🔴 SÉRIE EMPIRICUS IN$IGTS: +100 RELATÓRIOS CORTESIA – LIBERE GRATUITAMENTE

Mande sua pergunta!

Amante tem direito a herança? Fui ‘a outra’ por 15 anos, e ele me sustentava; e agora, ficarei sem nada?

Se ela dependia dele financeiramente, pode ter direito a concorrer como herdeira? Confira a resposta na coluna da Dinheirista desta semana

13 de janeiro de 2024
8:00 - atualizado às 17:09
Logo da coluna A Dinheirista
Imagem: Montagem Seu Dinheiro

A legislação brasileira não permite a poligamia, mas como a vida real é sempre mais “cinzenta” do que o “preto e branco” da teoria, as famílias muitas vezes tomam configurações… criativas – cada vez mais.

Relacionamentos extraconjugais, famílias paralelas, filhos de múltiplos relacionamentos e, mais modernamente, relações poliamorosas, exigem da Lei e da Justiça interpretações que não deixem desamparadas as pessoas que de fato possam vir a ter algum direito no meio desses arranjos todos – caso sobretudo dos filhos nascidos dessas uniões.

Mas e quando não há filhos? Na coluna da Dinheirista de hoje, uma mulher conta que foi amante de um homem por 15 anos e que ele a sustentava, mas agora ele morreu, e ela quer saber se tem direito a herança. Será?

Antes de passar para a resposta, se você tiver uma dúvida sobre dinheiro, envolvendo planejamento financeiro ou investimentos, por exemplo, envie-a por e-mail para adinheirista@seudinheiro.com. Vamos lá:

Não me orgulho disso, mas fui amante de um homem muito bem de vida por mais de 15 anos. Ele me sustentava, comprou um apartamento para eu morar e pagava todas as minhas contas. Só que tudo estava no nome dele. Agora ele morreu e não temos filhos. Tenho direito a alguma coisa?

Se o que vocês tinham era de fato uma relação extraconjugal, ou seja, você era realmente amante, ainda que por vários anos, não, você não tem direito a nada.

Segundo a advogada de família Vanessa Paiva, sócia do escritório Paiva e André Advogados, amantes não têm direitos sucessórios, o que significa que você não poderia concorrer como herdeira aos bens dele.

Se vocês tivessem filhos juntos, eles teriam direito à herança do pai, mas você ainda assim não teria.

A situação poderia ser diferente se o relacionamento de vocês pudesse ser considerado uma família paralela, caso no qual se aplicam as regras da união estável, inclusive para herança.

Nesse caso, você teria direitos sucessórios e seus eventuais filhos com ele também, mas para ser caracterizado como família paralela, esse relacionamento teria que ter as características de uma união estável: ser um relacionamento público, contínuo, duradouro com o objetivo de constituir família.

Em geral isso acontece quando o homem é casado e mantém duas famílias simultaneamente, uma não sabe da outra, e a companheira não sabe sequer que ele é casado com outra mulher. Mas não parece ser o seu caso, pelo que você descreve.

Dívida no exterior… com o ex

Na edição da Dinheirista em vídeo publicada na semana passada, respondemos também à pergunta de uma leitora cuja amiga deixou uma dívida em Portugal, mas não com uma empresa, e sim com o ex. Agora, ela quer saber se pode ser cobrada na Justiça.

Tenho uma amiga que viveu em Portugal de 2021 a 2023 e, nesse período, teve um relacionamento com o chefe, que chegou a emprestar dinheiro para ela. Agora a relação terminou, e ela voltou para o Brasil, mas não quer pagar o empréstimo. O ex-patrão, no entanto, ameaçou colocá-la na Justiça e já mostrou ter comprovantes de transferência bancária e tudo. Ela não tem bens em Portugal, mas tem no Brasil. Corre o risco de sofrer uma penhora?

Confira a resposta no vídeo publicado no tocador abaixo:

A Dinheirista, pronta para resolver suas aflições financeiras (ou te deixar mais desesperado). Envie a sua dúvida para adinheirista@seudinheiro.com.

Compartilhe

IR 2024

Pago escola e plano de saúde de um filho ilegítimo; posso abater esses gastos no imposto de renda?

6 de abril de 2024 - 8:00

Filho não assumido rende deduções no imposto de renda? A Dinheirista responde dúvidas de leitores sobre o IR 2024

Mande sua pergunta!

Abri mão de tudo no divórcio, e meu ex morreu pouco tempo depois; eu e meus filhos vamos ficar sem nada?

30 de março de 2024 - 8:00

Ex-marido teve filhos em outro casamento, e mulher quer saber se terá que dividir herança com eles

Mande sua pergunta!

Vale a pena investir em Tesouro IPCA+ mesmo com a Selic em queda?

23 de março de 2024 - 7:47

Leitor está interessado em título do Tesouro Direto, mas teme que, por ser um investimento de renda fixa, seja negativamente impactado pelos juros em queda

Mande sua pergunta!

Engravidei de um homem casado, mas ele não quer assumir; quais são os meus direitos e os do meu filho?

16 de março de 2024 - 8:00

Ele prometeu que ia assumir a criança e pagar pensão alimentícia, mas depois voltou atrás; o que ela pode fazer?

ESPECIAL IR 2024

Sofri um golpe e perdi minhas criptomoedas; elas ainda precisam ser informadas na declaração de imposto de renda?

9 de março de 2024 - 8:00

Vítima de fraude com criptomoedas se vê diante de um dilema: informar ou não os ativos perdidos na declaração de IR 2024?

Especial IR 2024

Imposto de Renda 2024: Sou MEI há 5 anos e nunca declarei IR, mesmo sendo obrigado; posso me dar mal?

2 de março de 2024 - 8:00

O microempreendedor individual (MEI) pode ser obrigado a declarar como pessoa física! Veja o que fazer quando se deixa de entregar a declaração

Mande sua pergunta!

Vi que posso perder minha casa para pagar dívidas de donos anteriores; e no caso de imóvel comprado em leilão, que já vem com dívidas?

24 de fevereiro de 2024 - 8:00

Quem compra imóvel em leilão também pode acabar tendo o bem penhorado para pagar dívidas não pagas atreladas a ele?

Mande sua pergunta!

Pior que o Seu Madruga: Minha mulher não pagou o aluguel, mas o contrato está no meu nome! E agora?

17 de fevereiro de 2024 - 8:00

Responsabilidade de pagar o aluguel é de quem consta no contrato como locatário; na Dinheirista de hoje, veja o que fazer no caso de uma dívida como essa

Mande sua dúvida!

Posso parar de pagar a pensão alimentícia? Não vejo minha filha há quatro anos

10 de fevereiro de 2024 - 8:00

Leitor não tem mais contato com a filha nem consta como pai em um de seus documentos. Será que isso pode desobrigá-lo a pagar pensão?

Mande sua pergunta!

Quando sair de um investimento ou trocar uma aplicação? Muito se fala sobre quando comprar e pouco sobre a hora certa de vender

3 de fevereiro de 2024 - 8:00

Como eu sei que já é hora de vender ou resgatar um ativo, pergunta leitora

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar