🔴 IPCA-15 DE ABRIL DESACELERA – VEM AÍ SELIC A 10,50% OU 10,25? SAIBA ONDE INVESTIR

Conheça os hedge funds brasileiros — e saiba por que você deveria deveria ter um pedaço de seus investimentos nessa classe

Nossos fundos multimercados possuem uma proposta muito semelhante aos hedge funds: a flexibilidade para a construção da carteira

6 de novembro de 2023
11:07
Luis Stuhlberger, gestor do Fundo Verde, falando durante evento do Credit Suisse
Luis Stuhlberger, gestor do Fundo Verde - Imagem: Leo Martins

“Hedged fund” (fundo protegido, na tradução literal para o português) foi o nome dado por Alfred Winslow Jones para sua criação em 1949.

Jones carregava consigo uma notável carreira fora do mercado financeiro. Doutor em sociologia pela Universidade de Columbia, atuou na embaixada americana em Berlim e foi editor da revista Fortune, cargo que o aproximou do mundo das finanças.

Após estudar detalhadamente a estratégia de alocação de diversos gestores, acreditou ser capaz de implementar uma metodologia própria para superar o desempenho de seus pares.

E ele estava certo.

Nos anos posteriores, o sucesso absoluto de seu fundo culminou na busca por analistas de todo o mundo para replicar sua estratégia tão inovadora.

O segredo de Jones era operar seu fundo tanto na ponta comprada (ganha com a valorização dos ativos) quanto na ponta vendida (ganha com a desvalorização dos ativos).

Ao selecionar ativos para as duas posições, ele acreditava ser possível atingir o retorno desejado com um portfólio suficientemente conservador – mesmo constantemente utilizando recursos como a alavancagem.

Após Jones, o mundo das finanças nunca mais foi o mesmo. Ele foi creditado como o criador de uma classe inteira de fundos, hoje em dia conhecida como hedge funds.

Onde investir em novembro: ações, dividendos, FIIs, BDRs, criptomoedas - Veja indicações gratuitas

Um computador consegue competir com o raciocínio humano?

O termo “hedge fund” (sem o “d”) foi oficialmente cunhado em 1966, quando a jornalista Carol Loomis contou ao mundo a história de Jones, através de um artigo na revista Fortune — onde o próprio gestor atuou no passado.

Apesar do início associado às estratégias long & short – operação realizada por Jones –, os hedge funds passaram a ser conhecidos pela ampla flexibilidade na construção de carteira.

Alguns anos após a popularização da classe, na década de 1980, surgiam as estratégias sistemáticas, uma subcategoria dos hedge funds que envolve a gestão dos fundos totalmente delegada a modelos matemáticos.

O uso de modelos para auxiliar a tomada de decisão já era comum desde 1952, quando Harry Markowitz propôs a Teoria Moderna de Portfólio. Porém, a ideia de um fundo 100% gerido por algoritmos era inadmissível por boa parte dos investidores.

Gregory Zuckerman, no livro “O homem que decifrou o mercado”, conta que Elwyn Berlekamp, um dos pioneiros na gestão de uma estratégia 100% sistemática, foi ridicularizado por seus alunos ao apresentar sua ideia em sala de aula, sob o argumento de que “um computador não consegue competir com o ser humano”.

Berlekamp foi parceiro do brilhante matemático Jim Simons durante alguns anos na Renaissance, uma das maiores gestoras de hedge funds quantitativos até hoje.

Para ser sincero, não tenho certeza se um computador possui um raciocínio melhor do que o de um ser humano — pergunta bastante pautada recentemente com a democratização do acesso às inteligências artificiais.

Entretanto, o tempo mostrou que esses “supercomputadores” foram protagonistas de histórias de grande sucesso no mundo de investimento, como a do fundo Medallion, estratégia da própria Renaissance.

A lição para mim é muito clara: não quero somente um dos vencedores, humano ou algoritmo, no meu portfólio de investimentos, quero os dois multiplicando o meu dinheiro, cada um à sua maneira — a própria definição de diversificação.

Mas como acessar esse tipo de estratégia?

Os “hedge funds” brasileiros

Fazendo um paralelo com a indústria brasileira, nossos fundos multimercados possuem uma proposta muito semelhante aos hedge funds: a flexibilidade para a construção da carteira.

Dentro da classe, costumamos dividir as estratégias em três: multimercados macro, long & short e sistemáticos.

Os multimercados macro são aqueles mais tradicionais, com posicionamento nos mercados de renda variável, commodities, moedas e renda fixa. Um ótimo exemplo é o fundo Verde, o multimercado brasileiro mais famoso, com início em 1997 e gerido pelo renomado Luis Stuhlberger.

Já os fundos long & short possuem rigorosamente tanto posições compradas quanto vendidas, semelhante à estratégia de Jones. Um exemplo especial é o Ibiuna Long Short, fundo gerido por André Lion que reabriu para captação recentemente, em 30 de outubro.

Por fim vem a classe dos sistemáticos – sim, temos eles em solo brasileiro! E há bastante tempo.

No início, as abordagens sistemáticas apenas faziam parte de tesourarias ou foram complementares a estratégias macro, sem veículos exclusivos para a classe.

Somente em 2007 seria fundada a Kadima, primeira gestora sistemática brasileira, por Sérgio Blank, Rafael Lima e André Strauss.

Outro grande destaque é a Giant Steps, maior gestora focada na classe atualmente, com aproximadamente R$ 6 bilhões de patrimônio sob gestão.

Além dessas, tem se tornado comum que gestoras de multimercados invistam em áreas exclusivas para equipes especializadas em gestão sistemática, caso da Canvas, Clave e Garde.

Aliás, temos cada vez mais considerado os sistemáticos como parte do grupo de multimercados macro em nossas análises, dada as semelhanças em termos de exposição a risco, diferindo somente na tomada de decisão – feita por um homem ou uma “máquina”.

Esse universo no Brasil já é muito mais desenvolvido e acessível do que os investidores imaginam – ainda que, claro, exista bastante espaço para crescimento.

Dedicar uma boa parcela da carteira de investimento para os hedge funds brasileiros é, em minha opinião, uma obrigação a todo investidor que deseje diversificar sua carteira.

Leia também:

Compartilhe

de repente no mercado

LCIs e LCAs ‘obrigam’ investidores a buscar outros papéis na renda fixa, enquanto a bolsa tem que ‘derrotar vilões’ para voltar a subir em 2024

28 de abril de 2024 - 12:00

Vale divulga balanço do 1T24 e elétricas sofrem com performance negativa; veja os destaques da semana na ‘De repente no mercado’

Ficou no prejuízo?

Comprei um carro com meu namorado, mas terminamos e ele não me pagou a parte dele; o que fazer para não tomar calote?

27 de abril de 2024 - 8:00

Ex-namorado da leitora não pagou a parte dele nem se movimenta para vender o carro; e agora?

SEXTOU COM O RUY

Imposto de 25% para o aço importado: só acreditou quem não leu as letras miúdas

26 de abril de 2024 - 6:11

Antes que você entenda errado, não sou favorável a uma maior taxação apenas porque isso beneficia as ações das siderúrgicas brasileiras – só que elas estão em uma briga totalmente desigual contra as chinesas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O Enduro da bolsa: mercado acelera com início da temporada de balanços do 1T24, mas na neblina à espera do PCE

23 de abril de 2024 - 8:54

Na corrida dos mercados, Usiminas dá a largada na divulgação de resultados. Lá fora, investidores reagem ao balanço da Tesla

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Decisão do Copom em xeque: o que muda para a Selic depois dos últimos acontecimentos?

23 de abril de 2024 - 6:24

O Banco Central do Brasil enfrentará um grande dilema nas próximas semanas

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: A pobreza das ações

22 de abril de 2024 - 20:00

Em uma conversa regada a vinho, dois sujeitos se envolvem em um embate atípico, mas quem está com a razão?

DE REPENTE NO MERCADO

Enquanto o dólar não para de subir… Brasil sobe em ranking internacional e este bilionário indonésio fica 10x mais rico em um ano 

21 de abril de 2024 - 12:00

Veja os destaques da semana na ‘De repente no mercado’

BOMBOU NO SD

Dividendos de Klabin (KLBN11), Gerdau (GGBR4) e Petrobras (PETR4), halving do bitcoin e Campos Neto dá pistas sobre o futuro da Selic — veja tudo o que foi destaque na semana

20 de abril de 2024 - 14:01

A ‘copa do mundo’ das criptomoedas aconteceu de novo. A recompensa dos mineradores por bloco de bitcoin caiu pela metade

Mande sua pergunta!

Meu pai me ajudou a comprar um imóvel; agora ele faleceu, e meu irmão quer uma parte do valor; foi adiantamento de herança?

20 de abril de 2024 - 8:00

O irmão desta leitora está questionando a partilha da herança do pai falecido; ele tem razão?

SEXTOU COM O RUY

A ação que dá show em abril e mostra a importância de evitar histórias com altas expectativas na bolsa

19 de abril de 2024 - 6:07

Ações que embutiam em seus múltiplos elevadas expectativas de melhora macroeconômica e crescimento de lucros decepcionaram e desabaram nos últimos dias, mas há aquela que brilha mesmo em um cenário adverso

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar