🔴 CHANCE DE MULTIPLICAR O INVESTIMENTO EM ATÉ 14,5X EM 8 DIAS? ENTENDA A PROPOSTA

Dani Alvarenga
NOVA OPORTUNIDADE

Quem quer ser um diplomata? Itamaraty anuncia concurso público com salário inicial de mais de R$ 20 mil; saiba quem pode participar

O concurso público do Itamaraty para diplomatas ocorre todo ano. Em 2024, as provas serão aplicadas em até dois meses após a divulgação do edital

Dani Alvarenga
18 de junho de 2024
16:51 - atualizado às 13:44
Palácio do Itamaraty
Palácio do Itamaraty - Imagem: Wikimedia Commons

O sonho de se tornar diplomata ficou mais próximo. O Ministério das Relações Exteriores aprovou a realização de um novo concurso público para o cargo de terceiro-secretário, que marca o início da carreira na diplomacia

Conhecido por ser um dos exames mais difíceis do país, o concurso público disponibiliza 50 vagas, com salário inicial de R$ 20,9 mil, de acordo com o anúncio realizado no Diário Oficial da União (DOU).

O processo seletivo do Itamaraty é chamado de Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD). O certame ocorre todos os anos desde 1996, exceto durante a pandemia, quando o concurso de 2020 foi transferido para junho 2021.

A avaliação é realizada pelo Instituto Rio Branco (IRBr), a academia de diplomacia brasileira. Após a aprovação no concurso, os candidatos tornam-se habilitados para a matrícula no Curso de Formação de Diplomatas do Instituto Rio Branco.

Ao final do processo, os aprovados passam a representar o Brasil no exterior, além de negociar interesses do país em conferências e eventos internacionais. Os diplomatas também oferecem auxílio a brasileiros nos consulados.

O último concurso público do Itamaraty ocorreu em agosto do ano passado. Em 2023, o Ministério das Relações Exteriores também abriu 50 vagas.

  • Uma recomendação de investimento por dia é tudo que você precisa para começar a construir o seu patrimônio. E é justamente isso que o analista Matheus Spiess quer enviar no seu e-mail. Clique aqui para saber como receber.

Quem pode se tornar um diplomata?

Para participar do concurso público do Itamaraty e ocupar o cargo de diplomata, o candidato precisa ter nível superior completo. No entanto, não há limitação sobre os cursos de graduação.

Além disso, é necessário ter mais de 18 anos e estar em dia com as obrigações eleitorais e com o Serviço Militar – caso seja um participante do sexo masculino. Vale ressaltar que também é exigido ser brasileiro nato.

  • Você está satisfeito com a sua carreira? Baixe o guia especial gratuito do Money Times, portal parceiro do Seu Dinheiro, para saber como você pode alcançar cargos mais altos e conseguir promoções melhores na sua área de atuação.

O que esperar do concurso público do Itamaraty?

O anúncio do Ministério das Relações Exteriores não incluiu a publicação do edital. No entanto, a portaria afirma que o concurso público conterá  duas duas provas.

Os exames serão compostos por questões de língua portuguesa, história do Brasil, história mundial, geografia, língua inglesa, política internacional, geografia, direito e língua espanhola ou língua francesa. As provas possuem caráter eliminatório e classificatório.

O processo seletivo é realizado em todas as capitais do país e do Distrito Federal. Porém, as avaliações biopsicossocial e o procedimento de heteroidentificação ocorrem em Brasília (DF). 

Segundo a portaria do Itamaraty no Diário Oficial da União, as provas serão aplicadas em até dois meses após a divulgação do edital. Porém, a data para a publicação do documento ainda não foi estipulada.

Compartilhe

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar