🔴 IPCA-15 DE ABRIL DESACELERA – VEM AÍ SELIC A 10,50% OU 10,25? SAIBA ONDE INVESTIR

Dani Alvarenga
CALENDÁRIO DO FERIADO

A B3 vai abrir na Semana Santa? Confira o funcionamento da bolsa brasileira, dos bancos, Correios e transporte público no feriado

O feriado da Semana Santa deve movimentar os principais serviços do Brasil e o Seu Dinheiro foi atrás do que abre e fecha durante a folga

Dani Alvarenga
27 de março de 2024
13:01 - atualizado às 13:02
calendário dividendos jcp agenda fevereiro 2024 balanços temporada resultados 4t23
Imagem: Shutterstock

Os investidores estão observando uma redução na liquidez e aumento da volatilidade nos mercados nesta semana. Mas não é só a reta final de balanços do 4T23 e a divulgação de dados econômicos que vêm movimentando a bolsa brasileira. Um dos motivos para a reação é uma pausa merecida: o feriado da Páscoa

A Semana Santa encurtou o calendário e deixou a agenda econômica nacional mais esvaziada. Como de costume, a data também deve mexer com os principais serviços do Brasil, afetando o funcionamento de bancos, correios e transportes públicos.

A folga será um respiro importante, já que o próximo feriado só vai acontecer em maio. Por isso, o Seu Dinheiro foi atrás de tudo o que você precisa fazer para aproveitar a Páscoa.

A B3 vai funcionar durante o feriado da Semana Santa?

Os investidores vão poder tirar a gravata e abrir os chocolates. A bolsa brasileira não vai operar durante a Sexta-Feira Santa (29).

Segundo o calendário da B3, ficarão paralisadas as transações dos segmentos de renda variável, renda fixa privada, ETF de renda fixa e de derivativos listados, assim como do mercado de empréstimo de ativos.

A bolsa de valores brasileira também não fará registro de operações de títulos do agronegócio. O mesmo vale para o mercado de câmbio pronto na Câmara de Câmbio B3, no qual não haverá negociação nem registro.

A contratação, compensação e liquidação de operações e movimentação de garantias na Câmara B3 também estarão paralisadas durante o feriado. Assim como as movimentações na Central Depositária de Renda Variável da B3.

Os segmentos Cetip UTVM, Cetip UFIN e do Tesouro Direto também não vão realizar registros, negociações, movimentações e liquidações durante a Sexta-Feira Santa.

Como ficam os bancos no feriado?

Assim como a bolsa brasileira e os mercados internacionais, as agências bancárias também ficarão fechadas durante o recesso da Semana Santa. Dessa forma, não haverá atendimento ao público.

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as compensações bancárias, incluindo a TED, também não serão realizadas. Somente o PIX, que funciona 24 horas, poderá ser feito normalmente.

Vale ressaltar que, no caso de carnês e contas de consumo — como água, energia e telefone —, os boletos vencidos no feriado poderão ser pagos sem acréscimo na segunda-feira (1), o dia útil seguinte à folga. 

Porém, mesmo com o fechamento das agências, os canais digitais dos bancos vão seguir disponíveis. Em alguns locais, as salas de autoatendimento também estarão disponíveis aos clientes.

Os Correios vão entregar na Páscoa?

Está esperando receber seu ovo de Páscoa pelos Correios? Então saiba que não haverá atendimento nas agências dos Correios na Sexta-Feira Santa (29). Os atendimentos só serão realizados pelos canais de atendimento através da atendente virtual. 

Apesar da pausa, no sábado (30), o funcionamento já será retomado. Nas agências que atendem normalmente aos sábados, o atendimento e entregas serão realizados normalmente. Ou seja, ainda pode dar tempo de receber o chocolate do Coelhinho — digo, carteiro — antes do Domingo de Páscoa.

O funcionamento dos metrôs, trens e ônibus paulistanos no feriado

Quem planeja utilizar os transportes públicos no fim desta semana precisará ficar atento. Durante o feriado da Sexta-feira Santa (29) e o domingo de Páscoa (31), as operação dos trens e metrôs terão alterações.

Na sexta-feira (29), as cinco linhas de trens da CPTM vão circular com intervalos iguais aos de um feriado

Enquanto no sábado e no Domingo de Páscoa, os intervalos médios serão mais extensos, como já ocorre aos finais de semana.

As linhas de metrô 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata vão circular com programação de feriado durante a Sexta-Feira Santa. No sábado e domingo, a frota será equivalente a de finais de semana.

Compartilhe

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar