🔴 AÇÕES, CRIPTOMOEDAS E MAIS: CONFIRA DE GRAÇA 30 RECOMENDAÇÕES

Oportunidade?

Previdência privada com ações: vale a pena antecipar os aportes em PGBL para aproveitar a queda da bolsa no ano?

Se você investe em ações por meio do seu plano de previdência privada, você precisa ler isso…

13 de julho de 2024
7:57 - atualizado às 7:56
Tesouro Previdência pode ser lançado ainda em 2022
Imagem: Shutterstock

Após ter chegado a perder os 120 mil pontos em junho, o Ibovespa passa por um movimento de recuperação e já sobe 4,03% neste início de julho, tendo fechado aos 128.896 pontos na última sexta-feira (12). Mas no acumulado do ano, o principal índice da bolsa brasileira ainda acumula perda de 3,94%.

Em momentos de queda da bolsa, é muito comum que os investidores de longo prazo encham o carrinho de ações de empresas que eles consideram ser de qualidade e que estariam agora com preços mais atrativos.

Assim, no caso de alguém que invista em ações por meio de um PGBL, faz sentido aproveitar um momento como esse para antecipar os aportes do ano na sua previdência privada?

Afinal, o investidor que entrega a declaração completa do imposto de renda só pode abater da base de cálculo do IR as contribuições para PGBL que não ultrapassem 12% da sua renda bruta tributável anual, então é preciso planejar os aportes, de modo que eles não superem este limite.

Bem, de acordo com os especialistas com quem eu conversei, a resposta é não. Eles são unânimes em afirmar que acertar o “timing” do mercado é muito difícil e que faz muito menos diferença no desempenho de longo prazo da carteira do que uma boa alocação de ativos adequada ao perfil do investidor.

“Há estudos que mostram que o que importa de fato é a alocação de ativos, é definir o percentual que você deve ter em cada classe de ativos a partir do seu perfil de investidor. O timing de mercado corresponde a menos de 2% do resultado de uma carteira, em média”, diz Wilson Barcellos, CEO da Azimut Brasil Wealth Management.

Leia Também

“O foco deve ser sempre manter um portfólio diversificado que equilibra riscos e retornos. Isso não apenas permite valorizações a longo prazo, mas também ajuda a mitigar as oscilações do mercado, promovendo estabilidade e crescimento sustentável ao longo do tempo”, diz Martin Iglesias, especialista líder em investimentos e alocação de ativos do Itaú Unibanco.

Iglesias diz, inclusive, que muitos investidores mantêm uma exposição à bolsa abaixo do recomendado para o perfil, devendo ir gradualmente se aproximando do percentual ideal, independentemente do momento de mercado.

Para Lucas de Caumont, gestor de investimentos e sócio da Matriz Capital Asset, a melhor maneira de um investidor acumular patrimônio para futuramente viver de renda é manter os aportes constantes, e não tentar adivinhar o momento ideal de comprar um ativo, porque ele “provavelmente vai errar”.

“No atual momento do Ibovespa, o ponto para antecipar aportes inclusive já passou. Quando estava em 120 mil pontos até talvez valesse a pena antecipar”, diz Caumont, que concorda com a visão de que a bolsa brasileira está barata, mas acredita que há muito risco, tanto por fatores externos (a política monetária nos EUA) como pelo lado fiscal doméstico.

“O Brasil é um país que historicamente tem a bolsa muito ‘de lado’. Então eu acho que o Ibovespa vai ficar entre os 120 mil e 130 mil pontos pelo menos até o fim deste ano”, diz.

Previdência em ações pode não ser o melhor caminho

Além de não considerar a antecipação de aportes no PGBL como o melhor caminho para o investidor, Wilson Barcellos, da Azimut, acredita que investir em ações por meio de um veículo de previdência pode não ser a melhor estratégia.

“É normal associar o investimento em ações com previdência por ambos serem produtos para o longo prazo. Mas a gente tem que pensar no benefício fiscal em primeiro lugar”, diz.

As vantagens tributárias dos produtos de previdência turbinam o retorno desses produtos. Uma delas é a ausência de come-cotas, a tributação semestral de certas categorias de fundos de investimento não previdenciários, como os de renda fixa e multimercados.

Acontece que os fundos de ações não previdenciários também não têm come-cotas. Além disso, eles têm menos limitações para o investimento em renda variável do que os fundos de previdência.

Assim, defende o CEO da Azimut, pode ser mais vantajoso investir em ações por meio de um fundo comum e priorizar, na previdência, o investimento em multimercados, renda fixa e crédito privado, cujas versões não previdenciárias sofrem a cobrança de come-cotas.

“Se o meu portfólio é uma composição de ativos, tanto faz se eu estou investindo via previdência ou não. Então talvez seja melhor deixar ações fora da previdência, para aproveitar o benefício fiscal em outras classes de ativos. Não é intuitivo”, observa.

ONDE INVESTIR EM JULHO: OS MELHORES INVESTIMENTOS - AÇÕES, FIIs, BDRs, DIVIDENDOS, CRIPTO E ALOCAÇÃO

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
Mande sua pergunta!

Minha mãe criou meus primos e agora está muito doente; se ela falecer, terei que dividir a herança com eles?

3 de agosto de 2024 - 8:00

Mulher tem a guarda legal dos sobrinhos desde a morte dos pais deles; será que eles têm direito à herança dela, neste caso?

Mais segurança

Da taxa de condomínio à indenização do seguro: nova lei padroniza juros e correção monetária em dívidas sem convenção

27 de julho de 2024 - 8:00

Nova regra entra em vigor em setembro e estabelece juros e correção monetária no caso de pagamentos sem taxa estabelecida previament

Mande sua dúvida!

Meus pais fizeram dívidas no meu CPF e fiquei com o nome sujo; terei que processá-los?

20 de julho de 2024 - 8:00

Muitos pais usam o CPF dos filhos menores de idade indevidamente, mas isso pode configurar fraude! Veja o que a vítima deve fazer

Reembolso de pensão alimentícia?

Pago pensão alimentícia para o meu filho de 21 anos, mas ele saiu do país; posso parar de pagar e pedir reembolso?

6 de julho de 2024 - 8:00

É possível pedir reembolso de pensão alimentícia? O filho deste leitor cortou laços com a família, e rendimentos não estão mais chegando até ele

Mande sua pergunta!

Prazo para dívida caducar pode voltar a contar do zero se algum valor do devedor for apreendido pela Justiça?

29 de junho de 2024 - 8:00

Ele foi condenado na Justiça a pagar um valor, mas não tem dinheiro e ficou inadimplente – mas uma quantia que caiu em sua conta bancária foi apreendida

Mande sua pergunta!

Minha filha mora com o marido em imóvel que recebi de herança; agora ele quer que eu transfira o bem para ambos, o que fazer?

22 de junho de 2024 - 8:01

Casal quer reformar o imóvel e deseja que leitora passe o bem para o nome deles, mas ela quer proteger sua filha em caso de divórcio

Mande sua dúvida!

Meu imóvel foi invadido, e parece que os ocupantes obtiveram a usucapião; ainda consigo fazer a reintegração de posse?

15 de junho de 2024 - 8:00

É possível “reverter” ou “anular” um processo de usucapião? E invasor pode mesmo conseguir usucapir um imóvel?

Mande sua pergunta!

Quero o divórcio, mas moro nos EUA com visto de acompanhante e nossos bens estão em nome de terceiros; e agora?

8 de junho de 2024 - 8:00

Ela ainda não obteve o green card, e ainda teme ficar sem nada após o divórcio, pois os bens da família não estão no nome do marido

Mande sua dúvida!

Fiz uma compra no AliExpress e paguei no Pix, mas ela foi cancelada por falta de pagamento. Meu dinheiro não voltou, e agora?

1 de junho de 2024 - 8:00

Solução para o problema vai depender se o Pix foi feito dentro ou fora da plataforma do AliExpress, diz advogado de direito do consumidor

Especial de IR

Fui MEI por um ano, mas não entreguei a declaração de imposto de renda de pessoa física. Posso vir a ter problemas?

25 de maio de 2024 - 7:46

Ela deixou de entregar a declaração de imposto de renda como pessoa física no ano em que trabalhou como MEI, mas pode ter cometido um erro…

Especial IR

Me mudei para Portugal, mas não entreguei a Declaração de Saída Definitiva do País; como regularizar a situação?

18 de maio de 2024 - 8:00

Documento serve para encerrar as obrigações fiscais do contribuinte no Brasil, mas este leitor não a entregou e agora recebeu uma herança

Especial IR

Dúvidas cruéis sobre declaração de ações no IR: isenção, retificação, mudança de ticker, prejuízos e investimento no exterior

11 de maio de 2024 - 8:00

A Dinheirista responde algumas das suas dúvidas mais cabeludas sobre como declarar ações no imposto de renda

Especial IR

Meu filho de 30 anos faz mestrado e não trabalha; ele pode ser meu dependente na declaração de imposto de renda?

4 de maio de 2024 - 8:00

O filho dela é estudante, e ela arca com suas despesas; será que tem como abatê-las no IR 2024?

Ficou no prejuízo?

Comprei um carro com meu namorado, mas terminamos e ele não me pagou a parte dele; o que fazer para não tomar calote?

27 de abril de 2024 - 8:00

Ex-namorado da leitora não pagou a parte dele nem se movimenta para vender o carro; e agora?

Mande sua pergunta!

Meu pai me ajudou a comprar um imóvel; agora ele faleceu, e meu irmão quer uma parte do valor; foi adiantamento de herança?

20 de abril de 2024 - 8:00

O irmão desta leitora está questionando a partilha da herança do pai falecido; ele tem razão?

IR 2024

Pago escola e plano de saúde de um filho ilegítimo; posso abater esses gastos no imposto de renda?

6 de abril de 2024 - 8:00

Filho não assumido rende deduções no imposto de renda? A Dinheirista responde dúvidas de leitores sobre o IR 2024

Mande sua pergunta!

Abri mão de tudo no divórcio, e meu ex morreu pouco tempo depois; eu e meus filhos vamos ficar sem nada?

30 de março de 2024 - 8:00

Ex-marido teve filhos em outro casamento, e mulher quer saber se terá que dividir herança com eles

Mande sua pergunta!

Vale a pena investir em Tesouro IPCA+ mesmo com a Selic em queda?

23 de março de 2024 - 7:47

Leitor está interessado em título do Tesouro Direto, mas teme que, por ser um investimento de renda fixa, seja negativamente impactado pelos juros em queda

Mande sua pergunta!

Engravidei de um homem casado, mas ele não quer assumir; quais são os meus direitos e os do meu filho?

16 de março de 2024 - 8:00

Ele prometeu que ia assumir a criança e pagar pensão alimentícia, mas depois voltou atrás; o que ela pode fazer?

ESPECIAL IR 2024

Sofri um golpe e perdi minhas criptomoedas; elas ainda precisam ser informadas na declaração de imposto de renda?

9 de março de 2024 - 8:00

Vítima de fraude com criptomoedas se vê diante de um dilema: informar ou não os ativos perdidos na declaração de IR 2024?

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar