🔴 É HOJE! COMO BUSCAR ATÉ R$ 2 MIL DE RENDA EXTRA TODO OS DIAS – CONHEÇA A ESTRATÉGIA

O erro que a maioria das pessoas comete ao tentar escolher “a hora certa” para investir na bolsa

Muita gente está se perguntando se, depois da alta de 20%, a bolsa já não estaria cara demais, achando que não dá mais para ganhar dinheiro com ações

14 de julho de 2023
6:17 - atualizado às 8:54
Relógio com gráfico de cotações da bolsa e moedas; B3
Relógio com gráfico de cotações da bolsa e moedas - Imagem: Freepik

Depois de ouvir meu amigo por duas horas, eu disse "compra logo essa merda!" 

Meio sem jeito, ele concordou por dois segundos, mas logo voltou a botar defeito na casa: "poxa, Ruy, mas ela está custando R$ 7 mil/m2. Eu consigo uma com 20% de desconto em outro bairro". 

Ruy: mas você quer morar em outro bairro?

Amigo: é, tem isso. Mas até no mesmo bairro eu consigo uma mais barata. Tudo bem, abro mão de ter um espaço gourmet no quintal. 

Ruy: mas, cazzo, não é justamente por causa da área da churrasqueira que você queria essa? 

Amigo: é, acho que sim. Mas tem outra coisa também, com essa taxa de juros "na lua" acho  melhor esperar o financiamento cair um pouquinho. 

Ruy: tudo bem, tomara que ninguém se interesse por ela até lá, então. 

A oportunidade perfeita

Você já sabe como terminou essa história, né? Não me leve a mal, como investidor eu sei que tudo tem um preço. E eu certamente frearia os anseios do meu amigo se ele quisesse pagar o dobro, ou o triplo do que a casa valia. 

Mas esse, absolutamente, não era o caso. A oportunidade era ótima, mas ele teve preciosismo demais em busca da oportunidade perfeita. 

Eu vejo muito isso quando o assunto é investimento na bolsa. Quando se trata de ações, parece que a maioria das pessoas espera pela oportunidade perfeita, "a hora certa" para comprar. 

E quando elas não conseguem comprar no fundo (ponto f, na imagem abaixo), acham que já perderam todo o movimento de alta e ficam de fora. 

Pior, só depois de passar muito tempo assistindo o mercado subir (g, h, …) é que elas resolvem comprar. Nesse momento, provavelmente já será tarde demais. 

Ainda dá tempo para investir na bolsa

Muita gente está se perguntando se, depois da alta de 20%, a bolsa já não estaria cara demais, triste por ter perdido a oportunidade perfeita, e achando que não dá mais para ganhar dinheiro com ações. 

Mas a verdade é que a bolsa continua muito barata em termos de múltiplos. Não negocia mais por 7 vezes lucros, é verdade. Mas por 8 vezes lucros, ainda está bem abaixo da média do período. 

Fonte: Bloomberg. Elaboração: Seu Dinheiro. 

Para você ter uma ideia do que isso significa, se o Ibovespa voltasse apenas até a linha roxa (11 vezes lucros), o que ainda é conservador e bem abaixo da média, estaríamos falando de 167 mil pontos – 40% de valorização. Na média de 13 vezes, o principal índice da B3 negociaria por 200 mil pontos – 66% de valorização.

É óbvio que, para isso acontecer, precisamos que a inflação continue controlada, que a Selic volte a cair e que o Congresso siga barrando as propostas mais populistas do governo. E tudo aponta para esse caminho por enquanto.

O importante aqui é entender que não é porque a bolsa subiu nos últimos meses que o upside a partir de agora está limitado. 

Vale para microcaps também

No universo das Small Caps isso também é válido, porque essas empresas foram "amassadas" com a crise nos últimos anos. E mesmo com a alta recente, elas seguem bem longe dos valuations passados. 

Fonte: Bloomberg. Elaboração: Seu Dinheiro

Em 2023, a série Microcap Alert, focada nessas pequenas notáveis da Bolsa, disparou 62%, mas a julgar pelos múltiplos ainda descontados das empresas, há potencial para muito mais. 

Fontes: Bloomberg, Empiricus. Elaboração: Seu Dinheiro

  • Você ainda pode buscar lucros de até 400%, dentro dos próximos 36 meses, com as microcaps recomendadas pelos analistas da Empiricus Research. E o melhor: uma dessas ações será revelada gratuitamente a todos os investidores interessados no dia 17/07. Clique aqui para se inscrever.

Um grande abraço e até a semana que vem!

Ruy

Compartilhe

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Informação exclusiva, últimos dias para declarar o IR 2024 e dólar nas alturas na Argentina — confira as notícias mais lidas da semana no Seu Dinheiro

25 de maio de 2024 - 9:21

A posse da nova presidente da Petrobras, Magda Chambriard, a ata do Fed e a aprovação do ETF do ethereum nos Estados Unidos mexeram com os mercados, mas não brilharam sozinhas

Especial de IR

Fui MEI por um ano, mas não entreguei a declaração de imposto de renda de pessoa física. Posso vir a ter problemas?

25 de maio de 2024 - 7:46

Ela deixou de entregar a declaração de imposto de renda como pessoa física no ano em que trabalhou como MEI, mas pode ter cometido um erro…

SEXTOU COM O RUY

O investimento secreto de Warren Buffett: aprenda a aplicar a mesma estratégia para ganhar dinheiro no Brasil

24 de maio de 2024 - 9:01

Aposta mais recente de Warren Buffett aparecia na SEC como confidencial, o que gerou muita curiosidade entre os investidores

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Adagio ma non troppo: Com Ibovespa em marcha lenta, Wall Street anima os mercados; confira o que movimenta as bolsas hoje

24 de maio de 2024 - 8:50

Caminhos dos juros nos EUA e Brasil voltam a preocupar investidores; balanço da Americanas adiado, novo CEO da Vale e aprovação do ETF de ethereum agitam as bolsas nesta sexta-feira

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

O problema dos 3%: como a desancoragem das expectativas atrapalha a queda dos juros no Brasil

24 de maio de 2024 - 6:34

O ministro Fernando Haddad considera a meta de inflação de 3% praticamente inalcançável, o que eleva ansiedade quanto a uma possível revisão

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Você leu o que o Fed escreveu para você?

22 de maio de 2024 - 20:05

O segredo para uma jornada de sucesso como investidor ou como empreendedor começa com algo bem simples… a leitura.

CRYPTO INSIGHTS

O mercado de criptomoedas está influenciando as eleições nos EUA? O que o ETF de ethereum (ETH) tem a ver com a política americana

21 de maio de 2024 - 20:05

Nesta semana uma votação crucial está prevista para acontecer em Washington e pode remodelar o panorama regulatório para os ativos digitais nos Estados Unidos

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Dez anos de “O Fim do Brasil”

20 de maio de 2024 - 20:01

Dez anos de lançamento de “O Fim do Brasil” e, afinal, a que fim chegou a economia do Brasil? Estamos em queda livre em direção ao pior?

Especial IR

Me mudei para Portugal, mas não entreguei a Declaração de Saída Definitiva do País; como regularizar a situação?

18 de maio de 2024 - 8:00

Documento serve para encerrar as obrigações fiscais do contribuinte no Brasil, mas este leitor não a entregou e agora recebeu uma herança

SEXTOU COM O RUY

A Petrobras (PETR4) desabou mais uma vez: surge uma barganha na bolsa com dividendos bilionários?

17 de maio de 2024 - 6:04

Nas últimas várias trocas no comando da Petrobras, não tivemos grandes mudanças no dia a dia da companhia, o que inclusive permitiu ótimos pagamentos de dividendos nos últimos anos, mesmo com CEOs distintos — será que agora também vai ser assim?

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar