🔴 É HOJE! COMO COMPRAR CARROS COM ATÉ 50% DE DESCONTO NA TABELA FIPE – CONHEÇA A ESTRATÉGIA

O pré-carnaval do Ibovespa, a forte queda da XP e outros destaques do dia

17 de fevereiro de 2023
19:19
carnaval-mercado -

O Brasil volta, enfim, a comemorar uma sexta-feira de Carnaval com tudo o que a data tem direito, mas nem por isso os investidores brasileiros se sentiram animados para ir às compras antes da pausa para o feriado.

Isso porque os últimos dias — com grande tensão entre o governo federal e o Banco Central — definitivamente passaram longe da temperatura ideal para o andamento dos negócios na B3. 

É bem verdade que hoje (17) as novidades político-fiscais podem ser categorizadas como positivas, uma vez que o Conselho Monetário Nacional (CMN) não promoveu mudanças na meta de inflação e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, voltou a mostrar uma tentativa de aproximação com o BC.

A proximidade do feriado, no entanto, pesou — assim como o tom de cautela em Wall Street e o desempenho negativo do petróleo, refletindo preocupação com as chances de uma recessão global.

Como o seguro morreu de velho, o Ibovespa encerrou o dia em queda de 0,70%, aos 109.176 pontos. Na semana, a alta do índice foi de 1,02%.

A curva de juros, que operou em alta durante quase toda a sessão, passou por um alívio na reta final das negociações. Já o dólar à vista encerrou o dia em queda de 0,96%, a R$ 5,1615, refletindo a desvalorização global da moeda.

Veja tudo o que movimentou os mercados nesta sexta-feira, incluindo os principais destaques do noticiário corporativo e as ações com o melhor e o pior desempenho do Ibovespa.

Confira outras notícias que mexem com o seu dinheiro

DESVENDANDO OS NÚMEROS
Vale (VALE3) tem balanço sólido, mas o mercado ainda prefere esperar para embarcar outra vez na mineradora — entenda os motivos. A empresa ainda depende de mais previsibilidade sobre o preço do minério e da solução para a divisão de metais básicos para decolar outra vez.

VIROU MODA?
Marisa (AMAR3) segue Tok&Stok e Americanas e dá calote em fundo imobiliário; o que está acontecendo com a varejista? A empresa é a maior locatária do FII em questão, o Brasil Varejo, correspondendo a 81,47% de sua receita.

ELO MAIS FRACO
Americanas pede autorização da justiça para pagar dívidas trabalhistas e com micro e pequenas empresas. Débito da varejista com os credores mais frágeis soma R$ 192,4 milhões, uma fração mínima do total que consta na recuperação judicial.

DECEPCIONOU
XP despenca quase 20% em Nova York após resultados considerados fracos, e Credit Suisse rebaixa ação para venda. Receitas da corretora no quarto trimestre registraram queda e decepcionaram analistas; lucro se manteve estável na comparação ano a ano.

COMPRAR OU VENDER?
A ação que já subiu mais de 26.000% na B3 ainda pode entregar mais? Veja o que pensam os analistas. Itaú BBA e JP Morgan mantiveram a recomendação para esses papéis e enxergam um potencial de valorização que pode chegar a 20%.

Compartilhe

Especial IR

Me mudei para Portugal, mas não entreguei a Declaração de Saída Definitiva do País; como regularizar a situação?

18 de maio de 2024 - 8:00

Documento serve para encerrar as obrigações fiscais do contribuinte no Brasil, mas este leitor não a entregou e agora recebeu uma herança

SEXTOU COM O RUY

A Petrobras (PETR4) desabou mais uma vez: surge uma barganha na bolsa com dividendos bilionários?

17 de maio de 2024 - 6:04

Nas últimas várias trocas no comando da Petrobras, não tivemos grandes mudanças no dia a dia da companhia, o que inclusive permitiu ótimos pagamentos de dividendos nos últimos anos, mesmo com CEOs distintos — será que agora também vai ser assim?

CRYPTO INSIGHTS

Os sinais favoritos para entender o curto prazo do bitcoin (BTC)

14 de maio de 2024 - 19:17

A tendência macroeconômica é de expansão de liquidez, e os indicadores de curto prazo que mais gosto estão favorecendo a tese de que estamos próximos do fundo local para a mais recente correção do mercado

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Vai piorar antes de melhorar? Milei começa a arrumar uma Argentina economicamente destruída

14 de maio de 2024 - 6:01

Em poucos meses, Milei conseguiu diminuir inflação, cortar os juros e aumentar reservas do Banco Central da Argentina, mas custo social é alto

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: O real vai morrer aos 30?

13 de maio de 2024 - 20:01

A decisão do Copom na semana passada foi inequivocamente ruim. Quando você tem um colegiado dividido entre os “novos” e os “velhos”, alimentam-se os piores medos. O Copom deveria saber disso.

Especial IR

Dúvidas cruéis sobre declaração de ações no IR: isenção, retificação, mudança de ticker, prejuízos e investimento no exterior

11 de maio de 2024 - 8:00

A Dinheirista responde algumas das suas dúvidas mais cabeludas sobre como declarar ações no imposto de renda

SEXTOU COM O RUY

Bolsa barata não basta: enquanto os astros locais não se alinham, esses ativos são indispensáveis para a sua carteira

10 de maio de 2024 - 6:07

Eu sei que você não tem sangue de barata para deixar todo o patrimônio em ações brasileiras – eu também não me sinto confortável em ver os meus ativos caindo. Mas há opções para amenizar as turbulências internas.

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Selic — uma decisão com base em dados, não em datas

8 de maio de 2024 - 16:42

Hoje em dia, ao que parece, tudo tem que terminar cedo, e bebidas alcoólicas são proibidas. Por conseguinte, os debates deram lugar a decisões secas e comunicados pragmáticos

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Divididos entre o conservadorismo salutar e a cautela exagerada, Copom e Campos Neto enfrentam um dilema

7 de maio de 2024 - 6:18

Os próximos passos do Copom dependem, em grande medida, da reação da economia norte-americana à política monetária do Fed

EXILE ON WALL STREET

Tony Volpon: Mantendo a esperança nas bolsas americanas

6 de maio de 2024 - 20:01

Começamos maio de forma bem mais positiva do que foi abril — sigo uma regra que, se não infalível, tem uma taxa de acerto bastante alta: se o payroll for positivo, o mês será positivo para as bolsas americanas

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar