🔴 IPCA-15 DE ABRIL DESACELERA – VEM AÍ SELIC A 10,50% OU 10,25? SAIBA ONDE INVESTIR

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.
Conteúdo BTG Pactual

ESG deixou de ser apenas politicamente correto e já é bom caminho para garantir lucros; veja como investir

Fundos, ETFs e carteiras recomendadas estão disponíveis para quem quer fazer investimentos com foco em aspectos sociais, ambientais e de governança; conheça uma forma prática de ingressar no mercado ESG

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
7 de março de 2022
10:00 - atualizado às 14:17
A foto mostra um fundo azul, onde um homem aponta para um círculo e um gráfico, onde ESG está escrito.
As práticas ESG passaram a ser cada vez mais exigidas nas empresas de sucesso, se tornando mais que um diferencial. Agora, aqueles que acompanham estes aspectos, veem uma mudança em seus lucros, e o investidor também se beneficia - Imagem: Shutterstock

Se as pautas ambientais e sociais já estiveram limitadas a grupos de ativistas, hoje elas influenciam diretamente o cotidiano dos mais diversos públicos. Quando falamos em investimentos, não poderia ser diferente: quem dá mais atenção às melhores práticas de ESG (Ambiental, Social e Governança) está ganhando a confiança do mercado.

Prova disso é o aumento acelerado do número de fundos ESG que são lançados no mercado. Esses ativos atraíram mais de US$ 185 bilhões em aportes apenas no primeiro trimestre de 2021, segundo dados da consultoria Morningstar.

As mudanças climáticas e a busca por fontes de energia limpas são a nova motivação dos investidores, que veem nessas temáticas oportunidades interessantes de investimento a longo prazo.

O grande movimento é o de que, mais do que uma chance de “fazer o bem”, esses produtos devem ganhar com novas regulações e estímulos governamentais, além da mentalidade da população mais jovem. Por isso, talvez seja a hora de você também adicioná-los à sua carteira.

O que é ESG?

Antes de mais nada, é importante que você compreenda o que significa essa sigla tão comentada. ESG não é um investimento propriamente dito, mas um conjunto de diretrizes adotadas em prol de melhores índices de sustentabilidade em diferentes setores do mercado.

As práticas são representadas por três frentes: Ambiental, Social e Governança. Por meio de ações que valorizem esses princípios, as empresas buscam formas de minimizar seus impactos sobre o meio ambiente, ajudar a sociedade e implementar boas práticas de governança, como é chamado o conjunto de estruturas que permite que uma empresa atue de maneira ética, justa e sustentável.

Para o investidor, essa tríade se traduz no valor de uma companhia e são cada vez mais essenciais para o sucesso da empresa. Isso porque as novas gerações fiscalizam e priorizam consumir de companhias que respeitem seus valores e porque os governos, pressionados, tendem a beneficiar os atores que trazem retorno financeiro e social ou ambiental.

E é nesse tipo de ativo que os gestores de fundos ESG estão de olho: que trazem retornos e boas práticas hoje, mas cuja rentabilidade pode se expandir ainda mais no futuro.

A força do ESG no mercado financeiro

O tema sustentabilidade é uma tendência que vem ganhando destaque em um mundo cada vez mais globalizado e integrado. Enquanto países discutem a importância de preservar reservas naturais, as empresas também voltaram seus olhos para uma produção mais consciente e sustentável no longo prazo.

Para as companhias que possuem capital aberto, não poderia ser diferente. Seja de forma espontânea, seja por pressão das críticas do mercado, empresas listadas em bolsas globais são forçadas a implementar práticas ESG para reduzir impactos negativos. Para os investidores, forma-se um jogo de ganha-ganha com promessa forte de lucros no longo prazo.

Por que o ESG tem potencial para o futuro?

Temáticas que até então pareciam distantes hoje são focos prioritários para as maiores companhias do mundo. Para além do campo sustentável, os princípios ESG também formam uma gama de outras vertentes sociais, como inclusão e diversidade. Três frentes são importantes para o avanço dessas temáticas:

Pacto Global da ONU

O projeto Pacto Global, de entidade ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), lançou o Observatório 2030 com foco em monitorar companhias do mundo todo que se dispõem  a investir em sustentabilidade. O relatório apresenta 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), um mapa que permeia as estratégias globais com foco em diferentes temáticas.

Por meio de uma plataforma online, a companhia deve monitorar os compromissos públicos apresentados por empresas do mundo todo e avaliar diferentes critérios de ESG. Esse índice deve melhorar a imagem de muitas empresas – e servir como base para muitos investidores mundo afora. 

Questões climáticas 

A responsabilidade socioambiental passou a ter um peso maior desde que as questões climáticas viraram foco na agenda de diversos governos. O impacto de alguns setores da indústria sobre o clima ligou o alerta para debates cada vez mais acalorados sobre a busca de opções mais limpas e sustentáveis.

A pandemia da covid-19 também contribuiu para os investidores apostarem em empresas que prezam por temáticas sustentáveis e sociais. Entre os fundos ESG que mais se destacam no mercado, boa parte reúne companhias que se engajam em pesquisas que fomentam mais saúde e sustentabilidade para o consumidor final.

Engajamento das novas gerações

Nunca antes a população se engajou tanto em temáticas ambientais, em especial entre as gerações mais jovens. Campanhas em redes sociais, fortalecimento de protestos contra empresas que impactam o meio ambiente e busca por formas de consumir produtos e serviços mais sustentáveis fazem o mercado reavaliar suas posições sobre diferentes frentes.

A pesquisa “Construindo Nosso Futuro”, feita pela Eureca em parceria com o Fórum Econômico Mundial, apresenta dados interessantes sobre a população brasileira. Os jovens com média de idade de 28 anos estão consumindo cada vez mais marcas e produtos ligados aos conceitos ESG.  

Além disso, das 1.100 pessoas entrevistadas, 84,95% afirmaram que tanto as organizações privadas como as públicas devem assumir a responsabilidade por padrões de ética sociais, ambientais e de governança.

Como investir em ESG?

Com o mercado cada vez mais atento às práticas sustentáveis e sociais, o investidor também passa a valorizar as empresas que se comprometem a aplicar boas estratégias com foco na sustentabilidade. Entre as opções de ativos voltados para esse mercado, os ETFs surgem como boas opções de investimentos em ESG.

Os fundos de índice buscam acompanhar uma carteira de empresas que respeitam os princípios do ESG. Dessa forma, é possível investir em mais de uma empresa de forma segura e variável, com taxas menores quando comparadas às de outros fundos ativos.

Fundos e carteiras ESG do BTG Pactual

O ETF ESGB11 é uma das melhores opções disponibilizadas hoje no mercado brasileiro. Lançado pelo BTG Pactual em 2020, esse fundo replica o Índice S&P/B3 Brazil ESG, cujo principal objetivo é medir a performance das empresas brasileiras e americanas com base em critérios ESG. 

Para os investidores que desejam diversificar a carteira de forma individualizada, há ainda a opção de acompanhar relatórios de recomendação com base nesses índices. O BTG oferece, mensalmente, carteiras recomendadas de empresas engajadas nas causas ESG.

O BTG Pactual possui uma plataforma intuitiva e prática, com mais de 1000 opções de investimentos ‒ incluindo o ESGB11 e ações de empresas que seguem princípios ESG. Criando uma conta gratuita, você tem acesso a toda a expertise do maior banco de investimentos da América Latina para fazer suas aplicações de forma prática e inteligente, além de outros benefícios como:

  • Segurança e confiabilidade nas operações;
  • Equipe de research altamente especializada; 
  • Atendimento 24/7;
  • Aplicativo moderno e fácil de ser usado;

Compartilhe

Conteúdo BTG Pactual

Quer controlar melhor seus gastos? Este banco usa tecnologia e inteligência de dados para melhorar sua relação com o dinheiro

4 de abril de 2022 - 10:00

Funcionalidade Finanças+, do BTG Pactual, permite que você acompanhe suas despesas divididas em categorias e te ajuda a alcançar seus objetivos com dicas e alertas personalizados

Conteúdo BTG Pactual

Da conta corrente aos investimentos: conheça todos os serviços do BTG Pactual

28 de março de 2022 - 10:00

Entrou para o mundo dos investimentos e está em busca de um banco moderno e prático que integre todos os seus serviços? BTG Pactual é um banco completo, com soluções para diversos objetivos e públicos

Conteúdo BTG Pactual

Ouro em alta: tradicional porto seguro do mercado ajuda a diversificar a carteira em meio à crise

21 de março de 2022 - 10:00

Em tempos de alta dos juros, guerra e instabilidade mundial, o metal torna-se uma boa alternativa para proteger o patrimônio; veja como investir

Conteúdo BTG Pactual

O que esperar da próxima reunião do Copom e como ela pode afetar seus investimentos?

9 de março de 2022 - 14:00

Previsões de mercado indicam novo aumento da Selic; investidor precisa estar preparado para escolher os melhores ativos para o portfólio

Conteúdo BTG Pactual

Selic ‘ultrapassa’ IPCA e facilita a vida do investidor que deseja proteger seu dinheiro; veja como

3 de março de 2022 - 10:00

Produtos reúnem segurança, liquidez e previsibilidade agora e são ideais para a construção de uma reserva de emergência

CONTEÚDO BTG PACTUAL

Apesar de turbulências, fundos imobiliários estão descontados e seguem como excelente opção para uma carteira diversificada

22 de fevereiro de 2022 - 9:19

Segundo BTG Pactual, muitos FIIs estão com preços abaixo de seu valor e trarão boas janelas de ganhos ao longo de 2022

Conteúdo BTG Pactual

Participe da CEO Conference Brasil, maior evento do mercado financeiro organizado pelo BTG Pactual

14 de fevereiro de 2022 - 10:00

Evento com transmissão online terá a presença de alguns dos principais nomes da economia, política e tecnologia. Faça sua inscrição!

Conteúdo BTG Pactual

Não sabe onde investir? Conheça as carteiras recomendadas do BTG Pactual e conte com as indicações de ações e FIIs do maior banco de investimentos da América Latina

7 de fevereiro de 2022 - 10:00

As carteiras ‘top picks’ do BTG Pactual incluem recomendações de ações, fundos imobiliários e BDRs

CONTEÚDO BTG PACTUAL

Ajuste de carteira em 2022: investir no exterior é essencial para reduzir o risco Brasil; veja como é fácil proteger o patrimônio

24 de janeiro de 2022 - 10:00

Instabilidade política e econômica no Brasil em ano eleitoral devem aumentar a volatilidade por aqui; a boa notícia é que há maneiras bem simples de alocar seu dinheiro fora do país

Conteúdo BTG Pactual

Plataforma BTG Pactual oferece ecossistema completo para operar renda variável e fazer Day Trade; conheça

17 de janeiro de 2022 - 10:00

Ações, fundos imobiliários, derivativos, opções podem ser negociados pelo BTG Trader; saiba mais sobre a plataforma e quais vantagens ela oferece para o investidor pessoa física

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar