🔴 AÇÕES, CRIPTOMOEDAS E MAIS: CONFIRA DE GRAÇA 30 RECOMENDAÇÕES

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.
Faz um Pix

Mais um vazamento de dados do Pix; BC diz que, desta vez, informações são de clientes da 99Pay

Exposição de informações de clientes ocorre num momento em que o meio de pagamento registra recordes sucessivos de uso diário

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
10 de julho de 2024
11:33 - atualizado às 11:06
Tem se tornado comum o vazamento de dados de clientes de instituições financeiras ao usar o Pix -

O Banco Central (BC) informou nesta quarta-feira (10), mais uma ocorrência de vazamento de dados cadastrais vinculados a chaves do Pix. Desta vez sob a responsabilidade da 99Pay Instituição de Pagamento.

Vazamentos e outros problemas, no entanto, têm sido recorrentes no uso do meio de pagamento.

É importante que o Banco Central e as instituições financeiras reforcem os mecanismos de segurança cibernética como forma de evitar desgaste da imagem e da credibilidade do Pix, especialmente porque o meio vem registrando recorde após recorde em seu uso.

No caso com a 99Pay, foram potencialmente expostos dados cadastrais vinculados a 39.088 chaves Pix, incluindo nome do usuário, CPF com máscara, instituição de relacionamento, agência e número da conta.

"Não foram expostos dados sensíveis, tais como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário”, afirmou o BC.

Dados cadastrais foram vazados

Segundo a instituição, as informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras.

Leia Também

De acordo com a autoridade monetária, o incidente de segurança ocorreu por "falhas pontuais" em sistemas da 99Pay.

"Foram adotadas as ações necessárias para a apuração detalhada do caso e serão aplicadas as medidas sancionadoras previstas na regulação vigente", acrescentou o BC.

Os clientes que tiveram seus dados expostos serão notificados por meio do aplicativo ou pelo internet banking de seus bancos.

"Nem o BC nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação com os usuários afetados, tais como aplicativos de mensagens, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail", disse o BC.

Outros casos problemáticos

Há um mês, no dia 11 de junho, o BC comunicou o vazamento de dados pessoais vinculados a chaves Pix sob a guarda e a responsabilidade da iugu Instituição de Pagamento e da Pagcerto Instituição de Pagamento, “em razão de falhas pontuais em sistemas dessas instituições”.

No início de abril, os cliente do C6 Bank relataram problemas de instabilidade com a ferramenta digital, especialmente na realização de Pix. Os problemas na plataforma do C6 começaram por volta das 9h do dia 5 de abril, segundo dados do site DownDetector. A plataforma produz relatórios de problemas ocorridos durante as 24 horas anteriores.

Às 9h50 daquele dia, o número de reclamações no DownDetector ultrapassava a marca de 1,3 mil notificações.

Questionado, o C6 respondeu logo após as 12h00. “Algumas funções do aplicativo do C6 Bank ficaram instáveis na manhã de hoje, sexta-feira (5/4). A situação já voltou ao normal para a maior parte dos clientes. Apenas o envio de Pix apresenta intermitências no momento – e para pequena parcela dos usuários”, informou o banco, complementando que trabalhava para sanar as instabilidades o mais rápido possível.

Banco do Brasil

Para clientes do Banco do Brasil, os problemas de instabilidade aconteceram no início de fevereiro. No dia 2, logo após as 16h, o site DownDetector relatava mais de 500 problemas. De acordo com a plataforma, 74% das notificações envolviam o Pix.

Na segunda-feira (8), o Banco Central informou que o volume de transações diárias do Pix atingiu 224,2 milhões na sexta-feira anterior, dia 5, novo recorde diário.

Antes, o volume mais alto havia sido contabilizado no dia 7 de junho, com 206,8 milhões de transações.

“Os números são mais uma demonstração da importância do Pix como infraestrutura digital pública, para a promoção da inclusão financeira, da inovação e da concorrência na prestação de serviços de pagamentos no Brasil", disse o BC, em nota.

Mecanismo para solucionar fraudes

Para evitar problemas e tentar solucionar parte de fraudes ocorridas com o Pix, a Febraban e o BC iniciaram em junho debates sobre melhorias para o Mecanismo Especial de Devolução (MED), um recurso do Pix criado para facilitar as devoluções em caso de fraudes, o que pode atrapalhar a vida dos golpistas.

O MED é o sistema que permite ao usuário reaver recursos em transações feitas pela ferramenta de pagamento instantâneo. Batizado de MED 2.0, o projeto foi proposto pela federação dos bancos, e seu desenvolvimento ocorrerá ao longo do segundo semestre, com implementação prevista para o final de 2025.

Segundo a Febraban, com o MED, quando o cliente é vítima de fraude, golpe ou crime, pode reclamar em sua instituição nos canais de atendimento em até 80 dias da data da realização do Pix.

“Ao efetuar a reclamação, os recursos são bloqueados na conta do recebedor para análise detalhada do caso e, se for considerado procedente, os recursos são devolvidos à vítima. Entretanto, esta devolução depende de disponibilidade de fundos na conta do fraudador”, informa a federação dos bancos.

No fluxo atual, a notificação de infração associada à devolução permite o bloqueio de valores apenas na primeira conta recebedora do recurso, ou seja, na primeira camada a qual o dinheiro foi enviado.

Camadas de triangulação

A Febraban afirma que propôs ao Banco Central mudanças para que o fluxo atual permita o bloqueio de valores até outras camadas de triangulação do recurso, o que foi aceito pelo regulador. “O objetivo é reduzir a prática das diferentes modalidades de fraudes e golpes utilizando o Pix como meio”, diz texto da Febraban.

“Já observamos que os criminosos espalham o dinheiro proveniente de golpes e crimes em várias contas de forma muito rápida e, por isso, é importante aprimorar o sistema para que ele atinja mais camadas”, afirma Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban, no texto distribuído pela entidade.

“A Febraban acredita que o MED 2.0 será um grande avanço para a prevenção e combate a golpes e fraudes e possibilitará também maior êxito no bloqueio e recuperação de valores”, complementa.

*(Com informações do Estadão Conteúdo)

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O mês do cachorro louco mudou? Depois das máximas históricas de agosto, Ibovespa luta para sair do vermelho em setembro

4 de setembro de 2024 - 8:15

Temores referentes à desaceleração da economia dos EUA e perda de entusiasmo com inteligência artificial penalizam as bolsas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Não deve ser hoje: Ibovespa aguarda PIB em dia de aversão ao risco lá fora e obstáculos para buscar novos recordes

3 de setembro de 2024 - 8:11

Bolsas internacionais amanhecem no vermelho com temores com o crescimento da China, o que também afeta o minério de ferro e o petróleo

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Setembro finalmente chegou: Feriado nos EUA drena liquidez em início de semana com promessa de fortes emoções no Ibovespa

2 de setembro de 2024 - 8:04

Agenda da semana tem PIB e balança comercial no Brasil; nos EUA, relatório mensal de emprego é o destaque, mas só sai na sexta

ANOTE NO CALENDÁRIO

Agenda econômica: PIB do Brasil e o dado mais importante da economia dos EUA são os destaques da semana; veja o calendário completo

2 de setembro de 2024 - 6:02

Investidores aguardam início de corte de juros nos EUA e dados do payroll vão indicar a magnitude da tesourada do Federal Reserve

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Um provérbio para a bolsa: Depois de realizar lucros, Ibovespa aguarda PCE, desemprego e falas de Haddad e Campos Neto

30 de agosto de 2024 - 8:09

Para além da bolsa, o Banco Central promove hoje seu primeiro leilão de venda de dólares desde abril de 2022

CORRIDA DE CARROS ELÉTRICOS

Elon Musk no retrovisor? BYD aumenta lucro líquido e deve desbancar Tesla ainda este ano; entenda o que impulsiona a fabricante chinesa

28 de agosto de 2024 - 15:32

Resultados positivos da BYD vêm em meio a uma guerra de preços no mercado de veículos elétricos e dificuldades no setor automobilístico da China

TEM LUZ NO FIM DO TÚNEL?

A Selic vai mesmo subir? O Brasil não tem mais jeito? Dois fatos sobre os juros e um sobre a economia na visão dos chefões dos grandes bancos

27 de agosto de 2024 - 19:43

Mario Leão, do Santander Brasil, e Roberto Sallouti, do BTG, avaliaram a economia brasileira durante evento que reuniu CEOs de grandes bancos e empresas brasileiras nesta terça-feira (27); confira o que eles pensam sobre o nosso futuro

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Um olhar para dentro da bolsa: Depois de bater novo recorde com Petrobras (PETR4), Ibovespa repercute novo CEO da Vale (VALE3)

27 de agosto de 2024 - 7:59

Além da Petrobras e da Vale, os investidores repercutem hoje a prévia da inflação de agosto e seu possível impacto nos juros

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Entre dragões de gelo e fogo: Ibovespa inicia semana de olho em dados de inflação e emprego e juras sobre juros

26 de agosto de 2024 - 8:11

Indicadores de inflação e mercado de trabalho no Brasil e nos EUA ajudam investidores a calibrar perspectivas para os juros

ANOTE NO CALENDÁRIO

Agenda econômica: IPCA-15 e dados de desemprego dominam a semana no Brasil; no exterior, PIB dos EUA ganha destaque

26 de agosto de 2024 - 7:02

Nesta semana, a agenda dos investidores será recheada de dados sobre inflação. Os mercados financeiros acompanham ainda discursos de dirigentes do Fed e do FOMC

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Não se fala em outra coisa: Ibovespa espera discurso de Powell com investidores na expectativa de emplacar novos recordes

23 de agosto de 2024 - 8:00

Ibovespa devolveu quase 1% dos ganhos recentes em meio a um movimento de realização de lucros na quinta-feira, mas reteve os 135 mil pontos

PARA TUDO

CVM suspende ‘figurões’ do mercado da atividade de administradores de carteiras, de banqueiros a gestores

22 de agosto de 2024 - 11:18

Entre as personalidades na mira da CVM, estão José Berenguer, atual CEO do Banco XP, e Pedro Guimarães, que foi CEO da Caixa no governo Bolsonaro

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Coisas que só acontecem com o Botafogo e com a bolsa: Ibovespa tenta o quarto recorde seguido de olho em Jackson Hole

22 de agosto de 2024 - 8:21

O Ibovespa virou a chavinha e voltou a renovar suas máximas históricas nos últimos pregões, mas sempre no sufoco

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Um mercado atado: Ibovespa busca impulso na Vale e na alta do petróleo com investidores à espera da ata do Fed

21 de agosto de 2024 - 8:09

Vindo de dois recordes seguidos de fechamento, Ibovespa vem surfando expectativa de corte de juros nos Estados Unidos

FUTURO DOS JUROS

Novo presidente do BC terá “oportunidade imperdível” de subir a Selic e ganhar a confiança do mercado, diz Rogério Xavier, da SPX

20 de agosto de 2024 - 18:54

Na avaliação do sócio-fundador da SPX, um eventual pequeno ciclo de aumento de juros também traria um saldo positivo para o Brasil

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O céu é o limite para a bolsa? Ibovespa parte de recorde com mercado atento a Haddad e Campos Neto

20 de agosto de 2024 - 8:06

Em meio a uma agenda esvaziada, os investidores também estão na expectativa em relação ao simpósio de banqueiros centrais de Jackson Hole

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Depois de emplacar suas duas melhores semanas no ano, Ibovespa caminha a reboque dos próximos passos do Fed

19 de agosto de 2024 - 8:02

Ibovespa acumula alta de quase 5% em agosto, mas continuidade do movimento é altamente dependente do rumo dos juros nos EUA

ORÇAMENTO

Supensão das ‘emendas pix’: por unanimidade, STF mantém decisão de Flávio Dino

17 de agosto de 2024 - 16:39

Além das ‘emendas pix’, decisão do STF suspende as emendas impositivas do Congresso ao Orçamento da União

CRIMES VIRTUAIS

Novo golpe do Pix: bandidos abusam de mecanismo que serve para prevenir fraudes; veja como se proteger

16 de agosto de 2024 - 19:12

Prejuízo financeiro ocorre por conta de devolução duplicada do Pix efetuado; entenda o passo a passo dos criminosos

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Recorde pós-olímpico na bolsa: Ibovespa busca novas máximas históricas em dia favorável a ativos de risco

16 de agosto de 2024 - 8:05

Ibovespa estabeleceu uma nova máxima intradiária na quinta-feira, mas não conseguiu bater o recorde de fechamento

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar