🔴 EVENTO GRATUITO: COMPRAR OU VENDER VALE3? INSCREVA-SE

Tremores de terra em Brasília e na Turquia, o futuro das criptomoedas e mais destaques do dia

6 de fevereiro de 2023
19:34
Montagem mostra imagem com tons de vermelho do prédio do congresso nacional ruindo e gráficos em queda ao fundo | Ibovespa
Congresso nacional ruindo e mercados em queda - Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

Muitos desastres ambientais, como furacões e tormentas, são facilmente monitorados e previsíveis, mas abalos sísmicos e os seus inevitáveis tremores de terra são quase sempre uma surpresa indesejável. 

Mas ao contrário do que dita a natureza, Brasília consegue sentir a aproximação de um terremoto que pode rachar as estruturas do Banco Central brasileiro e a confiança do mercado financeiro no governo de Luiz Inácio Lula da Silva. 

Não é de hoje que o novo chefe do Planalto tem se mostrado descontente com o patamar elevado dos juros no país e com a sinalização de que os riscos fiscais devem evitar que a Selic recue no curto prazo. Ao longo do fim de semana, o presidente não poupou palavras e fez apitar os radares. 

Na posse do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), Lula não tentou amenizar a situação e pode até mesmo ter aumentado os atritos, uma vez que voltou a criticar a comunicação do BC e justificou o seu posicionamento: “Se eu que fui eleito não falar isso, quem vai falar? O catador de papelão?”. 

Os tremores de terra em Brasília foram, em parte, compensados por um terremoto do outro lado do mundo. Esse sim fruto do choque entre duas placas tectônicas. 

A tragédia que atingiu a Turquia e a Síria deixou pelo menos 3 mil mortos e levou muita destruição aos países — danificando até mesmo o mais importante oleoduto da região e um dos principais centros de exportação. 

Para o mercado de petróleo, isso significa que um desequilíbrio na produção não está descartado, o que pode levar a uma redução da oferta da commodity.

O tremor de terra foi gatilho para uma alta do Brent, utilizado como referência global na definição do preço de combustíveis, e a salvação para o Ibovespa — que chegou a cair mais de 1% na mínima do dia. 

A alta do preço do petróleo foi de pouco mais de 1%, mas o suficiente para puxar a Petrobras (PETR4) e garantir que a estatal impactasse positivamente o principal índice da bolsa. 

Com as ações ON e PN da petroleira subindo quase 4%, o Ibovespa garantiu uma leve alta de 0,18%, aos 108.721 pontos. O dólar à vista fechou longe das máximas, mas ainda assim apresentou ganhos de 0,51%, a R$ 5,1737.

Veja tudo o que movimentou os mercados segunda-feira, incluindo os principais destaques do noticiário corporativo e as ações com o melhor e o pior desempenho do Ibovespa.

Confira outras notícias que mexem com o seu dinheiro

COMPASSO DE ESPERA
Por que o mercado ignorou o recado do Banco Central e manteve a previsão de queda da Selic em 2023. Divulgação da ata do Copom, prevista para amanhã, pode ter levado parte dos agentes do mercado a aguardar o documento para rever os juros, mas não é só isso.

AINDA PODE SUBIR MAIS
Mesmo após a disparada de 2022, o Citi ainda vê potencial de alta para as ações da Cielo (CIEL3). Na avaliação do banco, a empresa trouxe um resultado financeiro forte e deve manter a mesma tendência ao longo deste ano.

JOGO DE TABULEIRO
No tabuleiro de ‘War’ dos frigoríficos, Minerva (BEEF3) leva a melhor e pode subir mais de 60%; ações da BRF (BRFS3) caem 7%. Analistas do Banco Santander apontam que a atuação internacional de algumas empresas acaba desfavorecendo as projeções para os papéis dessas companhias.

ABASTECE AÍ
Itaú BBA diz que é hora de encher o tanque com Vibra e Ultrapar — saiba o potencial de alta de UGPA3 e VBBR3. Segundo o banco, a dinâmica da distribuição de combustíveis tem variado bastante ao longo dos anos, regida pelas políticas de preços da Petrobras e flutuações no mercado internacional. 

BITCOIN A US$ 80 MIL? 
A disparada do BTC neste ano pode ser fichinha perto do que deve vir aí. É isso que um dos maiores analistas em cripto do Brasil revela em entrevista exclusiva para o Seu Dinheiro. Ele também avaliou quais são as chances de o Ethereum deixar o Bitcoin para trás e deu o nome de outras 3 criptomoedas que têm tudo para subir daqui para a frente. Clique aqui e confira o papo na íntegra

EXILE ON WALL STREET
Felipe Miranda: No meio está a virtude, sendo os extremos, vícios. Se insistirmos na convergência acelerada da inflação em 3%, possivelmente mergulharemos o país numa recessão, com o risco real de uma grave crise de crédito e quebradeira no meio do caminho.

Compartilhe

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O Enduro da bolsa: mercado acelera com início da temporada de balanços do 1T24, mas na neblina à espera do PCE

23 de abril de 2024 - 8:54

Na corrida dos mercados, Usiminas dá a largada na divulgação de resultados. Lá fora, investidores reagem ao balanço da Tesla

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Decisão do Copom em xeque: o que muda para a Selic depois dos últimos acontecimentos?

23 de abril de 2024 - 6:24

O Banco Central do Brasil enfrentará um grande dilema nas próximas semanas

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: A pobreza das ações

22 de abril de 2024 - 20:00

Em uma conversa regada a vinho, dois sujeitos se envolvem em um embate atípico, mas quem está com a razão?

DE REPENTE NO MERCADO

Enquanto o dólar não para de subir… Brasil sobe em ranking internacional e este bilionário indonésio fica 10x mais rico em um ano 

21 de abril de 2024 - 12:00

Veja os destaques da semana na ‘De repente no mercado’

BOMBOU NO SD

Dividendos de Klabin (KLBN11), Gerdau (GGBR4) e Petrobras (PETR4), halving do bitcoin e Campos Neto dá pistas sobre o futuro da Selic — veja tudo o que foi destaque na semana

20 de abril de 2024 - 14:01

A ‘copa do mundo’ das criptomoedas aconteceu de novo. A recompensa dos mineradores por bloco de bitcoin caiu pela metade

Mande sua pergunta!

Meu pai me ajudou a comprar um imóvel; agora ele faleceu, e meu irmão quer uma parte do valor; foi adiantamento de herança?

20 de abril de 2024 - 8:00

O irmão desta leitora está questionando a partilha da herança do pai falecido; ele tem razão?

SEXTOU COM O RUY

A ação que dá show em abril e mostra a importância de evitar histórias com altas expectativas na bolsa

19 de abril de 2024 - 6:07

Ações que embutiam em seus múltiplos elevadas expectativas de melhora macroeconômica e crescimento de lucros decepcionaram e desabaram nos últimos dias, mas há aquela que brilha mesmo em um cenário adverso

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: ChatGPT resiste às tentações de uma linda narrativa?

17 de abril de 2024 - 20:11

Não somos perfeitos em tarefas de raciocínio lógico, mas tudo bem: inventamos a inteligência artificial justamente para cuidar desses problemas mais chatos, não é verdade?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ataque do Irã poderia ter sido muito pior: não estamos diante da Terceira Guerra Mundial — mas saiba como você pode proteger seu dinheiro

16 de abril de 2024 - 6:17

Em outubro, após o ataque do Hamas, apontei para um “Kit Geopolítico” para auxiliar investidores a navegar por esse ambiente incerto

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Cinco coisas que deveriam acabar no mercado financeiro

15 de abril de 2024 - 20:01

O sócio-fundador da Empiricus lista práticas do universo dos investimentos que gostaria de ver eliminadas

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar