🔴 IPCA-15 DE ABRIL DESACELERA – VEM AÍ SELIC A 10,50% OU 10,25? SAIBA ONDE INVESTIR

Metas de ano novo: um guia de resolução de conflitos para resolver pendências na carreira e entrar em 2024 com o pé direito

Neste ano que se aproxima, desafio você a estabelecer em seu planejamento pelo menos uma meta de resolução de conflito

31 de dezembro de 2023
6:26 - atualizado às 16:19
Queda de braço
Imagem: Gratisography/Pexels

Uma das coisas que mais escuto nessa época: "ano que vem vai ser diferente. Vou mudar várias coisas na minha vida!" O passo seguinte é a aquisição de um planner e o registro de uma linda lista de metas e desejos para o ano vindouro.

Não quero desencorajar seu otimismo, nem jogar um balde de água fria na ação de planejar seu ano. Mas, convenhamos, você já fez um balanço honesto das pendências que você ainda precisa resolver antes de criar novas metas para você?

E uma das coisas que mais costumamos negligenciar no planejamento é a resolução de velhos conflitos, de forma a liberar espaço para que o novo possa surgir.

Se o conflito existe, de alguma forma você estará desprendendo energia para ele. E, dessa forma, ao invés de redirecionar seu foco e atenção para metas inéditas, parte de seu tônus vital vai sendo drenado para os velhos conflitos e entraves.

Esta ideia está embasada na Teoria de Campo de Kurt Lewin, um conceito-chave na psicologia social, que propõe que o comportamento humano é o resultado da interação entre a pessoa e seu ambiente.

Segundo Lewin, este ambiente, ou 'campo', é um espaço dinâmico onde diversas forças sociais e psicológicas atuam. Ele enfatiza a ideia de que para entender o comportamento de uma pessoa, é essencial considerar o 'campo' total em que a pessoa está operando. A teoria destaca a importância do contexto e das influências ambientais, sugerindo que mudanças no ambiente podem levar a mudanças no comportamento.

Partindo da minha percepção empírica somada à teoria de Lewin, minha recomendação neste ano é que abracemos e resolvamos os conflitos, antes de embarcar no sedutor processo de estabelecer novos objetivos.

Mas se você está lendo até aqui e tinha a expectativa de conhecer um método de planejamento de metas, no ano passado eu trouxe uma abordagem para lhe ajudar nisso. Deixo aqui o link para o texto.

E como estou no espírito generoso de Natal, vou compartilhar um método de quatro passos para resolver aquele atrito que está lhe custando tempo e energia.

Se você está curioso sobre quais tipos de conflito o método se aplica, a resposta é todos. Ele é adequado para conflitos em ambientes de trabalho, relações pessoais, afetivas, ou em qualquer outra situação.

Sabendo que um dos grandes gatilhos para conflito nessa época do ano é a negativa ao desejo por uma promoção e aumento salarial, usarei um exemplo hipotético de um conflito entre um funcionário, que chamaremos de "A", que está insatisfeito por não ter sido promovido e seu chefe, "B".

  • ONDE INVESTIR EM 2024: Descubra o que esperar do cenário econômico brasileiro e internacional e quais são os melhores investimentos para a sua carteira, em diferentes classes de ativos. Clique aqui.

1. Existe um lado da história – o seu – e o do outro

Os conflitos nascem de visões diferentes para um mesmo ponto. Legitimar – e não necessariamente concordar com a perspectiva do outro – é passo fundamental para compreender onde se originou o conflito. Vamos ao exemplo:

A (Funcionário): Acredita que trabalhou duro, excedeu as expectativas e merece reconhecimento na forma de uma promoção. Sente que sua dedicação não está sendo valorizada.

B (Chefe): Vê A como um funcionário competente, mas talvez ainda não esteja pronto para o próximo nível. Pode ter razões como orçamento limitado ou falta de vagas no nível superior para não promovê-lo.

2. Identificação dos sentimentos de ambos por trás do atrito

Se os conflitos fossem resolvidos somente pela razão, não estaríamos constantemente dentro deles. Diagnosticar o que se sente a partir da ação ou perspectiva do outro é o segundo passo rumo à resolução dos conflitos. Vamos ao exemplo:

A: Sente-se frustrado, desvalorizado e talvez até injustiçado pela falta de promoção.

B: Pode se sentir pressionado, compreendendo a frustração de A, mas limitado pelas circunstâncias da empresa.

3. Declaração das necessidades não atendidas de ambos no conflito

Neste passo é onde está o pulo do gato na resolução dos conflitos. No geral, os adultos não aprenderam a comunicar de forma eficiente o que precisam. Se tivéssemos essa competência bem desenvolvida, os passos um e dois seriam desnecessários. Vamos ao exemplo:

A: Precisa de reconhecimento pelo seu trabalho, oportunidades de crescimento e um sinal claro de que sua carreira está progredindo.

B: Necessita equilibrar as expectativas e o desenvolvimento de sua equipe com as realidades administrativas e financeiras da empresa.

ESPECIAL DE NATAL A DINHEIRISTA - ELE FOI TRAÍDO PELA NOIVA E AGORA ELA AINDA QUER FICAR COM TUDO

4. Elaboração de pedidos, ofertas e promessas para atender as necessidades de ambas as partes do conflito

Nesta etapa é quando se esclarece o plano de ação que ambos irão perseguir para mitigar ou pôr um ponto final no conflito. Vamos ao exemplo:

A: Pode pedir um feedback mais detalhado sobre o que é necessário para alcançar a próxima promoção, solicitar responsabilidades adicionais ou oportunidades de treinamento para se desenvolver.

B: Pode oferecer um plano claro de desenvolvimento profissional para A, incluindo metas específicas e um cronograma para revisão. Pode também explicar as limitações atuais da empresa e como elas afetam as promoções.

Perceba que nesse exemplo utilizado para clarear os passos do método, é fundamental que ambos A e B se comuniquem abertamente, compreendam as perspectivas um do outro, legitimem os sentimentos que surgem, e trabalhem juntos para encontrar soluções que atendam às necessidades de ambos.

A resolução eficaz do atrito entre A e B ou em qualquer outro conflito envolveria um diálogo transparente e a busca por soluções construtivas.

Sempre digo para quem me procura para aconselhamento de como resolver um conflito: abrace-o. Eles são fundamentais para o nosso crescimento e amadurecimento. Não existe vida sem conflito. Se você acredita não ter nenhum, é porque ainda não o enxergou.

Neste ano que se aproxima, desafio você a estabelecer em seu planejamento pelo menos uma meta de resolução de conflito. Aborde-o com essa nova perspectiva e observe as transformações que surgirão. E, claro, não deixe de me mandar uma mensagem para contar sobre as mudanças.

Um feliz ano novo!

Até a próxima,

Thiago Veras.

Compartilhe

de repente no mercado

LCIs e LCAs ‘obrigam’ investidores a buscar outros papéis na renda fixa, enquanto a bolsa tem que ‘derrotar vilões’ para voltar a subir em 2024

28 de abril de 2024 - 12:00

Vale divulga balanço do 1T24 e elétricas sofrem com performance negativa; veja os destaques da semana na ‘De repente no mercado’

Ficou no prejuízo?

Comprei um carro com meu namorado, mas terminamos e ele não me pagou a parte dele; o que fazer para não tomar calote?

27 de abril de 2024 - 8:00

Ex-namorado da leitora não pagou a parte dele nem se movimenta para vender o carro; e agora?

SEXTOU COM O RUY

Imposto de 25% para o aço importado: só acreditou quem não leu as letras miúdas

26 de abril de 2024 - 6:11

Antes que você entenda errado, não sou favorável a uma maior taxação apenas porque isso beneficia as ações das siderúrgicas brasileiras – só que elas estão em uma briga totalmente desigual contra as chinesas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O Enduro da bolsa: mercado acelera com início da temporada de balanços do 1T24, mas na neblina à espera do PCE

23 de abril de 2024 - 8:54

Na corrida dos mercados, Usiminas dá a largada na divulgação de resultados. Lá fora, investidores reagem ao balanço da Tesla

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Decisão do Copom em xeque: o que muda para a Selic depois dos últimos acontecimentos?

23 de abril de 2024 - 6:24

O Banco Central do Brasil enfrentará um grande dilema nas próximas semanas

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: A pobreza das ações

22 de abril de 2024 - 20:00

Em uma conversa regada a vinho, dois sujeitos se envolvem em um embate atípico, mas quem está com a razão?

DE REPENTE NO MERCADO

Enquanto o dólar não para de subir… Brasil sobe em ranking internacional e este bilionário indonésio fica 10x mais rico em um ano 

21 de abril de 2024 - 12:00

Veja os destaques da semana na ‘De repente no mercado’

BOMBOU NO SD

Dividendos de Klabin (KLBN11), Gerdau (GGBR4) e Petrobras (PETR4), halving do bitcoin e Campos Neto dá pistas sobre o futuro da Selic — veja tudo o que foi destaque na semana

20 de abril de 2024 - 14:01

A ‘copa do mundo’ das criptomoedas aconteceu de novo. A recompensa dos mineradores por bloco de bitcoin caiu pela metade

Mande sua pergunta!

Meu pai me ajudou a comprar um imóvel; agora ele faleceu, e meu irmão quer uma parte do valor; foi adiantamento de herança?

20 de abril de 2024 - 8:00

O irmão desta leitora está questionando a partilha da herança do pai falecido; ele tem razão?

SEXTOU COM O RUY

A ação que dá show em abril e mostra a importância de evitar histórias com altas expectativas na bolsa

19 de abril de 2024 - 6:07

Ações que embutiam em seus múltiplos elevadas expectativas de melhora macroeconômica e crescimento de lucros decepcionaram e desabaram nos últimos dias, mas há aquela que brilha mesmo em um cenário adverso

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar