O Itaú (ITUB4) firmou uma parceria com a AES Brasil (TIET11) para produção de energia eólica e solar. De acordo com o comunicado, o banco terá o equivalente a 19,9% das ações da divisão Guaimbê Holding, responsável pelos projetos.
Ainda segundo o informe ao mercado, o Itaú terá um novo pacote de ações preferenciais no valor de R$ 855 milhões. O banco reforça seu compromisso em inovação em energia limpa e em aumentar seu portfólio no setor, enquanto a AES se beneficiará dos investimentos para o desenvolvimento de novos projetos.
O documento destaca que, para efetivar a operação, ainda é preciso finalizar os trâmites legais exigidos pelos órgãos reguladores.
Segunda aquisição
Essa não é a primeira vez que o Itaú faz um acordo com uma empresa de energia. Em setembro do ano passado, a instituição financeira firmou um acordo com a Engie Brasil no valor de R$ 500 milhões.
Da mesma forma, o Itaú também fez o investimento por meio da aquisição de ações preferenciais emitidas pela empresa, o que representava 18,56% do capital da controladora direta da Engie, a Novo Estado Participações (NEP).