🔴 SÉRIE EMPIRICUS IN$IGTS: +100 RELATÓRIOS CORTESIA – LIBERE GRATUITAMENTE

Bruna Martins
Bruna Martins
Jornalista formada pela Universidade de São Paulo (ECA-USP) e redatora dos portais Seu Dinheiro, Money Times e Empiricus. Já foi repórter do Metro Jornal SP e colaborou para Casa Vogue, além de ter experiência em comunicação corporativa e assessoria de imprensa.
Conteúdo Empiricus

‘Essa é a maior remuneração do mercado financeiro’: veja como você pode ser um analista de sucesso como Lais Costa

O maior investimento feito pela analista da Empiricus Research foi em educação – e agora você tem a chance de fazer o mesmo pela sua carreira

Bruna Martins
Bruna Martins
17 de fevereiro de 2024
10:00 - atualizado às 14:05
mba analise de acoes e financas analista lais costa
Imagem: Divulgação/Empiricus

“O maior investimento que eu já fiz pela minha carreira foi na minha educação”: assim Lais Costa, analista de renda fixa da Empiricus Research, resume toda sua trajetória acadêmica e profissional até agora. 

E é certo dizer que valeu a pena – inclusive, ela mesma diz que “se pudesse, faria tudo de novo de olhos fechados”.

Desde a graduação cursada em engenharia elétrica até a obtenção de certificações relevantes do mercado internacional (CNPI, SIE e Series 7), Lais se preparou para chegar onde chegou, em 2023, ao ser reconhecida como um dos profissionais de maior destaque da Empiricus Research, empresa do grupo BTG Pactual. 

Se você também sonha em fazer uma transição para o mercado financeiro, mas não sabe muito bem como dar o primeiro passo em busca dessa realização, já deixo o convite para que conheça e faça sua pré-inscrição gratuita na nova turma do MBA em Análise de Ações da Empiricus.

Com mais de 700 vagas abertas atualmente e salários médios de R$ 30 mil (considerando só a cidade de São Paulo), esse mercado ainda oferece bônus “gordos”, que podem chegar a 2 ou 3 salários por ano. Mas as vantagens de atuar nessa área não param por aí. 

Esse ramo te ensina a importância da independência financeira ainda mais do que te remunera, e isso é de fato libertador. Essa é a maior remuneração do mercado financeiro: saber o que fazer com o seu dinheiro.”

E o melhor é que, para atuar no maior centro financeiro do país, em regiões como Itaim Bibi e Vila Olímpia, na capital paulista, você não precisa ter formação em áreas específicas, como economia ou matemática.

Basta ter disposição para, assim como Lais Costa, buscar uma boa especialização que te prepare para estar entre os “tubarões” do mercado. E é isso que você encontra no MBA em Análise de Ações da Empiricus.

“Se você é uma pessoa objetiva e disciplinada, o ambiente do mercado financeiro vai ser muito estimulante. Todo dia é dia de começar de novo. E a única coisa na qual você consegue se firmar em uma transição de carreira é no conhecimento que você carrega.”

Para entender melhor a importância da educação de qualidade para alcançar o sucesso nesse mercado – independentemente da área em que você trabalhe atualmente –, conheça a trajetória da analista Lais Costa logo abaixo. 

Da engenharia para o mercado financeiro

Lais Costa nasceu e foi criada em Teófilo Otoni, cidade do interior de Minas Gerais, bem próximo à divisa com o estado da Bahia. Estudou em escolas públicas quase a infância toda – exceto quando obteve bolsas de estudo por seus pais serem professores. 

Ela saiu de casa cedo: ainda aos 15 anos, foi cursar o terceiro ano do ensino médio no campus do Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo) no município paulista de Engenheiro Coelho. 

Usando sua nota do Enem, conseguiu ingressar no curso de engenharia elétrica na UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), campus de Pato Branco. “Meus pais não tinham condições de pagar uma faculdade particular pra mim, então agarrei essa oportunidade”, conta. 

Atuou como monitora de Cálculo 3 durante o curso e, dois anos depois, conseguiu transferência para o campus de Curitiba. Foi lá que ela ouviu falar sobre o Ciência sem Fronteiras, antigo programa de pesquisa do governo, e nasceu o sonho de estudar fora do país.

Em janeiro de 2014, Lais finalmente embarcou para estudar na Universidade do Tennessee. Em setembro do mesmo ano, alcançou outro sonho: uma transferência para o MIT (Massachusetts Institute of Technology), uma das melhores instituições de ensino do mundo. Foi lá que ela teve seu primeiro contato com o mercado de investimentos.

De volta a Curitiba para se formar, chegou a trabalhar em pequenas centrais hidrelétricas, mas sempre com uma identidade maior pelas áreas de planejamento estratégico e financeiro do que pelas funções técnicas. Esse era o primeiro sinal de que ainda passaria muitos anos de sua vida falando sobre finanças.

Quando ‘todas as portas se abriram’

Depois de formada, Lais Costa voltou para os Estados Unidos, onde o irmão precisava de ajuda na administração de alguns empreendimentos imobiliários. Esse mesmo irmão, inclusive, foi quem a apresentou a Empiricus: “ele era assinante desde que eu estava na faculdade, falava sempre sobre o Felipe Miranda [co-fundador da casa de análise]”. 

Com problemas na rentabilidade dos investimentos, os dois decidiram dar uma guinada no negócio e, ao invés do mercado imobiliário, passaram a focar em bonds: títulos de dívida de empresas brasileiras negociados lá fora. 

“Aquilo ali me fascinou de uma forma… a gente tinha retornos iguais, ou até maiores porque usávamos alavancagem, mas sem o esforço físico de acompanhar obras, buscar permissões com prefeituras, esse tipo de coisa”, explica.

Foi então que Lais deu mais um passo rumo a sua especialização e decidiu cursar pós-graduação em Finanças. Em pouco tempo, aplicou e passou na Advanced Business Certificate, na Universidade de Columbia. 

“Cheguei com 300 dólares no bolso, tendo que financiar tudo, desde o curso, alimentação e moradia. Mas com notas boas e recomendações de professores, foi ali que todas as portas se abriram.”

Todo o esforço acadêmico de Lais Costa começou a dar retorno logo em seguida, no começo de 2018, quando ingressou no estágio da Itaú Asset, ainda nos Estados Unidos. “Nesses quatro meses foi quando eu mais aprendi sobre mercado, porque integrando a equipe de compliance você participa de praticamente todas as reuniões do banco”, conta. 

Mas a vontade maior dela era ir para o “front office”. E essa vontade foi atendida com um convite para atuar na área de research da XP, onde ficou por mais de um ano. 

Entrada de Lais Costa na maior casa de análise financeira independente do país

Com a chegada da pandemia, Lais precisou voltar ao Brasil por questões familiares. “E a primeira coisa que veio na minha cabeça foi a Empiricus. Eu já conhecia todos os nomes dos analistas, lia relatórios, me identificava com a cultura da empresa.”

Foi então que ela mandou um e-mail para Felipe Miranda, com seu currículo em anexo e se disponibilizando para possíveis oportunidades de trabalho. Em menos de dois minutos – uma agilidade que mais tarde ela entenderia que é comum ao CIO – a resposta veio, convidando Lais para uma entrevista com o RH da empresa. 

Teria a sua formação acadêmica sido um diferencial no currículo e contribuído para chamar a atenção de Felipe Miranda? Provavelmente. 

Fato é que, em maio de 2021, Lais Costa chegou para integrar a equipe de Melhores Fundos da Empiricus Research. E, desde setembro de 2023, a analista é responsável pela carteira Super Renda Fixa da maior casa de análise financeira independente do país.

Encurte o seu caminho para o mercado financeiro

Você também pode seguir os mesmos passos de Lais e, com a especialização correta, migrar de carreira e se tornar referência no mercado financeiro.

Para isso, conheça o MBA em Análise de Ações da Empiricus: uma formação completa que te ajuda a, em poucos meses, buscar as certificações necessárias para atuar como analista de ações em grandes empresas do setor, com salários que giram em torno de R$ 30 mil por mês na cidade de São Paulo.

As pré-inscrições do curso já estão abertas aqui e, com elas, você pode assistir às 4 aulas inaugurais do MBA de forma totalmente online e gratuita. Assim, você poderá entender melhor o funcionamento do curso e, então, decidir se realmente deseja se tornar um profissional referência do mercado financeiro. 

Compartilhe

Conteúdo Empiricus

Fundo imobiliário de tijolo exposto ao varejo pode gerar retorno de até 13%; veja a recomendação

17 de abril de 2024 - 14:00

Com mais de 57 imóveis, o fundo imobiliário pode se beneficiar de empreendimentos em processo de alienação, segundo análise da Empiricus

Conteúdo Empiricus

Nem só de tecnologia e luxo vivem os bilionários: agronegócio é responsável por parte de suas fortunas

17 de abril de 2024 - 10:00

Produção de bebidas, terras agrícolas e cultivo de proteínas figuram entre investimentos de Bernard Arnault, Elon Musk e Jeff Bezos; confira como você também pode obter lucros no setor

Conteúdo Empiricus

A ‘compra do mês’ dos americanos agora inclui barras de ouro; especialista indica o passo a passo para o brasileiro que deseja investir na commodity

17 de abril de 2024 - 9:00

Entenda o porquê dessa ‘febre do ouro’ e se faz sentido proteger seu patrimônio agora com esse ativo

Conteúdo Empiricus

Ferramenta de trade que entregou 3x mais lucro que o Bitcoin é lançada ao público; veja como acessar

16 de abril de 2024 - 16:00

Eduardo Garufi entregou 285% de lucro em 6 meses, 3x mais que o Bitcoin; agora você pode ‘copiar e colar’ essa estratégia

Conteúdo Empiricus

Qual o melhor caminho para viver de renda? Conheça um plano para buscar até 11 fontes de renda passiva

16 de abril de 2024 - 14:00

Projeto Renda tem como meta ensinar o passo a passo para poder ter dinheiro ‘pingando’ na conta todo mês; pré-inscrição é gratuita

Conteúdo Empiricus

Hora de ir às compras: vendas do varejo surpreendem, mas ações despencam 7% – ‘para quem compra, o momento é muito bom’, diz analista

16 de abril de 2024 - 10:00

Analista defende que o pior período para as empresas do varejo já passou e as ações estão extremamente baratas; veja como aproveitar

Conteúdo Empiricus

Empresário da Faria Lima assina termo com compromisso de buscar renda extra pra brasileiros em até 30 dias

15 de abril de 2024 - 16:00

Felipe Miranda quer ajudar brasileiros a buscar renda passiva no mercado financeiro, podendo chegar a até R$ 10 mil por mês, no longo prazo

Conteúdo Empiricus

Ele está de volta: ‘primo’ do ChatGPT é atualizado e tem meta de gerar R$10.760 por mês; veja como acessar

15 de abril de 2024 - 12:00

Robô batizado de Ultimate Machine possuía acesso restrito a 1% dos traders do Brasil

Conteúdo Empiricus

Criptomoeda comunista? Lote de ativo do Vietnã que pode disparar 39.900% vai ser distribuído a partir de segunda-feira; garanta suas unidades

14 de abril de 2024 - 16:00

Criptomoeda desenvolvida no país asiático já disparou 1.200% e faz parte de carteira com potencial milionário

Conteúdo Empiricus

Ação do varejo já subiu 296% em um ano; tem espaço para mais? Analista prefere outra varejista de moda; veja

14 de abril de 2024 - 8:00

Enquanto esse papel dispara na bolsa, analista da Empiricus recomenda outra varejista de moda em ótimo ponto de entrada

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar