes discutidos antes do início da coluna foi seu nome.

Após alguns títulos bastante clichês, finalmente acordamos em “Linha D’Água”, homenagem ao maior objetivo dos gestores de fundos com gestão ativa.

E devo dizer que, um ano depois, estou muito mais feliz em comemorar o aniversário da coluna “Linha D’Água” do que da “Fundo a Fundo”, uma das sugestões levantadas — pois é, Alê, não foi dessa vez.

Nesta edição especial, explicarei de forma detalhada — e, espero, didática — o significado do termo e sua importância para a indústria, com exemplos práticos de casos em que esse conceito foi importante na gestão de um fundo.

A remuneração de um gestor de fundos

Existem dois custos principais arcados pelo investidor de fundos.

O primeiro é a taxa de administração, percentual fixo provisionado diariamente e pago mensalmente.

Essa taxa é importante para custear os principais gastos de uma gestora, como a remuneração dos seus analistas, administrador do fundo e demais custos comuns a empresas.

O segundo é a taxa de performance — a mais importante no contexto desta coluna.

Essa taxa representa uma porcentagem do excesso de retorno (alfa) do fundo sobre um índice de referência (benchmark).

Por exemplo, em fundos multimercados e de renda fixa com gestão ativa, é comum a cobrança de performance de 20% sobre o excesso do CDI. Assim, na primeira vez que o fundo superar esse índice, 20% do excesso de retorno será convertido em receita para a gestora.

É importante ressaltar que isso não é algo ruim, muito pelo contrário. A taxa de performance é um incentivo para o gestor constantemente superar o benchmark.

Além disso, se essa taxa está sendo cobrada, significa que o gestor fez o trabalho dele: ganhar dinheiro e gerar valor para seus cotistas.

Normalmente, a taxa de performance é cobrada semestralmente. Porém, nem sempre isso acontecerá. Ela só ocorre se duas coisas acontecerem ao mesmo tempo:

  1. o retorno do fundo estiver acima do retorno benchmark; e
  2. o retorno do fundo estiver acima da linha d’água.

Essa é a minha deixa para te explicar melhor sobre esse processo.

Como funciona a linha d’água?

A imagem abaixo ilustra a cobrança de performance de um fundo hipotético:

Gráfico, Gráfico de linhas

Descrição gerada automaticamente

A linha vermelha representa o retorno acumulado do fundo, enquanto a preta, de seu benchmark.

Imagine que um investidor compre uma cota em janeiro.  A princípio, o único requisito para a cobrança de performance é que o seu retorno supere o do benchmark.

Como em junho esse requisito é alcançado, há a cobrança da taxa normalmente.

A partir daí surge uma linha d’água que delimita uma marca a ser superada para viabilizar uma nova cobrança de performance – além, claro, de o fundo ter que superar o benchmark.

Ou seja, em dezembro, ainda que o retorno acumulado do fundo seja melhor que o índice de referência, ele ainda está abaixo da linha d’água e, portanto, não há a incidência da taxa de performance.

Se a performance incentiva um gestor a superar o benchmark, a linha d’água o faz superar a si mesmo.

Protegendo os cotistas

A taxa de performance é apurada individualmente por cotista, mas é deduzida do patrimônio líquido do fundo, afetando a cota de todos os investidores.

Em certos momentos, isso pode se tornar um problema.

Imagine o seguinte cenário: o mercado de ações tem uma queda repentina, como em 2020, com a pandemia da covid-19.

Como geralmente essas situações são seguidas de uma correção, mesmo que parcial, é comum investidores desejarem entrar no mercado de ações nesses períodos.

O problema é que os novos cotistas de um fundo de ações, por exemplo, teriam um desempenho bastante superior ao benchmark durante essa retomada e, consequentemente, haveria uma apuração de performance muito elevada.

Essa cobrança, afetaria o investimento de todos os cotistas igualmente, mesmo aqueles que estavam na estratégia antes da queda, pagando duas vezes por uma mesma performance.

Por isso, alguns gestores optam pelo fechamento para captação de uma estratégia em momentos de drawdowns (períodos de perda) elevados.

Essa decisão em um momento importante para captação, por mais que seja um desafio, costuma ser a mais justa com os fiéis cotistas de uma estratégia e é valorizada em nossa análise qualitativa.

Foi exatamente isso que aconteceu com o XP Long Biased em 2020.

Após fortes quedas na estratégia motivadas pelo temor do mercado diante da pandemia, os gestores decidiram fechar o veículo principal e abrir um novo exatamente igual.

Assim, com a retomada do mercado acionário, os cotistas antigos não foram penalizados pela divisão da performance a ser paga pela entrada de novos investidores.

Algo semelhante também aconteceu com o Neo Future em maio deste ano. 

O fundo estava passando por seu maior drawdown e, diante da expectativa de valorização da cota do fundo, de forma transparente, a equipe optou por fechar a estratégia – que permanece assim até hoje.

Uma imagem contendo Diagrama

Descrição gerada automaticamente

Vale citar também o fechamento dos fundos de crédito da Augme, após a marcação dos títulos privados de seus fundos em decorrência do evento Americanas.

Esses foram alguns dos exemplos de gestão profissional do passivo de uma gestora.

Quem sabe, em uma próxima edição, não falamos sobre exemplos negativos? Mas, por ora, ficamos por aqui.

Espero que essa coluna tenha te ajudado a entender o que é a linha d’água e sua importância neste nosso projeto e na rotina da indústria de fundos.

E, como não poderia faltar, desejo boas festas e um fim de ano lucrativo para sua carteira, caro leitor!

Nos vemos ano que vem.

Compartilhe

Ficou no prejuízo?

Comprei um carro com meu namorado, mas terminamos e ele não me pagou a parte dele; o que fazer para não tomar calote?

27 de abril de 2024 - 8:00

Ex-namorado da leitora não pagou a parte dele nem se movimenta para vender o carro; e agora?

SEXTOU COM O RUY

Imposto de 25% para o aço importado: só acreditou quem não leu as letras miúdas

26 de abril de 2024 - 6:11

Antes que você entenda errado, não sou favorável a uma maior taxação apenas porque isso beneficia as ações das siderúrgicas brasileiras – só que elas estão em uma briga totalmente desigual contra as chinesas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O Enduro da bolsa: mercado acelera com início da temporada de balanços do 1T24, mas na neblina à espera do PCE

23 de abril de 2024 - 8:54

Na corrida dos mercados, Usiminas dá a largada na divulgação de resultados. Lá fora, investidores reagem ao balanço da Tesla

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Decisão do Copom em xeque: o que muda para a Selic depois dos últimos acontecimentos?

23 de abril de 2024 - 6:24

O Banco Central do Brasil enfrentará um grande dilema nas próximas semanas

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: A pobreza das ações

22 de abril de 2024 - 20:00

Em uma conversa regada a vinho, dois sujeitos se envolvem em um embate atípico, mas quem está com a razão?

DE REPENTE NO MERCADO

Enquanto o dólar não para de subir… Brasil sobe em ranking internacional e este bilionário indonésio fica 10x mais rico em um ano 

21 de abril de 2024 - 12:00

Veja os destaques da semana na ‘De repente no mercado’

BOMBOU NO SD

Dividendos de Klabin (KLBN11), Gerdau (GGBR4) e Petrobras (PETR4), halving do bitcoin e Campos Neto dá pistas sobre o futuro da Selic — veja tudo o que foi destaque na semana

20 de abril de 2024 - 14:01

A ‘copa do mundo’ das criptomoedas aconteceu de novo. A recompensa dos mineradores por bloco de bitcoin caiu pela metade

Mande sua pergunta!

Meu pai me ajudou a comprar um imóvel; agora ele faleceu, e meu irmão quer uma parte do valor; foi adiantamento de herança?

20 de abril de 2024 - 8:00

O irmão desta leitora está questionando a partilha da herança do pai falecido; ele tem razão?

SEXTOU COM O RUY

A ação que dá show em abril e mostra a importância de evitar histórias com altas expectativas na bolsa

19 de abril de 2024 - 6:07

Ações que embutiam em seus múltiplos elevadas expectativas de melhora macroeconômica e crescimento de lucros decepcionaram e desabaram nos últimos dias, mas há aquela que brilha mesmo em um cenário adverso

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: ChatGPT resiste às tentações de uma linda narrativa?

17 de abril de 2024 - 20:11

Não somos perfeitos em tarefas de raciocínio lógico, mas tudo bem: inventamos a inteligência artificial justamente para cuidar desses problemas mais chatos, não é verdade?

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar