🔴 É HOJE! COMO BUSCAR ATÉ R$ 2 MIL DE RENDA EXTRA TODO OS DIAS – CONHEÇA A ESTRATÉGIA

A Selic começou a cair, e agora? A estratégia de dividendos capaz de superar qualquer cenário, inclusive de juros baixos

Um bom rebanho de empresas pagadoras de dividendos tende a conseguir atravessar muito bem todos os períodos da economia brasileira

4 de agosto de 2023
6:09 - atualizado às 14:17
Dividendos FII CVM fundos imobiliários emissões Tim Cemig HSML11 Selic
Imagem: Shutterstock

Enfim, as taxas de juros voltaram a cair no Brasil, com o corte da Selic nesta semana.

Ao que tudo indica, essa foi apenas a primeira de várias reduções, que devem levar a taxa básica para baixo dos dois dígitos nos próximos anos. 

Mas enquanto muita gente se pergunta qual o melhor tipo de investimento para surfar esse novo cenário, eu resolvi usar a coluna de hoje para responder uma pergunta ainda mais importante: qual é o tipo de investimento que consegue se aproveitar de praticamente qualquer ambiente de mercado?

Ou seja, qual é a estratégia capaz de conseguir ótimos retornos mesmo nos ambientes mais adversos?

Quer uma dica? A resposta tem a ver com dividendos. 

Os vários chapéus do investidor

Dizem que um investidor pode vestir vários chapéus ao longo de sua trajetória. De modo geral, eu, Ruy, acredito que o investidor brasileiro na verdade precisa vestir vários chapéus ao longo de sua jornada, caso queira atingir os seus objetivos financeiros. 

Eu acho muito legal quando Warren Buffett diz que para ficar rico basta aplicar mensalmente em um fundo passivo que segue o principal índice de ações do país e, voilá, 25 anos depois você estará multi-milionário, curtindo a aposentadoria na praia. 

Isso é importante porque mostra para o investidor, principalmente o iniciante, que ele não precisa ficar comprando e vendendo ações como um louco, e nem correr atrás das dicas quentes do mercado para ficar rico.

Só tem um problema nessa análise do Buffett: ele não está no Brasil, onde os índices têm pesos excessivos em commodities, a previsibilidade regulatória é mínima, os problemas fiscais são mais recorrentes do que gostaríamos e a moeda está longe de ser considerada uma reserva de valor. 

Aqui é Brasil, Warren! O país do futuro que nunca chega, da Bolsa que sobe e logo depois despenca, da inflação "controlada" que faz o aluguel e o preço do leite saltarem +40% em ano de pandemia, do CDI muitas vezes gordo que pune empreendedores, mas que poucos anos atrás chegou ao chão e também machucou os rentistas. 

O Brasil é um Brasil diferente a cada ano que passa – talvez a cada trimestre. Para o investidor ser bem-sucedido por aqui não basta simplesmente "comprar BOVA11" e/ou Tesouro Selic e aguardar a aposentadoria chegar.

Mas o último ano e meio tem mostrado que existe uma categoria de ativos que consegue aproveitar bem todos esses cenários. 

Com a Selic em queda, confira a estratégia dos dividendos

Sim, existem momentos nos quais a Selic vai trucidar a grande maioria das ações brasileiras. Existem momentos nos quais o Ibovespa vai fazer o CDI parecer uma porcaria. 

No entanto, um bom rebanho de Vacas Leiteiras (empresas pagadoras de dividendos) tende a conseguir atravessar muito bem todos esses períodos. 

Quando a Selic chegou em 13,75% no ano passado, muita gente decidiu mudar de chapéu e alocou tudo o que tinha em renda fixa, depois de cansar de perder dinheiro com ações. 

Mas, enquanto a maioria das empresas (e o Ibovespa) sofria com suas fragilidades cíclicas, as ações presentes na série Vacas Leiteiras da Empiricus continuaram firmes por terem como características resultados estáveis, boa geração de caixa e dividendos robustos, o que fez o nosso rebanho superar não só o índice como o próprio CDI em 2022. 

Fonte: Bloomberg e Empiricus. Elaboração: Empiricus.

Em agosto de 2023 o Brasil já é outro novamente. O corte de 50 pontos base da Selic nesta semana deve marcar o início de um longo processo de redução de juros. E agora, será que chegou a hora de trocar de chapéu?

Antes de pensar nisso, é interessante notar que mesmo em um ambiente que tende a premiar nomes de menor qualidade (maior beta), as mesmas Vacas Leiteiras conseguiram se aproveitar muito bem do cenário, superando o Ibovespa até aqui em 2023. 

Fonte: Bloomberg e Empiricus | Elaboração: Empiricus.

Obviamente, alguns ajustes acabam se tornando necessários para aproveitar um ambiente de juros mais baixos, como a inclusão recente de uma companhia ligada ao financial deepening e a venda de uma companhia que negocia commodity. Mas, a julgar pelo desempenho até aqui, parece que continuamos no caminho certo. 

Sempre defenderei a diversificação, ainda mais neste país que muda a cada trimestre. Mas se você é praticante do minimalismo e seu guarda-roupas comporta apenas um chapéu, o estilista Buffett traz uma dica de qual você deveria escolher.

Se quiser conhecer todas as ações do nosso rebanho de Vacas Leiteiras, deixo aqui o convite

Um grande abraço e até a semana que vem!

Ruy

Compartilhe

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Informação exclusiva, últimos dias para declarar o IR 2024 e dólar nas alturas na Argentina — confira as notícias mais lidas da semana no Seu Dinheiro

25 de maio de 2024 - 9:21

A posse da nova presidente da Petrobras, Magda Chambriard, a ata do Fed e a aprovação do ETF do ethereum nos Estados Unidos mexeram com os mercados, mas não brilharam sozinhas

Especial de IR

Fui MEI por um ano, mas não entreguei a declaração de imposto de renda de pessoa física. Posso vir a ter problemas?

25 de maio de 2024 - 7:46

Ela deixou de entregar a declaração de imposto de renda como pessoa física no ano em que trabalhou como MEI, mas pode ter cometido um erro…

SEXTOU COM O RUY

O investimento secreto de Warren Buffett: aprenda a aplicar a mesma estratégia para ganhar dinheiro no Brasil

24 de maio de 2024 - 9:01

Aposta mais recente de Warren Buffett aparecia na SEC como confidencial, o que gerou muita curiosidade entre os investidores

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Adagio ma non troppo: Com Ibovespa em marcha lenta, Wall Street anima os mercados; confira o que movimenta as bolsas hoje

24 de maio de 2024 - 8:50

Caminhos dos juros nos EUA e Brasil voltam a preocupar investidores; balanço da Americanas adiado, novo CEO da Vale e aprovação do ETF de ethereum agitam as bolsas nesta sexta-feira

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

O problema dos 3%: como a desancoragem das expectativas atrapalha a queda dos juros no Brasil

24 de maio de 2024 - 6:34

O ministro Fernando Haddad considera a meta de inflação de 3% praticamente inalcançável, o que eleva ansiedade quanto a uma possível revisão

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Você leu o que o Fed escreveu para você?

22 de maio de 2024 - 20:05

O segredo para uma jornada de sucesso como investidor ou como empreendedor começa com algo bem simples… a leitura.

CRYPTO INSIGHTS

O mercado de criptomoedas está influenciando as eleições nos EUA? O que o ETF de ethereum (ETH) tem a ver com a política americana

21 de maio de 2024 - 20:05

Nesta semana uma votação crucial está prevista para acontecer em Washington e pode remodelar o panorama regulatório para os ativos digitais nos Estados Unidos

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Dez anos de “O Fim do Brasil”

20 de maio de 2024 - 20:01

Dez anos de lançamento de “O Fim do Brasil” e, afinal, a que fim chegou a economia do Brasil? Estamos em queda livre em direção ao pior?

Especial IR

Me mudei para Portugal, mas não entreguei a Declaração de Saída Definitiva do País; como regularizar a situação?

18 de maio de 2024 - 8:00

Documento serve para encerrar as obrigações fiscais do contribuinte no Brasil, mas este leitor não a entregou e agora recebeu uma herança

SEXTOU COM O RUY

A Petrobras (PETR4) desabou mais uma vez: surge uma barganha na bolsa com dividendos bilionários?

17 de maio de 2024 - 6:04

Nas últimas várias trocas no comando da Petrobras, não tivemos grandes mudanças no dia a dia da companhia, o que inclusive permitiu ótimos pagamentos de dividendos nos últimos anos, mesmo com CEOs distintos — será que agora também vai ser assim?

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar