🔴 AÇÕES, CRIPTOMOEDAS E MAIS: CONFIRA DE GRAÇA 30 RECOMENDAÇÕES

Estadão Conteúdo
MOEDAS VIRTUAIS

Banco Central vai seguir na regulação independente do PL sobre os criptoativos, diz técnico da autoridade monetária

Segundo Nagel Paulino, BC pretende concluir a sua estratégia regulatória de criptoativos até o início de 2025

criptoativos criptomoedas bitcoin
Imagem: Shutterstock

O Banco Central (BC) vai avançar na sua agenda de regulação de criptoativos independentemente do andamento do projeto de lei 4.932 de 2023, que regulamenta a operação de criptoativos no país. 

A afirmação é do chefe de subunidade do departamento de regulação do sistema financeiro do BC, Nagel Paulino.

"A nossa regulação vai seguir independentemente do PL, na forma que estamos tentando estruturá-la, mas pode ser que, ao longo do percurso, surja o PL e a gente tenha de redefinir determinadas coisas", disse Paulino, em um evento sobre blockchain no Rio de Janeiro.

Ele relatou que o BC tem dialogado com o deputado Áureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), relator do projeto, sobre o tema. 

Um dos pontos tratados na matéria e pelo próprio BC é a chamada segregação patrimonial, exigindo que as corretoras de criptoativos separem seus próprios ativos dos ativos dos clientes.

"A gente tem diálogos com o próprio deputado, com a assessoria dele. Eles entendem que têm condições de avançar, então acho que há uma perspectiva boa de que isso avance", disse. 

"A melhor das situações é que o PL de cripto de fato avance e traga a segurança patrimonial."

Regulamentação será concluída em 2025

Segundo o técnico da autoridade monetária, o BC pretende concluir a sua estratégia regulatória de ativos digitais até o início de 2025.

Ele afirmou que a elaboração do relatório da consulta pública sobre a regulamentação de criptoativos "está nos finalmentes", mas não citou um prazo para a publicação.

De acordo com Nagel Paulino, uma próxima consulta pública para chegar ao texto regulatório e o fechamento das minutas deve ocorrer no início do ano que vem. O BC também vai publicar análise de impacto regulatório, ele disse.

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar