🔴 AS BIG TECHS ESTÃO ‘SUGANDO’ DINHEIRO DA BOLSA BRASILEIRA? – VEJA COMO SE PROTEGER

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.
Conteúdo CapCut

Microempreendedores digitais: como alavancar seus negócios sem investir muito?

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
5 de janeiro de 2024
11:15 - atualizado às 11:10
capcut microempreendedores digitais
Imagem: Freepik

Os microempreendedores digitais são aqueles que usam a internet para criar e vender produtos ou serviços, seja como fonte principal ou complementar de renda.

Dessa forma,eles podem atuar em diversos segmentos, como e-commerce, marketing digital, educação online, consultoria, entre outros.

Mas afinal, como fazer o seu negócio digital crescer sem gastar muito dinheiro? A seguir, vamos dar algumas dicas para você alavancar o seu empreendimento online de forma simples e eficiente. Fique com a gente até o final e confira!

Dicas para os microempreendedores digitas alavancar seus negócios

Hoje em dia, o mercado digital está cada vez mais concorrido, com novos microempreendedores digitais, novas lojas, sites e marketplaces a cada dia.

Sendo assim, para os microempreendedores digitais, crescer nesse meio pode ser um desafio e tanto.

Pensando nisso, a seguir, listamos algumas dicas práticas, para ajudar você que deseja crescer na internet, mas não dispõe de um grande capital para investimento. Confira mais detalhes a seguir!

1. Defina o seu público-alvo e o seu diferencial

Para os microempreendedores digitais, antes de mais nada, é preciso saber para quem você está vendendo e o que você oferece de diferente dos seus concorrentes. Afinal, isso vai ajudá-lo a definir a sua proposta de valor e a sua estratégia de comunicação.

Para isso, faça uma pesquisa de mercado e identifique as características, necessidades, dores e desejos do seu público-alvo.

E, em seguida, analise os seus concorrentes e veja o que eles estão fazendo de certo e de errado. A partir daí, você pode criar uma oferta única e atrativa para o seu cliente ideal.

2. Aposte nas redes sociais para microempreendedores digitais

Para os micro empreendedores digitais, as redes sociais são ferramentas poderosas para divulgar o seu negócio, gerar tráfego para o seu site ou blog, construir relacionamento com o seu público e aumentar as suas vendas.

Por isso, você deve estar presente nas principais plataformas onde o seu público-alvo se encontra, como Facebook, Instagram, YouTube, Twitter, LinkedIn, etc.

Mas não basta apenas criar perfis e postar conteúdos aleatórios. Você precisa ter uma estratégia de marketing nas redes sociais, que envolve:

  1. Definir os seus objetivos e as suas métricas de sucesso;
  2. Criar um calendário editorial com os temas, formatos e frequências das suas publicações;
  3. Produzir conteúdos relevantes, originais e de qualidade para o seu público;
  4. Interagir com os seus seguidores, respondendo comentários, mensagens e dúvidas;
  5. Monitorar os resultados e ajustar a sua estratégia conforme necessário.

3. Invista em um bom editor de vídeo para microempreendedores digitais

Um dos formatos de conteúdo mais consumidos na internet é o vídeo. Por isso, os microempreendedores digitais que querem alavancar o seu negócio, precisam investir em vídeos de qualidade para as suas redes sociais, site, blog e canal no YouTube.

Mas como produzir vídeos profissionais sem gastar muito? A resposta é: usando um bom editor de vídeo, como o CapCut Online.

Afinal de contas, o pacote criativo do CapCut é uma ferramenta online e gratuita que permite editar vídeos de forma fácil e rápida, sem precisar baixar nenhum programa ou ter conhecimentos técnicos.

Sendo assim, com esse poderoso editor de vídeo, você pode:

  • Cortar, recortar, girar, redimensionar e ajustar a velocidade dos seus vídeos;
  • Adicionar efeitos, filtros, transições, textos, transformar foto em desenho, além de colocar narrações aos seus vídeos;
  • Exportar os seus vídeos em alta qualidade e em diferentes formatos, como MP4, MOV, AVI, etc;
  • Compartilhar os seus vídeos diretamente nas suas redes sociais ou salvar no seu computador.

Ademais, para usar o CapCut Online, basta seguir estes passos:

  1. Acesse o site do CapCut Online e clique em "Começar agora";
  2. Faça o upload do seu vídeo ou escolha um dos modelos disponíveis;
  3. Edite o seu vídeo como quiser, usando as opções do menu lateral;
  4. Clique em "Exportar" e escolha o formato e a qualidade do seu vídeo;
  5. Clique em "Baixar" ou "Compartilhar" e pronto!

4. Crie uma lista de e-mail

Outra forma dos microempreendedores digitais alavancarem o seu negócio sem investir muito é criando uma lista de e-mail.

Afinal, o e-mail marketing é uma das estratégias mais eficazes para se comunicar com o seu público, gerar valor, criar confiança e aumentar as suas conversões.

Para criar uma lista de e-mail, você precisa oferecer algo em troca para o seu visitante, como um e-book, um curso, um webinar, um cupom de desconto, etc.

Esse é o chamado lead magnet, ou seja, um imã de leads, que vai atrair as pessoas para se cadastrar na sua lista.

Depois de captar os e-mails, você precisa enviar mensagens periódicas para o seu público, com conteúdos relevantes, dicas, novidades e ofertas.

Mas cuidado para não ser invasivo ou spammer. Ou seja, você deve respeitar a frequência, o horário e o interesse do seu público, e sempre dar a opção de descadastro.

5. Microempreendedores digitais devem fazer parcerias estratégicas

Por fim, uma dica para alavancar o seu negócio digital sem investir muito é fazer parcerias estratégicas com outros empreendedores ou influenciadores do seu nicho.

E essas parcerias podem ser de vários tipos, como troca de conteúdo, em que você produz um conteúdo para o site, blog ou canal do seu parceiro, e ele produz um conteúdo para o seu.

Assim, vocês podem divulgar o seu trabalho para uma nova audiência e gerar mais tráfego e autoridade.

Também é possível fazer troca de divulgação. Nesse caso, você divulga o produto ou serviço do seu parceiro nas suas redes sociais, e ele divulga o seu. Sendo assim, vocês podem ampliar o seu alcance e gerar mais vendas.

Outra possibilidade é a co-produção, em que você e o seu parceiro criam um produto ou serviço em conjunto, como um e-book, um curso, um evento, etc. Com isso, vocês podem oferecer mais valor para o seu público e dividir os custos e os lucros.

Para fazer parcerias estratégicas, você precisa procurar por pessoas ou empresas que tenham um público-alvo semelhante ao seu, mas que não sejam concorrentes diretos.

Além disso, você precisa ter uma proposta clara e vantajosa para ambas as partes, e manter uma boa comunicação e relacionamento com o seu parceiro.

Conclusão

Como você viu, existem várias formas dos microempreendedores digitais alavancarem o seu negócio sem investir muito.

Ou seja, você só precisa ter criatividade, planejamento e dedicação. E, seguindo as dicas que listamos acima, você pode aumentar a sua visibilidade, a sua credibilidade e as suas vendas online. Até a próxima!

Compartilhe

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar