🔴 IPCA-15 DE ABRIL DESACELERA – VEM AÍ SELIC A 10,50% OU 10,25? SAIBA ONDE INVESTIR

Felipe Alves
Felipe Alves
Redator do Grupo Empiricus. Colabora com os portais Seu Dinheiro, Money Times e Empiricus. Trabalha com marketing digital e estratégias de conteúdo desde 2021.
A DINHEIRISTA

‘Pago pensão há 5 anos e descobri que o filho não é meu’: o que diz a justiça? A resposta vai te surpreender

Depois de pagar 60 meses de pensão, ele descobriu que o filho não é dele… O que você faira? Veja o que A Dinheirista tem a dizer.

Felipe Alves
Felipe Alves
21 de fevereiro de 2024
14:45 - atualizado às 15:18
pensão alimentícia filho biológico a dinheirista
(Imagem: DALL-E) -

Imagine o seguinte cenário, caro leitor. Você se chama Cláudio, tem 37 anos e é um empresário bem sucedido, dono de uma loja de carros seminovos em Santana de Parnaíba. Além disso, você tem um filho, Miguel, com sua ex-mulher Sofia, pra quem você paga uma quantia generosa de pensão alimentícia todos os meses.

Você e sua ex-mulher se separam há mais de cinco anos e, desde então, todos os meses uma parte generosa do seu pró-labore é destinada pras contas do Miguel.

A vida vai muito bem. Você mantém uma relação cordial com a Sofia, leva o Miguel pra jogar futebol society todo dia 15, e o aumento recente do preço dos carros fez a demanda pelos seminovos da sua loja decolar.

Até que um dia, depois de assistir por acaso a um episódio da famosa novela “Vai na Fé”, você passa a refletir sobre a possibilidade de Miguel não ser seu filho biológico.

Por mais que você e ele tenham semelhanças comportamentais, você passa a perceber distinções físicas cada vez maiores.

Essa ideia toma conta dos seus pensamentos. Você se pega pensando nisso antes de dormir, revirando de um lado para o outro na cama, sem conseguir relaxar.

Tal qual o famoso emplasto descrito em Memórias Póstumas de Brás Cubas, essa ideia fixa toma conta do seu cérebro. E “Deus te livre, leitor, de uma ideia fixa; antes um argueiro, antes uma trave no olho”, dizia o Bruxo do Cosme Velho.

Depois de bastante tempo pensando nisso, você confronta Sofia e pergunta a verdade. Ela hesita, mas depois admite: sim, Miguel é filho de outro homem.

O que fazer agora?

Será que você pode pedir reembolso de todos os sessenta meses de pensão que foram pagos desde que vocês se divorciaram?

E mais importante ainda: como você faz pra parar de pagar a pensão, agora que descobriu que não é pai biológico da criança?

Pode parecer roteiro de filme, mas essa é uma história real — com nomes e detalhes fictícios, para incrementar a dramaticidade —, que aconteceu com um dos espectadores do A Dinheirista.

A Dinheirista é o quadro mais famoso do Seu Dinheiro.

Nele você vai encontrar a Julia Wiltgen, nossa repórter investigativa de casos financeiros absurdos, respondendo as perguntas mais inacreditáveis que a internet é capaz de proporcionar.

Em alguns casos, as respostas são tão inacreditáveis quanto às perguntas.

E eu não quero dar spoiler, mas nesse caso, pode ser que o Cláudio seja obrigado a continuar pagando a pensão, mesmo não sendo pai biológico do Miguel.

Ficou curioso pra entender essa história? Dá uma olhada no post que A Dinheirista fez lá no Instagram, contando um pouco mais desse “causo”.

Aproveite para seguir a página para ficar por dentro de todos os ‘absurdos’, além de descobrir os macetes para fugir de qualquer enrascada envolvendo dinheiro. Tudo numa tacada só.

Clique aqui para seguir A Dinheirista no Instagram.

Compartilhe

IR 2024

Como declarar indenização de seguro no imposto de renda

26 de abril de 2024 - 7:15

Valores recebidos a título de indenização de seguros automotivos, residenciais e de vida devem ser declarados, mesmo sendo isentos de tributação. Você precisa explicar para a Receita de onde esses recursos vieram…

IR 2024

Como declarar a NuConta e outras contas de pagamento remuneradas no imposto de renda

25 de abril de 2024 - 7:13

Apesar de funcionarem como contas-correntes, as contas remuneradas, como a do Nubank, devem ser declaradas como aplicações de renda fixa

IR 2024

Deixei de pagar imposto de renda que eu deveria ter pago em 2023. Como recolher em atraso?

23 de abril de 2024 - 7:17

A Receita Federal dispõe de um programa específico para a emissão de DARFs com multa e juros por conta de atraso. Veja como utilizá-lo

IR 2024

Entregou a declaração e ainda ficou devendo à Receita? Saiba como fazer o pagamento do imposto de renda 2024

23 de abril de 2024 - 7:15

Na hora do ajuste anual, alguns contribuintes ainda têm contas a acertar com o Leão; entenda por que e veja como pagar o IR

ENVIE SUA PERGUNTA PARA A DINHEIRISTA

Herança em vida: o pai comprou o apartamento dela, mas o irmão não gostou nada disso e agora quer parte do valor — ele tem direito?

22 de abril de 2024 - 11:53

Irmão quer parte do valor do apartamento. ele realmente tem direito? A Dinheirista responde! Envie sua pergunta via Instagram

IR 2024

Entregou a declaração com erro ou ficou faltando alguma informação? Veja como retificar

22 de abril de 2024 - 7:02

Aprenda a preencher a declaração retificadora e corrigir erros e omissões em declarações que já foram entregues, em um prazo de até cinco anos após o envio da declaração original

IR 2024

É investimento no Brasil ou no exterior? Veja como declarar BDR no imposto de renda 2024

19 de abril de 2024 - 7:08

A forma de declarar BDR é similar à de declarar ações, mas há algumas diferenças, às quais é preciso ficar atento

Não residente

BTG Pactual lança conta com taxa zero para quem mora no exterior e precisa fazer transações e investimentos no Brasil

18 de abril de 2024 - 19:25

Conta para Domiciliado no Exterior estará disponível para qualquer não residente, mas mira sobretudo nos cerca de 4,5 milhões de brasileiros que vivem fora do país

IR 2024

Como declarar opções de ações no imposto de renda

18 de abril de 2024 - 6:59

O jeito de declarar opções é bem parecido com o de declarar ações em diversos pontos; as diferenças maiores recaem na forma de calcular o custo de aquisição e os ganhos e prejuízos

DEZENAS DA SORTE

Lotofácil faz combo de milionários com prêmio, enquanto Mega-Sena e Quina acumulam para quinta-feira; veja números sorteados das loterias federais 

17 de abril de 2024 - 8:20

A Mega-Sena acumulou mais uma vez e o prêmio subiu para R$ 72 milhões; o próximo sorteio acontece nesta quinta-feira (18)

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar