🔴 É HOJE! COMO BUSCAR ATÉ R$ 2 MIL DE RENDA EXTRA TODO OS DIAS – CONHEÇA A ESTRATÉGIA

O que o IRB e a BB Seguridade ensinam sobre desconfiar (e não complicar) ao investir

Quem não entendia nada do negócio do IRB e comprou as ações por acreditar nos “superpoderes” da gestão na época amarga uma perda de 96%

25 de agosto de 2023
6:24 - atualizado às 9:06
Sede do IRB (Re)
Sede do IRB (Re) - Imagem: Divulgação

Era uma vez uma empresa que faturava muito e, de acordo com o seu demonstrativo de resultados, conseguia transformar boa parte desse faturamento em lucro – muito mais do que outras empresas do mesmo setor. Podemos ver isso no gráfico abaixo, que mostra a margem de lucro – ou seja, quanto do faturamento efetivamente virou lucro.

Fonte: Bloomberg. Elaboração: Seu Dinheiro

Como mostram as linhas acima, a Empresa A (verde) conseguia ser até três vezes mais eficiente do que suas pares até 2019, o que obviamente parecia ser ótima notícia para os seus acionistas.

Para quem não entendia muito bem como funcionava o negócio de seguros e resseguros, essa enorme vantagem parecia estar relacionada à superioridade da Empresa A, ainda que não pudessem explicar muito bem.

Por outro lado, para quem conhecia muito bem o setor, que em muitos aspectos se assemelha a uma commodity, essa enorme vantagem na verdade era motivo de suspeita.

A DINHEIRISTA - Agora o governo pode usar sua casa para pagar dívidas alheias: o que fazer?

"Nunca invista em negócios que você não consegue entender"

Essa é uma frase muito conhecida de Warren Buffett, que às vezes soa bastante clichê, mas que na verdade teria salvado milhares de acionistas de prejuízos estrondosos, quando foi revelado que a Empresa A estava "maquiando" seus resultados para torná-los muito mais bonitos do que eram de fato. 

O mercado de seguros e resseguros funciona mais ou menos assim: em troca de um prêmio recebido na frente, você se compromete a arcar com sinistros que venham a acontecer daqui a alguns meses ou anos, dependendo da duração do contrato. 

Repare que vender seguro demais no começo significa receber bastante dinheiro logo de cara. Mas sob o risco de ter que arcar com muitos sinistros (e prejuízos) lá na frente.

Para que o negócio seja sustentável, é preciso que a seguradora pense no equilíbrio de resultados, que os contratos sejam feitos em quantidade e preços que consigam mais do que compensar os sinistros lá na frente. 

Dito isso, voltemos ao gráfico do começo, mas agora até junho de 2023:

Fonte: Bloomberg. Elaboração: Seu Dinheiro

O caso do IRB

Como você pode perceber, a empresa em questão é o IRB (IRBR3), e o tempo mostrou que ela não era melhor que as outras empresas de seguro e resseguro — muito pelo contrário. 

Em 2017, 2018 e 2019 o IRB não só vendeu mais contratos do que deveria, como os precificou abaixo do que deveria. Apesar de essa estratégia ter ajudado os resultados dos primeiros anos, já que ela recebeu muito dinheiro no início, pouco tempo depois a conta chegou, e não foi nada barata.

Na verdade, até hoje a companhia sofre com grandes prejuízos de contratos mal-precificados no passado. 

Méritos para a gestora Squadra que, por entender muito bem o negócio de seguros e resseguros, percebeu que havia algo muito estranho na "super rentabilidade" do IRB na época, e ganhou muito dinheiro shorteando — ou seja, operando vendida nos papéis. 

Quem não entendia nada do negócio e estava comprado nas ações por acreditar nos "superpoderes" da gestão na época, amarga uma perda de 96% desde janeiro de 2020, quando a Squadra divulgou a carta defendendo a venda dos papéis do IRB.

Investir é desconfiar. Investir é não complicar

Bem, investir é, antes de tudo, desconfiar, especialmente de resultados aparentemente brilhantes em negócios que você não conhece muito bem.

Algumas vezes, o negócio nem é muito complicado, mas a gestão faz questão de deixar as coisas tão difíceis de entender que eu prefiro nem me arriscar.

É o caso do Pão de Açúcar (PCAR3). Em poucos anos, a rede vendeu a Via Varejo, cindiu a participação no Assaí e agora fez o mesmo com o Êxito. Cada uma dessas operações exigiu uma engenharia financeira e noites de sono dos acionistas e analistas perdidos fazendo contas para entender se tudo isso realmente valeu a pena.

Olha, pode até fazer sentido (algumas vezes), mas eu acho que dá para ganhar dinheiro de um jeito bem mais fácil na bolsa: investindo em empresas geradoras de caixa, pagadoras de dividendos e que negociam por múltiplos convidativos, como é o caso da série Vacas Leiteiras

Fonte: Bloomberg. Elaboração: Seu Dinheiro

O caso da BB Seguridade

No ano, o "rebanho" se valoriza 12%, bem mais que os 8% do Ibovespa. Em 2022, as Vacas já tinham se valorizado 16%, contra 5% do Ibovespa. A melhor parte: sem entrar em teses muito complicadas e nem perder noites de sono.

Uma dessas histórias, inclusive, é uma seguradora. Trata-se da BB Seguridade (BBSE3), que entrega resultados resilientes sem utilizar "maquiagem". A empresa ainda conta com um dividend yield (retorno com dividendos) que deve superar os 10% em 2023. 

  • Quer investir de forma fácil, como aconselha Ruy Hungria? Então veja as 5 ações da Bolsa que, segundo ele e outros analistas da Empiricus Research, são as opções certeiras para investir agora em busca de geração de renda com dividendos. O relatório gratuito está aqui.

Um grande abraço e até a semana que vem!

Ruy

Compartilhe

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Informação exclusiva, últimos dias para declarar o IR 2024 e dólar nas alturas na Argentina — confira as notícias mais lidas da semana no Seu Dinheiro

25 de maio de 2024 - 9:21

A posse da nova presidente da Petrobras, Magda Chambriard, a ata do Fed e a aprovação do ETF do ethereum nos Estados Unidos mexeram com os mercados, mas não brilharam sozinhas

Especial de IR

Fui MEI por um ano, mas não entreguei a declaração de imposto de renda de pessoa física. Posso vir a ter problemas?

25 de maio de 2024 - 7:46

Ela deixou de entregar a declaração de imposto de renda como pessoa física no ano em que trabalhou como MEI, mas pode ter cometido um erro…

SEXTOU COM O RUY

O investimento secreto de Warren Buffett: aprenda a aplicar a mesma estratégia para ganhar dinheiro no Brasil

24 de maio de 2024 - 9:01

Aposta mais recente de Warren Buffett aparecia na SEC como confidencial, o que gerou muita curiosidade entre os investidores

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Adagio ma non troppo: Com Ibovespa em marcha lenta, Wall Street anima os mercados; confira o que movimenta as bolsas hoje

24 de maio de 2024 - 8:50

Caminhos dos juros nos EUA e Brasil voltam a preocupar investidores; balanço da Americanas adiado, novo CEO da Vale e aprovação do ETF de ethereum agitam as bolsas nesta sexta-feira

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

O problema dos 3%: como a desancoragem das expectativas atrapalha a queda dos juros no Brasil

24 de maio de 2024 - 6:34

O ministro Fernando Haddad considera a meta de inflação de 3% praticamente inalcançável, o que eleva ansiedade quanto a uma possível revisão

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Você leu o que o Fed escreveu para você?

22 de maio de 2024 - 20:05

O segredo para uma jornada de sucesso como investidor ou como empreendedor começa com algo bem simples… a leitura.

CRYPTO INSIGHTS

O mercado de criptomoedas está influenciando as eleições nos EUA? O que o ETF de ethereum (ETH) tem a ver com a política americana

21 de maio de 2024 - 20:05

Nesta semana uma votação crucial está prevista para acontecer em Washington e pode remodelar o panorama regulatório para os ativos digitais nos Estados Unidos

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Dez anos de “O Fim do Brasil”

20 de maio de 2024 - 20:01

Dez anos de lançamento de “O Fim do Brasil” e, afinal, a que fim chegou a economia do Brasil? Estamos em queda livre em direção ao pior?

Especial IR

Me mudei para Portugal, mas não entreguei a Declaração de Saída Definitiva do País; como regularizar a situação?

18 de maio de 2024 - 8:00

Documento serve para encerrar as obrigações fiscais do contribuinte no Brasil, mas este leitor não a entregou e agora recebeu uma herança

SEXTOU COM O RUY

A Petrobras (PETR4) desabou mais uma vez: surge uma barganha na bolsa com dividendos bilionários?

17 de maio de 2024 - 6:04

Nas últimas várias trocas no comando da Petrobras, não tivemos grandes mudanças no dia a dia da companhia, o que inclusive permitiu ótimos pagamentos de dividendos nos últimos anos, mesmo com CEOs distintos — será que agora também vai ser assim?

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar