🔴 CHANCE DE MULTIPLICAR O INVESTIMENTO EM ATÉ 14,5X EM 8 DIAS? ENTENDA A PROPOSTA

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.
última chance

Prazo extra: Inscrições para o Enem são adiadas e estudantes têm até hoje às 23h59 para participar; confira o calendário

Ministério da Educação prorrogou o prazo de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio até hoje (14)

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
14 de junho de 2024
15:13 - atualizado às 8:36
enem dos concursos mba analista de acoes
Interessados têm até 23h59 de hoje para fazer a inscrição no Enem Imagem: Canva

Na última sexta-feira (07), os estudantes ganharam um prazo extra para correr atrás do sonho de entrar na faculdade, porém o tempo está acabando. Isso porque o Ministério da Educação adiou a data limite para as inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 para hoje, dia 14 de junho, às 23h59 (horário de Brasília).

A data vale também para os alunos do Rio Grande do Sul. No entanto, as inscrições voltam a ficar disponíveis para os estudantes gaúchos a partir do dia 16 de junho e vão até a próxima sexta-feira (21), às 23h59.

Devido às enchentes na região, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) estendeu o prazo para a inscrição no exame no estado. De acordo com o Inep, 70% dos alunos formandos do Rio Grande do Sul já se inscreveram para participar do Enem.

Não foram só as inscrições que ganharam um prazo extra. As solicitações de atendimento especializado e tratamento por nome social também vão até esta sexta-feira (14). Além disso, o pagamento da taxa de inscrição foi estendido até 19 de junho.

O valor da taxa é de R$ 85 e vale para todos os estudantes, exceto aos participantes que solicitarem isenção e comprovarem o direito do não pagamento da taxa. Vale lembrar que a inscrição também é gratuita para para os alunos do Rio Grande do Sul.

Para participar, os estudantes devem realizar a inscrição através da Página do Participante do Enem, com CPF do estudante e senha do portal do governo federal Gov.br.

No momento do cadastro, o candidato deverá escolher o idioma da prova de língua estrangeira, entre inglês ou espanhol.

Provas e o novo cronograma do Enem 2024

Apesar das mudanças, as datas de aplicação foram mantidas. O Enem 2024 será aplicado em todos os estados e no Distrito Federal nos dias 3 e 10 de novembro. 

No primeiro dia, as provas são de linguagens, códigos e suas tecnologias, além da redação e ciências humanas e suas tecnologias. O exame terá 5 horas e 30 minutos de duração.

Já no segundo dia, serão aplicadas as provas de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. A avaliação terá 5 horas de duração.

Segundo reposta do Inep ao Seu Dinheiro, o Ministério da Educação ainda avalia a necessidade da aplicação das provas em uma nova data para os participantes do Rio Grande do Sul.

Veja o calendário das principais datas do vestibular:

  • Inscrições: até 14 de junho
  • Pagamento da taxa de inscrição: até 19 de junho
  • Tratamento pelo nome social: até 14 de junho
  • Solicitação para atendimento especializado: até 14 de junho
  • Aplicação das provas: 3 de novembro e 10 de novembro
  • Solicitação de reaplicação das provas: 11 de novembro até 15 de novembro
  • Reaplicação das provas: 10 de dezembro e 11 de dezembro
  • Divulgação do gabarito: 20 de novembro
  • Divulgação do resultado: 13 de janeiro de 2025

Treineiros

Além dos estudantes que desejam ingressar na universidade, os chamados “treineiros” também podem participar do Enem. 

A categoria inclui estudantes que vão concluir o ensino médio após o ano letivo de 2024 ou os interessados em fazer o exame que não estejam cursando e não concluíram o ensino médio. 

A participação de treineiros serve somente para autoavaliação de conhecimentos. Dessa forma, as notas individuais destes candidatos não poderão ser usadas para acesso ao ensino superior.

Os resultados das provas dos treineiros do Enem serão publicados 60 dias após a divulgação geral dos demais candidatos.

Onde usar a nota do Enem?

Como o Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica, os resultados podem ser utilizados para diversas formas de ingresso à universidade, seja para instituições nacionais quanto internacionais.

As notas da avaliação são aceitas para o acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni), que concede bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação.

Além disso, as instituições privadas de ensino superior também usam as notas do Enem para selecionar estudantes. 

Os resultados ainda servem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

As notas podem ser utilizadas também nos processos seletivos de instituições portuguesas que têm convênio com o Inep.

* A reportagem foi atualizada com novas informações do Inep sobre a aplicação do Enem no Rio Grande do Sul.

*Com informações da Agência Brasil

Compartilhe

NOME SUJO?

20 milhões de brasileiros estão no Serasa e não sabem; veja se você é um deles e limpe seu nome

13 de julho de 2024 - 13:57

Pesquisa do Serasa aponta ainda que 51 milhões de pessoas nunca consultaram a situação do próprio CPF

PONTO A PONTO

IVA, cashback, imposto do pecado, carne na cesta básica: entenda a reforma tributária em 11 pontos

12 de julho de 2024 - 10:12

Regulamentação da reforma tributária passou na Câmara e agora precisa ser aprovada pelo Senado antes de seguir para sanção presidencial

Faz um Pix

Mais um vazamento de dados do Pix; BC diz que, desta vez, informações são de clientes da 99Pay

10 de julho de 2024 - 11:33

Exposição de informações de clientes ocorre num momento em que o meio de pagamento registra recordes sucessivos de uso diário

A DINHEIRISTA

A pensão alimentícia que pago está indo inteira para a mãe do meu filho. Ele nem sequer mora mais no Brasil. Posso pedir reembolso?

8 de julho de 2024 - 11:38

Se fôssemos fazer um ranking de temas que mais recebemos dos leitores de A Dinheirista, pensão alimentícia certamente estaria no top 5. São dezenas de dúvidas na nossa caixa de e-mail, em especial depois de um vídeo sobre o assunto ter viralizado nas redes sociais.  A maioria tem um tópico em comum: é possível pedir […]

ONDE INVESTIR NO SEGUNDO SEMESTRE

Dólar: se você ainda não tem uma parte do patrimônio na moeda norte-americana, a hora de investir é agora

8 de julho de 2024 - 6:07

Seja para bancar uma viagem, quitar alguma dívida em moeda forte ou proteger uma parte do portfólio, especialistas avaliam que é hora de comprar

TRANSFERÊNCIA

Passo a passo: saiba como fazer a portabilidade da dívida do cartão de crédito

6 de julho de 2024 - 10:42

Especialistas e órgãos de defesa do consumidor orientam aos clientes para terem cuidado ao escolher a nova instituição para migrar a dívida do cartão de crédito

Grana no fundo da gaveta

Dinheiro esquecido: Banco Central alerta que ainda há bilhões esperando pelos seus donos; veja se você tem algo a receber

5 de julho de 2024 - 19:15

Após mais de dois anos da criação do sistema de identificação de valores a receber, apenas 32% dos correntistas buscaram seus recursos parados

Balanço

Na renda fixa, aplicações conservadoras tiveram o melhor desempenho no semestre; confira as variações

3 de julho de 2024 - 13:03

Títulos emitidos por empresas indexados ao DI mostraram os melhores ganhos do período, segundo índices calculados pela Anbima; entre os títulos públicos, títulos Tesouro Selic foram os campeões

Com a cotação nas alturas...

Vai assistir as Olimpíadas de Paris de perto? Saiba quais as melhores maneiras de levar euro hoje para a Europa

2 de julho de 2024 - 10:26

Se você vai sair de férias ou assistir aos Jogos Olímpicos na França no fim do mês, é importante ter euro em espécie, mas há outras maneiras seguras de levar a moeda; conheça e compare

dinheiro de plástico

Portabilidade das dívidas no cartão entra em vigor hoje; saiba como pedir a troca de operadora

1 de julho de 2024 - 16:33

Medida visa reduzir o endividamento e melhorar a capacidade de planejamento do consumidor

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar