🔴 SÉRIE EMPIRICUS IN$IGTS: +100 RELATÓRIOS CORTESIA – LIBERE GRATUITAMENTE

Parece estranho: Bolsas sobem mesmo com Japão e Reino Unido em recessão; veja o que mexe com o mercado hoje

Entendimento é de que as recessões levarão BoJ e BoE a mudar postura em relação aos juros; no Brasil, investidores aguardam divulgação do IBC-Br

15 de fevereiro de 2024
8:29 - atualizado às 8:36
crise recessão mundo investimentos
Imagem: Shutterstock

Uma economia em recessão é quase sempre um problema. Principalmente para quem vive a economia real. Mas há recessões e recessões. Pelo menos é o que sugere a reação das bolsas internacionais ao noticiário econômico desta quinta-feira.

As agências oficiais de estatísticas do Japão e do Reino Unido divulgaram nas últimas horas os números de seus respectivos PIBs em 2023. Tanto um quanto o outro entraram em recessão técnica na reta final do ano passado.

No caso do Japão, além de o indicador ter contrariado as expectativas, a contração custou ao país o posto de terceira maior economia do mundo.

O Japão perdeu a posição para a Alemanha, que não anda nada bem das pernas. Ainda assim, a bolsa de Tóquio fechou em alta de 1,2% e renovou as máximas em 34 anos.

A bolsa de Londres também abriu em alta, embora não com tanta pujança, e se segura no azul apesar do resultado do PIB.

Numa situação, digamos, normal, os investidores estariam ariscos à tomada de risco nesses mercados. Hoje, no entanto, prevalece o entendimento de que as recessões no Japão e no Reino Unido não são negócios tão ruins assim.

Em relação ao Japão, os participantes do mercado consideram que a contração econômica desestimularia o abandono, pelo BoJ, de sua política monetária ultra-acomodatícia. No caso britânico, a percepção é de que o BoE não tem mais nenhum motivo para adiar o início do corte de juros.

Não é só isso, claro, mas as explicações funcionam em um dia no qual os investidores ainda recalibram as perspectivas em relação a quando o Fed iniciará um ciclo de política monetária nos Estados Unidos.

O mercado norte-americano agora considera que o corte de juros nos EUA provavelmente terá início em junho. Nesse sentido, novos dados sobre as vendas no varejo, a atividade industrial e pedidos de auxílio-desemprego devem ajudar.

De qualquer modo, o cenário de juros altos por mais tempo nos EUA só deve parar de atrapalhar o Ibovespa quando houver mais clareza em relação a quando o Fed mudará o rumo de sua política monetária.

Ainda nesta quinta-feira, o Banco Central divulga o IBC-Br e a atualização da pesquisa Focus.

Para ficar por dentro de como esse dia estranho nos mercados influencia seus investimentos, acompanhe a cobertura de mercados do Seu Dinheiro.

O que você precisa saber hoje

PGBL E VGBL
A previdência privada não entra em inventário, mas existe um caso em que esta regra não se aplica.
Entendimento do STJ no ano passado abriu a porta para que previdência privada pudesse eventualmente integrar inventário.

OS TOUROS VOLTARAM
ETFs de bitcoin (BTC) nos EUA ajudam no rali: maior criptomoeda do mundo sobe mais de 20% na semana — vem mais por aí?
O aumento da demanda — somada à relativa manutenção da oferta — gerou uma disparada das cotações.

ERROU!
Um zero a mais: o erro que fez as ações desta empresa dispararem mais de 60% na bolsa.
Concorrente do Uber entre os aplicativos de transporte, a Lyft se tornou um dos principais assuntos no mercado após o erro na projeção para a margem em 2024.

ACABOU A FOLIA
Dólar acima de R$ 5, bolsa abaixo de 140 mil pontos e Selic a 8%: o que esperar do mercado agora que o ano começa de verdade.
O Bank of America fez um levantamento com investidores na América Latina e diz o que deve acontecer com o câmbio e com o Ibovespa daqui para frente.

A DISPARADA DE PREÇOS CONTINUA
Um recorde para Milei não esquecer: Argentina começa 2024 com a inflação mais alta do mundo.
Nossos vizinhos tiveram uma taxa mais elevada do que a de países acostumados a aparecer nesse ranking, a exemplo de Venezuela, Turquia, Zimbabué e Líbano.

FICHA SUJA
Caso Sarkozy: por que um dos homens mais poderosos da França foi condenado e pode parar na cadeia.
Ele foi presidente de 2007 a 2012, segue como uma figura influente entre os conservadores e mantém relações amigáveis ​​com o atual chefe do Eliseu, Emmanuel Macron.

Uma boa quinta-feira para você!

Compartilhe

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: ChatGPT resiste às tentações de uma linda narrativa?

17 de abril de 2024 - 20:11

Não somos perfeitos em tarefas de raciocínio lógico, mas tudo bem: inventamos a inteligência artificial justamente para cuidar desses problemas mais chatos, não é verdade?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ataque do Irã poderia ter sido muito pior: não estamos diante da Terceira Guerra Mundial — mas saiba como você pode proteger seu dinheiro

16 de abril de 2024 - 6:17

Em outubro, após o ataque do Hamas, apontei para um “Kit Geopolítico” para auxiliar investidores a navegar por esse ambiente incerto

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Cinco coisas que deveriam acabar no mercado financeiro

15 de abril de 2024 - 20:01

O sócio-fundador da Empiricus lista práticas do universo dos investimentos que gostaria de ver eliminadas

DE REPENTE NO MERCADO

O que Elon Musk, Javier Milei, Alexandre de Moraes, o halving do bitcoin e a China têm em comum? 

14 de abril de 2024 - 12:00

Acredite: tudo isso movimentou o mercado financeiro esta semana; veja os destaques

Especial IR 2024

Meu dependente paga pensão alimentícia; posso abatê-la no imposto de renda?

13 de abril de 2024 - 8:00

Titular da declaração de imposto de renda declara o pai como dependente, e ele paga pensão alimentícia à mãe dela. E agora?

SEXTOU COM O RUY

Enquanto você se preocupa com a Oi (OIBR3), esta empresa da B3 virou a campeã de qualidade no serviço de internet – e ainda está barata na bolsa

12 de abril de 2024 - 6:07

Para se diferenciar, essa companhia construiu uma infraestrutura de qualidade, que tem proporcionado prêmios de internet fixa mais rápida do Estado de São Paulo, à frente das gigantes de telecom

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Quintal da China, quintal do mundo

10 de abril de 2024 - 19:15

Se a economia chinesa sofre, nós necessariamente compartilhamos dessa desgraça?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Juro real de volta aos 6%: com bolsa na pior e dólar nas alturas, essa é uma nova oportunidade?

9 de abril de 2024 - 6:40

Uma regra prática comum para investimentos em renda fixa no Brasil sugere vender títulos quando os juros reais atingem 3% e comprá-los a 6%

EXILE ON WALL STREET

Além do bitcoin (BTC): esta carteira já rendeu 447% acima da maior criptomoeda do mercado

8 de abril de 2024 - 20:01

Acredito que exista uma forma melhor de pensar sobre a ciclicidade do preço do bitcoin (BTC), que historicamente nos ajudou a gerar alfa neste mercado

BOMBOU NO SD

Argentina entra na rota de ‘paraíso fiscal’, China encara mesma crise do Japão e inteligência artificial “sugando” o Ibovespa — veja tudo o que foi destaque na semana

6 de abril de 2024 - 13:36

A crise e os seus reflexos no país vizinho no Brasil despertaram o interesse dos leitores do Seu Dinheiro nos últimos dias

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar