🔴 SÉRIE EMPIRICUS IN$IGTS: +100 RELATÓRIOS CORTESIA – LIBERE GRATUITAMENTE

Na bolsa, estar certo na hora errada é o mesmo que estar errado. Mas o momento pode ter chegado para estas duas ações

Se o setor ou a bolsa entrarem em um ciclo desfavorável, o timing errado certamente vai te prejudicar, mesmo que a empresa seja fantástica

29 de setembro de 2023
6:03 - atualizado às 8:47
Sede B3 búfalos africanos
Montagem com búfalos na sede da B3 - Imagem: Shutterstock / Montagem Brenda Silva

Uma vez por ano, ocorre aquilo que é considerado a maior migração de animais do planeta, quando quase 2 milhões de gnus saem das planícies afetadas pelo clima seco no Serengeti – Tanzânia, em busca de pastos verdes e água fresca a 2 mil quilômetros de distância dali, no Quênia.

Eu confesso que fico encantado com o sexto sentido desses animais. Acho que não conseguiria nem chegar na casa do meu irmão sem a ajuda de um GPS.

Como esses gnus sabem para onde estão indo? Quem garante que eles vão encontrar água e comida quando chegarem lá? Mas o fato é que eles chegam, encontram tudo o que precisam, sobrevivem e garantem a perpetuação da espécie.

Mas há um detalhe crucial aqui. Não se trata apenas de chegar no lugar certo – o que já não seria uma tarefa simples. 

É preciso chegar na hora certa também. Se eles chegassem algumas semanas atrasados ou adiantados, seria o suficiente para que milhões de gnus não tivessem comida e nem água suficiente para sobreviver. 

Em termos práticos, tanto faz o bicho acertar o local. Se o timing estiver errado, ele morrerá. 

PETROBRAS (PETR4): DIVIDENDOS 'GORDOS' COMPENSAM O RISCO POLÍTICO DA PETROLEIRA? ANALISTA RESPONDE

Estar certo na hora errada

Eu lembrei da migração dos gnus depois de ler uma reportagem na Bloomberg nesta semana sobre os pessimistas de Wall Street, que estavam tomando um enorme sufoco com a valorização do S&P 500 e da Nasdaq no ano, mas que finalmente começaram a se animar com a queda da bolsa nos últimos dias. 

Em um dos trechos que buscava defender os analistas, um gestor disse: “eles não estavam necessariamente errados, só estavam adiantados demais”.

Esse erro de timing pode parecer apenas um detalhe, mas não é!

Em meados de julho de 2023, quando as bolsas atingiram máximas, o S&P 500 já se valorizava 20%, enquanto a Nasdaq subia quase 40% no ano!

Quem seguiu o pessimismo daqueles analistas passou um sufoco danado. Alguns provavelmente tiveram suas posições liquidadas por suas corretoras no meio do caminho. Outros, simplesmente não aguentaram as perdas e capitularam. 

Pode até ser que a bolsa entre em um mergulho daqui para frente, e caminhe para encerrar 2023 com desvalorização, dando razão àqueles que estavam pessimistas no início do ano.

Mas a coisa não é assim tão simples quanto dizer que "eles só estavam adiantados demais". Para muita gente que seguiu esses analistas, o prejuízo já aconteceu, e mesmo tendo escolhido o lado certo, eles erraram o timing e perderam muito dinheiro.

Ou seja, em termos práticos, estar certo na hora errada é o mesmo que estar errado.

Duas boas ações que podem estar no momento correto

É por isso que investir não se trata apenas de escolher onde colocar o seu dinheiro. Existem dezenas de empresas fantásticas e com futuros promissores negociando na bolsa.

Mas se o setor ou a bolsa de maneira geral estiverem prestes a entrar em um ciclo desfavorável, o timing errado certamente vai te prejudicar, mesmo que a empresa seja fantástica.

Nem precisamos ir tão longe para entender essa dinâmica. Os últimos trimestres foram extremamente duros para o mercado de capitais brasileiro, com inflação bem acima da meta, Selic elevadíssima, desaceleração da atividade e receios fiscais, etc. Com esse pano de fundo, ações de ótimas empresas sofreram.

A Arezzo (ARZZ3), talvez a melhor companhia brasileira do varejo de moda, cai cerca de 40% desde novembro de 2022. O fantástico Itaú (ITUB4) atualmente negocia abaixo das máximas de janeiro de 2020. 

Se gostamos de Itaú e Arezzo? A resposta é sim, especialmente depois das desvalorizações recentes. A Arezzo está no Carteira Empiricus, enquanto Itaú faz parte da série Vacas Leiteiras

Mas é importante entender que elas não estão entre as recomendações apenas por serem boas empresas. É porque, nos níveis de preços atuais, a qualidade de ambas se complementam a valuations atrativos.

Em outras palavras, são os lugares certos com grandes chances de serem o momento correto também.

  • Além de Itaú (ITUB4): veja as outras 4 ações brasileiras que são as melhores para buscar renda extra recorrente com dividendos, segundo o analista Ruy Hungria. As teses de investimentos completas podem ser vistas neste relatório gratuito.

Um grande abraço e até a semana que vem!

Ruy

Compartilhe

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: ChatGPT resiste às tentações de uma linda narrativa?

17 de abril de 2024 - 20:11

Não somos perfeitos em tarefas de raciocínio lógico, mas tudo bem: inventamos a inteligência artificial justamente para cuidar desses problemas mais chatos, não é verdade?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ataque do Irã poderia ter sido muito pior: não estamos diante da Terceira Guerra Mundial — mas saiba como você pode proteger seu dinheiro

16 de abril de 2024 - 6:17

Em outubro, após o ataque do Hamas, apontei para um “Kit Geopolítico” para auxiliar investidores a navegar por esse ambiente incerto

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Cinco coisas que deveriam acabar no mercado financeiro

15 de abril de 2024 - 20:01

O sócio-fundador da Empiricus lista práticas do universo dos investimentos que gostaria de ver eliminadas

DE REPENTE NO MERCADO

O que Elon Musk, Javier Milei, Alexandre de Moraes, o halving do bitcoin e a China têm em comum? 

14 de abril de 2024 - 12:00

Acredite: tudo isso movimentou o mercado financeiro esta semana; veja os destaques

Especial IR 2024

Meu dependente paga pensão alimentícia; posso abatê-la no imposto de renda?

13 de abril de 2024 - 8:00

Titular da declaração de imposto de renda declara o pai como dependente, e ele paga pensão alimentícia à mãe dela. E agora?

SEXTOU COM O RUY

Enquanto você se preocupa com a Oi (OIBR3), esta empresa da B3 virou a campeã de qualidade no serviço de internet – e ainda está barata na bolsa

12 de abril de 2024 - 6:07

Para se diferenciar, essa companhia construiu uma infraestrutura de qualidade, que tem proporcionado prêmios de internet fixa mais rápida do Estado de São Paulo, à frente das gigantes de telecom

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Quintal da China, quintal do mundo

10 de abril de 2024 - 19:15

Se a economia chinesa sofre, nós necessariamente compartilhamos dessa desgraça?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Juro real de volta aos 6%: com bolsa na pior e dólar nas alturas, essa é uma nova oportunidade?

9 de abril de 2024 - 6:40

Uma regra prática comum para investimentos em renda fixa no Brasil sugere vender títulos quando os juros reais atingem 3% e comprá-los a 6%

EXILE ON WALL STREET

Além do bitcoin (BTC): esta carteira já rendeu 447% acima da maior criptomoeda do mercado

8 de abril de 2024 - 20:01

Acredito que exista uma forma melhor de pensar sobre a ciclicidade do preço do bitcoin (BTC), que historicamente nos ajudou a gerar alfa neste mercado

BOMBOU NO SD

Argentina entra na rota de ‘paraíso fiscal’, China encara mesma crise do Japão e inteligência artificial “sugando” o Ibovespa — veja tudo o que foi destaque na semana

6 de abril de 2024 - 13:36

A crise e os seus reflexos no país vizinho no Brasil despertaram o interesse dos leitores do Seu Dinheiro nos últimos dias

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar