🔴 IPCA-15 DE ABRIL DESACELERA – VEM AÍ SELIC A 10,50% OU 10,25? SAIBA ONDE INVESTIR

Os jovens não querem mais trabalhar? O que as novas tendências tem em comum? Lazy Girls Jobs é a novidade agora

A Geração Z não quer mais trabalhar? O que são lazy girls jobs e como os jovens vêm questionando a sobrecarga no mundo do trabalho

13 de agosto de 2023
9:00 - atualizado às 10:03
Moça se espreguiça no ambiente de trabalho
Imagem: Andrea Piacquadio/Pexels

Quiet quitting (desistência silenciosa) e bare minimum Mondays (segundas-feiras do mínimo necessário) são tendências recentes no mundo do trabalho e compartilham o lema de combater a cultura de esforço excessivo ou sobrecarga e práticas tóxicas das empresas.

Mas essas tendências já estão no passado. A nova onda agora é o "lazy girls jobs", ou "empregos de garotas preguiçosas", em tradução livre.

A popularização dessa novidade aconteceu no TikTok, com um vídeo feito pela digital influencer Gabrielle Judge, no qual ela incentiva seus seguidores a procurarem por "lazy girls jobs".

Basicamente, o que ela defende é que mulheres podem encontrar empregos que remuneram bem - entre US$ 60 mil a US$ 80 mil por ano - e também oferecem flexibilidade de horário mais a possibilidade de trabalhar remotamente.

Gabrielle faz parte da geração Z, nascidos entre 1995 e 2010. E isso levanta uma discussão latente feita em diferentes fóruns: esses jovens não querem mais trabalhar?

Antes de aprofundar a questão, vale dizer que Gabrielle foi bastante criticada pelo uso do termo, devido ao tom sexista que transmite. Por que garotas e não pessoas ou garotos preguiçosos? A explicação é que ela direciona seu conteúdo e soluções para o público feminino.

  • ONDE INVESTIR NO 2º SEMESTRE: o Seu Dinheiro consultou uma série de especialistas do mercado financeiro e preparou um guia completo para te ajudar a montar uma carteira de investimentos estratégica para a segunda “pernada” de 2023. Baixe aqui gratuitamente.

Deixando essa problemática suspensa na nossa discussão e aprofundando sobre o comportamento dos gen Z, é importante esclarecer que as características de cada geração podem variar muito a depender do país, sob a ótica de desenvolvimento, cultura, entre outros fatores.

Portanto, é preciso ponderação sobre as tendências gringas que decidimos surfar por aqui em águas tupiniquins. Contextos sociais e econômicos fazem muita diferença nas análises sobre as gerações.

Ao falar com o nosso querido editor Vinicius Pinheiro sobre a ideia de abordar o lazy girls jobs, ele me presenteou com um post feito no Instagram do jornalista Chico Felitti, que registra algumas mensagens, no mínimo engraçadas, feitas por integrantes da geração Z.

Separei dois relatos, só para você ter uma ideia do teor da coisa:

Embora um tanto caricatos os relatos, não faltam exemplos de amigos que me confidenciam estar preocupados com a forma que a Gen Z tem se relacionado com o trabalho.

Sempre que a discussão sobre gerações vem à mesa, me faço algumas perguntas:

1. Nós somos os mesmos e vivemos como os nossos pais?

A primeira dúvida, inspirada em Elis Regina, é sobre o quanto existe uma diferença real entre as gerações. Será que fomos realmente diferentes na forma como nos relacionávamos com o trabalho quando tínhamos a mesma idade?

Tenho a impressão de que há muita semelhança entre as gerações, a diferença estaria mais na linha cronológica da idade, em decorrência da maturidade de cada indivíduo. Ou seja, talvez repetimos ciclos parecidos de comportamentos, conforme nossa faixa etária.

Quando converso com pessoas mais velhas do que eu, tenho a sensação de que elas passaram por questionamentos muito similares na mesma idade.

Tal como a Gabrielle, hoje com 26 anos, que questiona o tipo de trabalho ideal, será que no fundo não estávamos fazendo perguntas parecidas na mesma idade?

Uma outra explicação poderia ser apenas o deslocamento de quando as indagações chegam. Com a exposição e facilidade no acesso à tanta informação, as perguntas essenciais sobre a nossa relação com o trabalho têm sido processadas mais precocemente pela Gen Z.

VEJA TAMBÉM — Pensão alimentícia: valor estabelecido é injusto! O que preciso para provar isso na justiça? Veja em A Dinheirista

2. Não seria a geração Z a primeira a escancarar o que sempre desejamos em relação ao trabalho?

Embora num primeiro momento, a minha impressão sobre a nova tendência tenha sido de que a garota era sem noção - confesso, não nego -, deixei a ideia assentar em mim e comecei a refletir sobre o que ela realmente reivindicava. Talvez a forma de comunicar me assuste mais do que a ideia em si.

Afinal, demandar um equilíbrio melhor entre vida e trabalho não deveria soar como uma exigência tão incomum.

3. A principal mudança dessa geração para as anteriores não estaria mais ligada à relação com a tecnologia e redes sociais?

É impressionante o salto que demos como sociedade no que se refere às formas e plataformas disponíveis de comunicação. Possivelmente este seja um ponto central que diferencia as gerações. Hoje, com acesso à internet e um celular em mãos, é possível ter um alcance muito maior do que as gerações anteriores tiveram.

Foi o que aconteceu no movimento do quiet quitting, por exemplo, que pregava o lema de ir se desligando da empresa de forma silenciosa, a fim de culminar com o fim do contrato. Nada novo quando comparamos com as outras gerações, afinal, desengajar do trabalho parece ser algo atemporal.

A maior diferença é que o movimento ganhou força no TikTok, uma rede social que dá voz a qualquer pessoa e pode chegar a várias outras de forma exponencial.

Como já é habitual, não quero encerrar nossa conversa sem antes fazer você refletir sobre algumas coisas que tangenciamos aqui.

  • Qual é a relação ideal com o trabalho para você?
  • O trabalho está balanceado de forma satisfatória com as demais dimensões da sua vida?
  • Quais suas condições de satisfação para você considerar um trabalho saudável?
  • Olhando somente para o que importa para você, o seu trabalho está dimensionado de forma a proporcionar uma vida feliz?

X, Y, Millennial ou Z, não importa, no fundo, todo mundo quer ser feliz.

Até a próxima.

Thiago Veras

Compartilhe

de repente no mercado

LCIs e LCAs ‘obrigam’ investidores a buscar outros papéis na renda fixa, enquanto a bolsa tem que ‘derrotar vilões’ para voltar a subir em 2024

28 de abril de 2024 - 12:00

Vale divulga balanço do 1T24 e elétricas sofrem com performance negativa; veja os destaques da semana na ‘De repente no mercado’

Ficou no prejuízo?

Comprei um carro com meu namorado, mas terminamos e ele não me pagou a parte dele; o que fazer para não tomar calote?

27 de abril de 2024 - 8:00

Ex-namorado da leitora não pagou a parte dele nem se movimenta para vender o carro; e agora?

SEXTOU COM O RUY

Imposto de 25% para o aço importado: só acreditou quem não leu as letras miúdas

26 de abril de 2024 - 6:11

Antes que você entenda errado, não sou favorável a uma maior taxação apenas porque isso beneficia as ações das siderúrgicas brasileiras – só que elas estão em uma briga totalmente desigual contra as chinesas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O Enduro da bolsa: mercado acelera com início da temporada de balanços do 1T24, mas na neblina à espera do PCE

23 de abril de 2024 - 8:54

Na corrida dos mercados, Usiminas dá a largada na divulgação de resultados. Lá fora, investidores reagem ao balanço da Tesla

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Decisão do Copom em xeque: o que muda para a Selic depois dos últimos acontecimentos?

23 de abril de 2024 - 6:24

O Banco Central do Brasil enfrentará um grande dilema nas próximas semanas

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: A pobreza das ações

22 de abril de 2024 - 20:00

Em uma conversa regada a vinho, dois sujeitos se envolvem em um embate atípico, mas quem está com a razão?

DE REPENTE NO MERCADO

Enquanto o dólar não para de subir… Brasil sobe em ranking internacional e este bilionário indonésio fica 10x mais rico em um ano 

21 de abril de 2024 - 12:00

Veja os destaques da semana na ‘De repente no mercado’

BOMBOU NO SD

Dividendos de Klabin (KLBN11), Gerdau (GGBR4) e Petrobras (PETR4), halving do bitcoin e Campos Neto dá pistas sobre o futuro da Selic — veja tudo o que foi destaque na semana

20 de abril de 2024 - 14:01

A ‘copa do mundo’ das criptomoedas aconteceu de novo. A recompensa dos mineradores por bloco de bitcoin caiu pela metade

Mande sua pergunta!

Meu pai me ajudou a comprar um imóvel; agora ele faleceu, e meu irmão quer uma parte do valor; foi adiantamento de herança?

20 de abril de 2024 - 8:00

O irmão desta leitora está questionando a partilha da herança do pai falecido; ele tem razão?

SEXTOU COM O RUY

A ação que dá show em abril e mostra a importância de evitar histórias com altas expectativas na bolsa

19 de abril de 2024 - 6:07

Ações que embutiam em seus múltiplos elevadas expectativas de melhora macroeconômica e crescimento de lucros decepcionaram e desabaram nos últimos dias, mas há aquela que brilha mesmo em um cenário adverso

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar