🔴 AS BIG TECHS ESTÃO ‘SUGANDO’ DINHEIRO DA BOLSA BRASILEIRA? – VEJA COMO SE PROTEGER

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.
Conteúdo SuperSim

Score de crédito em ‘segundo plano’: saiba como a SuperSim está flexibilizando o acesso ao crédito para famílias com baixa pontuação 

De acordo com a fintech, instituições tradicionais falham ao levar em conta apenas o score de crédito para conceder empréstimos

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
25 de agosto de 2023
12:15 - atualizado às 10:06
supersim score de crédito
Imagem: Freepik

Você já deixou de tirar um projeto do papel por falta de condições financeiras favoráveis? Se sim, saiba que você não está só. Em um país com mais de 65 milhões de inadimplentes – dados de maio divulgados pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) –, um dos grandes vilões para a tomada de crédito tem nome e sobrenome: o score de crédito.

Essa pontuação, muitas vezes “invisível”, exerce um impacto significativo nas oportunidades de obtenção de crédito e nos desafios enfrentados por quem busca maior estabilidade financeira. E não poderia ser diferente, afinal é um dos principais critérios de avaliação utilizados por instituições financeiras e bancos no país.

Entretanto, quando o score de crédito é utilizado como fator determinante para a concessão de crédito, ele pode acabar excluindo milhares de brasileiros que precisam de uma renda extra. 

E é por isso que, diante dessa limitação e pensando em desburocratizar o acesso ao crédito por parte das famílias de classes C a E, a SuperSim, fintech de empréstimos online e sem garantia, criou uma solução flexível, voltada especialmente para quem não tem o score de crédito necessário e/ou está negativado.

O que é score de crédito e como ele influencia a tomada de empréstimo pessoal

O score de crédito é uma ferramenta muito utilizada por instituições financeiras na hora de avaliar os clientes em uma concessão de empréstimo. Isso porque ele é capaz de ajudar a determinar a saúde financeira de um indivíduo, com base no histórico financeiro do solicitante de crédito.

Dessa forma, a pontuação serve como base para os bancos avaliarem o risco de emprestar dinheiro a alguém. O score de crédito geralmente varia em uma escala de 0 a 1000 pontos, sendo que quanto maior a pontuação, mais favorável é a análise.

Além do histórico de pagamentos, o score também engloba a quantidade de dívidas, tipos de crédito utilizados e tempo de uso do crédito. Com isso, muitos bancos e instituições tradicionais se utilizam de políticas rigorosas em relação ao score mínimo necessário para aprovação. 

Como o sistema tradicional ‘falha’ ao levar em conta apenas o score de crédito na hora de conceder um empréstimo pessoal

O score de crédito, sem dúvida, é uma ferramenta valiosa para as instituições financeiras avaliarem o risco de emprestar dinheiro a indivíduos. No entanto, essa métrica, por mais importante que seja, não é uma visão completa da capacidade financeira de alguém

Na realidade, o sistema financeiro tradicional muitas vezes falha ao considerar o score de crédito como o único ou principal fator na decisão de conceder um empréstimo pessoal. O problema central desse método é que ele coloca grande peso no passado financeiro do indivíduo, muitas vezes ignorando as circunstâncias presentes. 

Ou seja: alguém que teve dificuldades financeiras no passado, mas que agora possui estabilidade e renda suficiente para pagar um empréstimo, pode ser excluído do acesso ao crédito, afinal a abordagem não leva em conta a evolução financeira e a capacidade atual de honrar compromissos financeiros.

De acordo com Antônio Brito, CEO da SuperSim, essa análise criteriosa pode limitar o acesso ao crédito, deixando milhares de famílias excluídas da possibilidade de realizar um empréstimo online ou conseguir dinheiro rápido.

“Para as classes C a E do Brasil, esse fator é muito injusto, pois não está diretamente ligado à capacidade de pagar um empréstimo pessoal. Esse método ríspido garante apenas que as pessoas que mais precisam do recurso não consigam acessá-lo”, destaca Antônio.

Para solucionar esse problema, a SuperSim avalia os clientes com base em critérios mais abrangentes, buscando entender a realidade atual e as perspectivas futuras.

Crédito para autônomos e negativados: conheça o projeto abrangente da SuperSim

É para atender aos brasileiros que são “excluídos” do sistema financeiro tradicional que surgiu a SuperSim. De acordo com o CEO da fintech, a estabilidade financeira é construída a partir de uma visão holística dos hábitos financeiros de alguém.

Essa abordagem mais compassiva e realista permite que a SuperSim ofereça soluções que vão além da necessidade de um bom score de crédito, ajudando as pessoas a alcançarem seus objetivos financeiros independentemente dos obstáculos que possam ter enfrentado no passado. 

“Analisamos outros fatores além do score, como os padrões de pagamento recentes, fluxos de receita e a CLT formal. Portanto, nossa decisão é muito mais centrada no momento do usuário do que em seu histórico de uso de crédito, e muito menos no seu número absoluto atual”, ressalta Antônio.

Dessa forma, a SuperSim permite que autônomos e até negativados tenham a oportunidade de tomar um empréstimo pessoal ou mesmo gerar renda extra. Este segundo ponto, aliás, é um dos grandes trunfos da fintech, que oferece soluções que vão além do microcrédito ou do empréstimo online.

O programa de indicação “Multiplik! Indique e Ganhe”, por exemplo, é um bom exemplo. Ele permite a você indicar amigos, familiares ou conhecidos para a SuperSim, a fim de auxiliar outras pessoas a obterem recursos financeiros de forma prática. Dessa forma, você ajuda quem precisa de crédito e é recompensado por cada nova parceria bem-sucedida.

Conheça a empresa que está por trás do melhor microcrédito do país

Como é possível observar, o score de crédito pode ser tanto uma ferramenta de auxílio como um fator prejudicial para quem precisa de dinheiro rápido. E no Brasil, essa limitação pode ser ainda mais excludente para o acesso a opções práticas de crédito por famílias de classe C a E.

Diante disso, a SuperSim trabalha com um lema bastante claro: garantir mais “sim” que “não” na hora de ofertar soluções de crédito para os brasileiros. A fintech oferece opções de empréstimos rápido online mesmo para aqueles que possuem restrições no nome ou não têm um histórico de crédito positivo.

Outro ponto de destaque é que, ao baixar o aplicativo da SuperSim no seu celular, você aumenta consideravelmente suas chances de conseguir acesso ao crédito. E não para por aí. A fintech oferece uma série de facilidades: 

  • Menos burocracia quando comparada com outros grandes bancos;
  • Ofertas personalizadas para cada perfil e realidade;
  • Processos de solicitação e validação 100% online;
  • Rapidez para o saque –  em até 30 minutos o dinheiro já aparece em sua conta. 

Ficou interessado em conhecer as soluções da SuperSim e os requisitos necessários para solicitar o seu empréstimo online rápido e sem burocracias? Então dê uma boa olhada no site oficial da fintech no link abaixo: 

Compartilhe

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar