🔴 11 FONTES DE RENDA EXTRA E ATÉ R$ 2.000 NO PRÓXIMOS 30 DIAS; VEJA COMO

Camille Lima
Camille Lima
Repórter no Seu Dinheiro. Estudante de Jornalismo na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Já passou pela redação do TradeMap.
É A ECONOMIA…

Aprovação do governo Lula cai para o pior nível em um ano — e nem os próprios eleitores do presidente estão satisfeitos 

Segundo o levantamento da Genial/Quaest, a quantidade de brasileiros que desaprovam o governo petista subiu para 34%, enquanto a avaliação positiva chega a 35%

Camille Lima
Camille Lima
6 de março de 2024
12:08 - atualizado às 11:45
Fotografia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em frente à bandeira do Brasil
Luiz Inácio Lula da Silva - Imagem: Agência Brasil

O retrato do governo de Luiz Inácio Lula da Silva não parece nada favorável para o petista. A avaliação da gestão atual do Brasil atingiu o pior patamar em um ano, com a desaprovação em níveis recordes e a aprovação desabando em relação a fevereiro de 2023, de acordo com a pesquisa da Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (06).

Segundo o levantamento, a avaliação negativa passou de 29% em dezembro de 2023 — leitura anterior à atual — para 34% em fevereiro de 2024. Em comparação com fevereiro do ano passado, o aumento foi ainda maior, de 14 pontos percentuais.

Enquanto isso, a avaliação positiva caiu 1 ponto percentual em relação a dezembro, para 35% ao fim de fevereiro. No comparativo anual, o recuo chega a 5 p.p.

A pesquisa foi realizada entre os dias 25 e 27 de fevereiro, com 2 mil entrevistas presenciais em 120 cidades de todas as regiões do Brasil. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiabilidade de 95%.

  • Análises aprofundadas, relatórios e recomendações de investimentos, entrevistas com grandes players do mercado: tenha tudo isso na palma da sua mão, entrando em nossa comunidade gratuita no WhatsApp. Basta clicar aqui. 

A perda de apoio de Lula 

Mesmo em recortes de avaliação do governo por idade, a situação não é positiva para Lula.

Na realidade, a pesquisa da Genial/Quaest revelou um novo desafio para o presidente: reconquistar o público mais jovem.

A aprovação do governo atual entre brasileiros de 16 a 34 anos caiu de 57% em fevereiro de 2023 para 46% no fim do mês passado. Já a avaliação negativa subiu de 29% para 50% na mesma base de comparação.

Isso significa que a diferença entre aprovação e reprovação saiu de 28 pontos positivos em fevereiro do ano passado para 4 pontos negativos na leitura atual.

Já no recorte por religião, o eleitorado evangélico é o que mais desaprova a gestão de Lula no Brasil.

Para esse público, o trabalho do presidente Lula atingiu 62% de desaprovação, enquanto a avaliação positiva chega a apenas 35%.

Entre os católicos, a aprovação totaliza 58%, enquanto a percepção negativa soma 39% do eleitorado.

Aprovação do governo Lula e as falas sobre o Oriente Médio

O momento de piora na aprovação do governo atual coincide com o discurso de Lula sobre os conflitos no Oriente Médio.

Em meados de fevereiro, o presidente classificou as mortes de civis na Faixa de Gaza como genocídio e equiparou as ações militares de Israel no território palestino ao Holocausto judeu na Segunda Guerra Mundial.  

"Quando vejo o mundo rico anunciar que está parando de dar contribuição para a questão humanitária aos palestinos, eu fico imaginando qual o tamanho da consciência política dessa gente e qual o tamanho do coração solidário dessa gente que não está vendo que na Faixa de Gaza não está acontecendo uma guerra, mas um genocídio", declarou o presidente brasileiro, em entrevista em 18 de fevereiro.

"O que está acontecendo na Faixa de Gaza e com o povo palestino não existiu em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu. Quando Hitler resolveu matar os judeus.”

De acordo com a pesquisa da Genial/Quaest, 60% dos brasileiros consideram que Lula exagerou na comparação da ação de Israel com o Holocausto.

A declaração foi tão mal recebida que nem mesmo os próprios eleitores de Lula apoiaram o discurso. Entre quem votou no petista, 45% apoiaram a posição do presidente sobre os conflitos em Gaza, enquanto 43% rejeitaram. 

Já entre os apoiadores do rival político de Lula, Jair Bolsonaro, 85% acreditam que o presidente exagerou nas falas.

Se analisados os brasileiros que acham que o presidente Lula exagerou na comparação — isto é, 60% da população —, cerca de 60% desaprovam o governo. 

Entre quem acredita que não houve exagero por parte do presidente — 28% da população —, a aprovação do governo petista chega a 78%.

É a economia…

Mas se a conduta do presidente Lula sobre as questões geopolíticas soaram mal aos ouvidos dos brasileiros, a percepção sobre a economia do Brasil sob a gestão petista parece ainda mais “desafinada”, segundo o levantamento.

Considerado um dos “órgãos” mais sensíveis do corpo, o bolso dos brasileiros é o que mais sofreu, na visão dos brasileiros.

Entre os entrevistados, 38% acreditam que a economia do Brasil piorou nos últimos 12 meses, enquanto 34% afirmam que ficou do mesmo jeito e 26% acham que a situação melhorou.

A quantidade de brasileiros que afirmam terem percebido um aumento no preço dos alimentos saltou 25 pontos percentuais em relação à leitura anterior, para 73% dos entrevistados em fevereiro.

Em relação aos combustíveis, 51% dos entrevistados afirmaram que os preços subiram. Enquanto isso, 63% acreditam que as contas também aumentaram no último mês.

E se a fotografia econômica desagrada os brasileiros atualmente, o quadro futuro não mostra perspectivas de melhora.

O otimismo sobre o futuro da economia desabou para o menor patamar desde o começo da série histórica, em fevereiro de 2023. 

A quantidade de brasileiros otimistas com o futuro do cenário econômico caiu 16 pontos percentuais em relação a dezembro, para 46%. Na relação com a leitura anterior, a queda foi de 9 p.p.

Já os pessimistas cresceram 11 pontos percentuais na comparação anual e 6 p.p frente a dezembro.

A visão dos eleitores sobre a economia

Entre os eleitores de Lula, esta é a primeira vez em que cai a avaliação positiva da economia entre os apoiadores do petista mostrou queda na série da Genial/Quaest.

O percentual de quem acha que a economia melhorou sob a gestão petista recuou de 55% em dezembro para 46% em fevereiro de 2024. 

Por sua vez, os apoiadores de Lula que acham que a economia piorou subiram de 11% no fim de 2023 para 15% na leitura atual.

Enquanto isso, para 70% dos apoiadores de Jair Bolsonaro, a economia brasileira teve piora — contra um percentual de 23% em fevereiro de 2023. 

A avaliação positiva dos bolsonaristas sobre a economia também caiu, de 42% dos eleitores há um ano para 5% na leitura mais recente.

Compartilhe

PRESIDENTE DA C MARA

Arthur Lira quer defende proposta para limitar ações no Supremo, mas ações precisam de maioria no parlamento

28 de abril de 2024 - 12:02

As falas de Lira são de discurso feito, na manhã do último sábado (27), na abertura da 89ª ExpoZebu em Uberaba (MG)

ATENÇÃO ELEITOR

Eleições 2024: Ainda dá tempo? Veja até quando — e como — regularizar situação eleitoral e participar do pleito para prefeituras e Câmaras

27 de abril de 2024 - 12:48

Até a data-limite é possível tirar o título de eleitor, solicitar a transferência de domicílio e atualizar dados cadastrais

MEDIDAS CAUTELARES CONTINUAM

Aliviou para Bolsonaro? Alexandre de Moraes não vê elementos concretos de tentativa de asilo em embaixada

24 de abril de 2024 - 19:25

Bolsonaro chegou ao local no dia 12 de fevereiro, após postar um vídeo convocando apoiadores para o ato na Avenida Paulista, que ocorreu no dia 25

PEC DO QUINQUÊNIO E MAIS

O que é a ‘pauta-bomba’ no Congresso que preocupa Tebet e pode dificultar ainda mais a situação fiscal brasileira

23 de abril de 2024 - 16:33

A expressão é usada para denominar projetos que geram gastos públicos e que estão na contramão do ajuste fiscal

COBROU OS MINISTROS

A bronca de Lula surtiu efeito? Haddad diz que texto da reforma tributária pode ser entregue ao Congresso nesta semana

22 de abril de 2024 - 18:30

De acordo com o ministro da Fazenda, falta apenas discutir “dois pontos” com o presidente para fechar o projeto e levá-lo aos parlamentares

EM BUSCA DE APOIO

‘Minuta do golpe’, Musk e Moraes: o que esperar dos discursos no ato pró-Bolsonaro no Rio

21 de abril de 2024 - 9:06

Com avanço da investigações da Política Federal, o ex-presidente convoca uma nova manifestação neste feriado de Tiradentes

CETICISMO

Nem o FMI acredita mais que Lula vai entregar meta fiscal e diz que dívida brasileira pode chegar a nível de países em guerra

17 de abril de 2024 - 11:38

Pelos cálculos da instituição, o País atingiria déficit zero apenas em 2026, último ano da gestão de Lula

INTERNACIONAL

Haddad nos Estados Unidos: ministro da Fazenda tem agenda com FMI e instituição chefiada por brasileiro Ilan Goldfajn; veja

14 de abril de 2024 - 16:44

De segunda (15) a sexta-feira (19), o ministro participa, em Washington, da reunião de primavera do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial

NOVO CAPÍTULO

Entrou na briga: após críticas de Elon Musk a Alexandre de Moraes, governo Lula corta verba de publicidade do X, antigo Twitter

13 de abril de 2024 - 16:43

Contudo, a decisão só vale para novos contratos, porque há impedimento de suspensão com os que já estão em andamento

APÓS APAGÕES

Na velocidade da luz: Enel terá um minuto para responder os consumidores, decide Justiça de São Paulo

13 de abril de 2024 - 15:20

Desde novembro do ano passado, quando milhões de consumidores ficaram sem energia após um temporal com fortes rajadas de vento

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar