🔴 META: RENDA EXTRA DE ATÉ R$ 15 MIL POR MÊS COM ROBÔ PLUGADO NA CONTA – ENTENDA

Bruna Martins
Bruna Martins
Jornalista formada pela Universidade de São Paulo (ECA-USP) e redatora dos portais Seu Dinheiro, Money Times e Empiricus. Já foi repórter do Metro Jornal SP e colaborou para Casa Vogue, além de ter experiência em comunicação corporativa e assessoria de imprensa.
Conteúdo Empiricus

Rali de fim de ano na Bolsa: ainda dá tempo? Analista diz que dois eventos desta semana, nos EUA, podem fazer ações dispararem

Veja porque números a serem divulgados até sexta-feira (27) podem ocasionar a alta das ações brasileiras, segundo analista

Bruna Martins
Bruna Martins
26 de outubro de 2023
14:00 - atualizado às 16:04
rali de fim de ano bolsa ações
Imagem: Canva

Dois eventos importantes que acontecem nesta semana, nos Estados Unidos, podem ajudar a definir se haverá ou não o famoso rali de fim de ano na Bolsa de Valores brasileira. 

É tradicionalmente conhecido por especialistas do mercado financeiro que, entre os meses de outubro e dezembro, as ações brasileiras costumam ter uma performance bastante positiva – gerando lucros significativos ao investidor. É por isso que esse movimento ficou conhecido como rali de fim de ano. 

No entanto, alguns sinais da economia brasileira deixam o investidor em dúvida: afinal, esse rali pode acontecer de novo agora, em 2023? Podemos ver as ações dispararem no último trimestre, até mesmo compensando as quedas dos meses anteriores?

Desde que o Banco Central iniciou o ciclo de corte de juros, no mês de agosto, o mercado esperava que os ativos de risco, no geral, voltassem a ter uma boa performance. 

Inclusive, o termo “bull market da Bolsa” nunca foi tão repetido quanto naquela época, com as expectativas bastante otimistas para o desempenho desses ativos nos meses seguintes. 

Mas, até agora, o que estamos vendo não é tão animador assim. Em setembro, o Ibovespa fechou o mês com alta de apenas 0,71%. Estamos a poucos dias de terminar o mês de outubro e, até agora, o principal índice da Bolsa acumula uma queda de 2,18% no período. 

Além disso, as altas taxas de juros nos Estados Unidos e a valorização do dólar pressionam os ativos de risco por aqui. No entanto, é justamente de lá que pode vir a “salvação” da Bolsa neste final de ano. 

Isso porque o analista Matheus Spiess, da Empiricus Research, acredita que dois eventos importantes, marcados para acontecer nos Estados Unidos entre quinta e sexta-feira desta semana, podem abrir uma janela importante para que as ações daqui disparem – e o tão esperado rali de fim de ano possa realmente se repetir em 2023.

Entenda o que vem por aí

Os dois eventos ao qual o analista se refere são de extrema importância para a economia norte-americana. E, como consequência, podem impactar diretamente o desempenho dos ativos de risco aqui no Brasil. 

O primeiro deles será a divulgação do resultado do PIB dos Estados Unidos, nesta quinta-feira, dia 26. Os resultados apresentados serão relativos ao 3º trimestre e podem surpreender: analistas da S&P Global e a projeção oficial do Federal Reserve de Atlanta estimam que a economia tenha crescido 5,6% e 5,4% no período, respectivamente, números considerados acima da média. 

Já na sexta-feira, dia 27, será divulgado o índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês), a métrica de inflação preferida pelo Federal Reserve, o Banco Central americano. 

Para Matheus Spiess, embora os números que virão sejam relativos ao terceiro trimestre, período de resultados notavelmente fortes, é possível que esses três meses representem o pico deste ciclo de crescimento nos Estados Unidos.

“Se esse for o caso, poderíamos começar a observar sinais mais evidentes de normalização e consequentemente desaceleração já a partir de outubro, com isso se desenvolvendo em novembro e dezembro”, afirma o analista. 

Esse cenário abriria caminho para taxas de juros mais baixas, aliviando a pressão sobre os mercados.

“Esta é a oportunidade que temos para que o tão mencionado rali de final de ano se torne uma realidade”, enfatiza Spiess.

Os números comprovam: o rali de fim de ano é um padrão consistente na Bolsa

O rali de final de ano da Bolsa brasileira é um movimento recorrente e comprovado. Recentemente, o analista Matheus Spiess conduziu um estudo a respeito da performance dos ativos listados na B3 durante os três últimos meses de cada ano, desde 1999 até 2022.

Nesse período, o rali realmente ocorreu em 66,7% das vezes – ou seja, em 16 dos 24 anos analisados. De outubro a dezembro, a média de retorno do Ibovespa foi de 9,41%. 

Vale ressaltar que dezembro se destacou como o melhor mês, apresentando uma média de retorno de quase 4%, com o máximo de retorno atingindo expressivos 24,04%. Tudo isso em apenas um mês.

Veja os números completos do estudo abaixo:

Fonte: Empiricus Research

“Isso reforça a consistência histórica desse fenômeno e demonstra a tendência de um desempenho sólido no último trimestre do ano, mesmo considerando as circunstâncias de mercado atuais”, reforça o analista. 

Ou seja: é realmente possível que essa alta das ações ocorra daqui até o final do ano, e essa tendência pode ser ainda mais reforçada pelos resultados que serão apresentados pelo governo norte-americano nesta semana. 

Seus investimentos na Bolsa podem ajudar a gerar renda passiva na sua conta

Está claro: na visão do analista, os dois eventos econômicos marcados para acontecer nesta semana, nos Estados Unidos, podem abrir uma possibilidade de melhora no desempenho das ações brasileiras, desencadeando o tão esperado rali de final de ano da Bolsa. 

A consequência direta dessa performance será a possibilidade de obter lucros significativos com a valorização das ações. Quem tiver os papéis certos na carteira poderá ganhar com a alta deles em um curto espaço de tempo – dois a três meses, mais especificamente, que é o que falta para terminar o ano.

Esse lucro obtido com ações é apenas uma das estratégias que investidores podem utilizar para gerar renda passiva com aplicações financeiras.

Outros ativos, como fundos imobiliários e os próprios títulos da renda fixa, também são instrumentos poderosos para gerar lucros recorrentes na conta. 

Se você não sabe muito bem como ir além das ações, para investir de forma diversificada e poder fazer com que seu dinheiro trabalhe por você, fique atento.

O analista Matheus Spiess, em parceria com Felipe Miranda, CEO e estrategista-chefe da Empiricus Research, e a analista Larissa Quaresma, acabam de anunciar o “Projeto Renda”

Trata-se de um treinamento completo e que ensinará a investidores de todos os perfis, desde o iniciante até o avançado, o que é preciso fazer para poder ter renda passiva sendo gerada com consistência e segurança. 

Para assistir à transmissão online e gratuita, em que os analistas apresentarão todos os detalhes do “Projeto Renda”, inscreva-se no botão abaixo:

[GRATUITO] QUERO SABER COMO POSSO GERAR RENDA PASSIVA COM INVESTIMENTOS

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar