O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse hoje que ele e o presidente da China, Xi Jinping, promoverão uma cerimônia oficial para a assinatura da primeira fase do acordo comercial entre os países, segundo com informações da Reuters.
- Convite especial: Ivan Sant’Anna trouxe uma oportunidade única para você mudar a maneira como investe
"O acerto está pronto e está apenas sendo traduzido no momento", disse o chefe da Casa Branca, em conversa com repórteres na Florida. "A assinatura vai ser rápida, porque queremos que [o acordo] seja concluído".
EUA e China fecharam a primeira fase do acordo no último dia 13, após meses de negociação. Os detalhes finais do acerto ainda não são conhecidos, mas o consenso já foi suficiente para evitar que uma nova rodada de taxações sobre produtos chineses fosse imposta pelo governo americano antes do Natal.
Ontem, o governo de Pequim anunciou o corte de tarifas sobre produtos de vários parceiros comerciais, incluindo os Estados Unidos — uma iniciativa vista como necessária para a assinatura oficial do acordo firmado no meio do mês.
De acordo com o representante comercial dos EUA, Robert Lighthizer, as autoridades das duas potências devem assinar os termos do acordo ainda na primeira semana de janeiro.
O clima mais ameno entre americanos e chineses têm cooperado para dar força às bolsas globais: nesta terça-feira (24), o Shanghai Composite, principal índice acionário chinês, fechou em alta de 0,67% — o Shenzhen, menos amplo, subiu 1,32%.
Nos Estados Unidos, o Dow Jones (-0,09%) e o S&P 500 (-0,01%) caem, mas o Nasdaq (+0,06%) sustenta leve alta — os três índices americanos renovaram as máximas históricas no pregão anterior.