🔴 É HOJE! ALGORITIMO QUE JÁ LUCROU 350% SERÁ LIBERADO – VEJA COMO ACESSAR

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.
CRISE INSTITUCIONAL

Autogolpe e impeachment no mesmo dia? Entenda o caos que se instalou no Peru e derrubou o presidente em menos de 24h

m apenas um ano e meio de poder, Castillo é alvo de três processos de cassação de mandato por corrupção. O presidente assumiu depois de mais de 40 dias da realização das eleições

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
7 de dezembro de 2022
18:33
pedro castillo; ex-presidente do Peru
Imagem: Reprodução

Embora as atenções estejam concentradas nas últimas semanas no Catar, em razão da Copa do Mundo, o destaque do dia não foi os jogos do torneio. 

Aqui pertinho do Brasil, o Peru viveu nesta quarta-feira (7) um dia de turbulências políticas, com tentativa de autogolpe e destituição do poder articulados em menos de 24h. 

O presidente Pedro Castillo, alvo de um terceiro processo de impeachment e isolado politicamente, instituiu um governo de exceção no país, anunciou a dissolução do Congresso e convocou novas eleições. Além disso, o chefe do Executivo impôs toque de recolher em todo o país entre as 22h e 04h (horário local) horas antes do julgamento dele no Congresso — marcado para hoje.

Castillo falou em “reoganizar” o sistema judicial, incluindo o Poder Judiciário, o Ministério Público, a Junta Nacional de Justiça e o Tribunal Constitucional, bem como o confisco de armas em posse ilegal de civis. 

Por outro lado, a Corte Constitucional — a Suprema Corte, o que equivale ao Supremo Tribunal Federal brasileiro — chamou o ato de golpe de Estado e solicitou que a vice-presidente do país, Dina Boluarte, assuma a presidência. 

As Forças Armadas peruanas e a Polícia Nacional também se pronunciaram em linha com a Suprema Corte: "qualquer ato contrário à ordem constitucional estabelecida constitui uma violação da Constituição e gera descumprimento por parte das Forças Armadas e da Polícia Nacional do Peru”, informaram em comunicado. 

Leia Também

Após o anúncio, os ministros da Economia, Justiça, Trabalho e Relações Exteriores, o embaixador do Peru na ONU renunciaram aos cargos. 

Em apenas um ano e meio de poder, Castillo é alvo de três processos de cassação de mandato por corrupção. O presidente assumiu depois de mais de 40 dias da realização das eleições. A demora se deu pelo fato de sua  adversária Keiko Fujimori apresentar recursos contra a vitória do peruano. 

Peru: dissolução do Congresso e histórico de golpes

A decisão de dissolver o Congresso, ao contrário do Brasil, é democrática e prevista na Constituição peruana. 

"Em resposta à reivindicação cidadã em todo o país, tomamos a decisão de estabelecer um governo de emergência visando a instauração do Estado de direito e da democracia", afirmou antes de anunciar as medidas que a sua decisão implica.

Castillo se valeu do artigo 134, que afirma que "o Presidente da República tem o poder de dissolver o Congresso se este tiver censurado ou negado sua confiança a dois gabinetes", ou seja, todos os ministros do governo. Vale ressaltar que, em outubro do ano passado, o primeiro-ministro e o gabinete ministerial renunciaram. 

O artigo ainda prevê que a obrigação do chefe do Executivo em convocar novas eleições em até quatro meses. 

A tentativa de golpe segue o exemplo do que aconteceu há um pouco mais de três anos. Em 2019, Martín Vizcarra, até então presidente, dissolveu o Congresso e convocou novas eleições. 

E há exatos 20 anos, em 1992, Alberto Fujimori,  presidente na época,  realizou um golpe de estado e incluiu o artigo que possibilitou hoje o ato de Castillo na Constituição. 

Golpe que tinha tudo para dar errado

Sem apoio no Congresso, a decisão do presidente Pedro Castillo não entrou em vigor. Pouco  tempo depois de decretado oe estado de exceção, os parlamentares reuniram-se e aprovaram por 101 votos a favor —  eram necessários 87 —  o impeachment de Castillo. A votação ainda contou com seis votos contra e dez abstenções. 

A vice-presidente, Dina Boluarte, também foi empossada como chefe do Executivo, como um  ponto final ao governo Castillo e fracasso da tentativa de um novo golpe no país latino. 

Por fim, Castilho foi detido pela Política Nacional peruana e preso. Segundo o jornal local El Comercio, o agora ex-mandatário está na prefeitura de Lima, capital do Peru. 

Peru: Reação de outros países

Os Estados Unidos foram um dos primeiros países a se pronunciar sobre a tentativa de golpe e a repudiar o ato. 

A embaixadora americana no Peru, Lisa Kenna, afirmou em rede social que os EUA “rejeitam categoricamente qualquer ato extraconstitucional”. 

No Brasil, o Ministério de Relações Exteriores, o Itamaraty, divulgou nota à imprensa em que afirma acompanhar “com preocupação” a situação da política interna do Peru. Confira na íntegra (em tradução livre)

“O governo brasileiro acompanha com preocupação a situação política interna do Peru, que levou ao afastamento constitucional do presidente Pedro Castillo pelo Congresso e à sua sucessão pela vice-presidente Dina Boluarte.

As medidas adotadas hoje, 7 de dezembro, pelo presidente Pedro Castillo, incompatíveis com o marco constitucional daquele país, representam uma violação da vigência da democracia e do estado de direito. Espera-se que a decisão constitucional do Congresso peruano represente a garantia do pleno funcionamento do Estado democrático no Peru.

O governo brasileiro manifesta sua disposição em continuar mantendo as sólidas relações de amizade e cooperação que unem os dois países e deseja sucesso à Presidente Dina Boluarte em sua missão à frente do Estado peruano.”

Quem é Pedro Castillo? 

O ex-mandatário do Peru, Pedro Castillo, 51 anos, ganhou as eleições em julho de 2021 em primeiro turno contra a filha do ex-presidente do Peru, Keiko Fujimori. 

Nascido em Cajamarca, região serrana, e professor primário rural desde 1995, Castillo ganhou notoriedade no cenário político em 2017 após liderar uma greve de professores de quase três meses. Na época, a categoria exigia aumento de salários. 

Em 2020, Castillo anunciou a candidatura presidencial pelo Peru Libre, considerado um partido de esquerda marxista.  

Durante a campanha eleitoral, o ex-presidente prometeu dissolver o Tribunal Constitucional e ameaçou a fechar o Congresso caso os parlamentares não o apoiassem. 

Contudo, ao longo da corrida presidencial, Castillo mudou o tom e comprometeu-se a seguir a Constituição “enquanto ela estiver em vigor”.  

Além disso, Castillo conquistou o eleitorado de classes mais pobres, especialmente de cidadãos localizados no interior do país.

A pauta de costumes, como o posicionamento contra o aborto e ao casamento de pessoas do mesmo sexo, bem como a defesa de uma segurança ‘linha dura’, são algumas das bandeiras defendidas por Castillo e que o levaram ao poder. 

*Com informações de Agência Brasil, BBC, G1  e CNN Brasil 

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
BODE EXPIATÓRIO?

Liz Truss abre mão de parte de cortes de impostos e troca ministro das Finanças; a bolsa de Londres e a libra agradecem

14 de outubro de 2022 - 12:15

Ex-chanceler Jeremy Hunt sucederá Kwasi Kwarteng enquanto Liz Truss entrega os anéis para não perder os dedos — mudanças acontecem no prazo final que o BC deu aos fundos para reorganizarem a casa

ELEIÇÕES 2022

Bolsonaro promete manter Paulo Guedes no governo em eventual segundo mandato

13 de outubro de 2022 - 9:25

Defesa de Paulo Guedes por Jair Bolsonaro foi feita durante entrevista gravada à TV Alterosa, de Minas Gerais

ELEIÇÕES 2022

Em tom de campanha, Bolsonaro ataca Lula e exalta economia em discurso na ONU

20 de setembro de 2022 - 12:48

Discurso de Bolsonaro foi, em boa parte, voltado para o público interno, direcionado às eleições, com acenos também para a comunidade internacional

ELEIÇÕES 2022

Voto útil impulsiona Lula, Bolsonaro estaciona, mas decisão em primeiro turno ainda é incerta, segundo BTG/FSB

19 de setembro de 2022 - 9:38

Lula chega a 47% dos votos válidos em primeiro turno; no extremo da margem de erro, ele bateria na trave de uma vitória sem a necessidade de um tira-teima com Bolsonaro

ELEIÇÕES 2022

Agenda cheia: confira como foi o sábado de Lula, Bolsonaro, Ciro Gomes e Tebet — e as declarações polêmicas

3 de setembro de 2022 - 16:53

Lula e Bolsonaro mantiveram encontros com mulheres — um no Nordeste e outro no Sul do país — enquanto Ciro Gomes participou de caminhadas e Simone Tebet se preparava para evento em São Paulo

ELEIÇÕES 2022

Pesquisa Ipespe: Lula é o único candidato que avança — petista segue líder com 44% das intenções de voto; confira os números

3 de setembro de 2022 - 14:27

O presidente Jair Bolsonaro (PL), o pedetista Ciro Gomes e a senadora Simone Tebet (MDB) permaneceram estacionados em relação ao último levantamento, feito no dia 31 de agosto

ATENTADO NA ARGENTINA

Lula, Ciro e Simone usam redes sociais para repudiar atentado a Cristina Kirchner; Bolsonaro ainda não se manifestou

2 de setembro de 2022 - 11:12

A tentativa de ataque a Cristina Kirchner ocorreu no fim da noite de ontem, quando a vice-presidente chegava a sua casa em Buenos Aires

CENTRAL DAS ELEIÇÕES

Teve que se explicar: Petrobras diz que Bolsonaro não soube antes do corte de preço dos combustíveis

2 de setembro de 2022 - 9:19

Acompanhe a cobertura ao vivo das eleições 2022 com as principais notícias sobre os principais candidatos à Presidência e nos Estados

CENTRAL DAS ELEIÇÕES

Eleições 2022: Só Lula não tem agenda prevista para hoje; veja como deve ser o dia dos candidatos à Presidência da República nesta sexta-feira

2 de setembro de 2022 - 8:39

Acompanhe a cobertura ao vivo das eleições 2022 com as principais notícias sobre os principais candidatos à Presidência e nos Estados

ELEIÇÕES 2022

Debate influenciou? Pesquisa Datafolha mostra que distância entre Lula e Bolsonaro diminuiu após confronto na TV

1 de setembro de 2022 - 21:54

Esse é o primeiro Datafolha divulgado após a sabatina do Jornal Nacional e o debate realizado pela Band no domingo (28). Entre os mais beneficiados estão os candidatos que não aparecem sem primeiro ou segundo lugar nas intenções de voto

ELEIÇÕES 2022

Bolsonaro diz que governo pode taxar lucros e dividendos para garantir Auxílio Brasil de R$ 600 em 2023

1 de setembro de 2022 - 20:54

Proposta de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2023, divulgada na quarta-feira (31) prevê valor médio mensal de R$ 405 para o benefício, apesar da promessa do presidente que tenta a reeleição de manutenção do valor reajustado

CENTRAL DAS ELEIÇÕES

Eleições 2022: Datafolha mostra Lula à frente com 45%, contra 32% de Bolsonaro; Ciro e Tebet sobem

1 de setembro de 2022 - 8:24

Acompanhe a cobertura ao vivo das eleições 2022 com as principais notícias sobre os principais candidatos à Presidência e nos Estados

CENTRAL DAS ELEIÇÕES

Eleições 2022: Confira a agenda dos candidatos à Presidência da República nesta quinta-feira

1 de setembro de 2022 - 8:19

Acompanhe a cobertura ao vivo das eleições 2022 com as principais notícias sobre os principais candidatos à Presidência e nos Estados

ELEIÇÕES 2022

E agora, Bolsonaro? Orçamento prevê Auxílio Brasil de R$ 405 e tabela do IR congelada em 2023 — confira detalhes da proposta

31 de agosto de 2022 - 18:11

Na semana da divulgação do projeto do governo, Lula aproveitou para anunciar um adicional de R$ 150 para cada criança de até seis anos, além da manutenção dos R$ 600 do Auxílio Brasil

CENTRAL DAS ELEIÇÕES

Eleições 2022: Opositores capturam domínio de Bolsonaro na internet; veja o que colocaram no lugar

31 de agosto de 2022 - 7:31

Acompanhe a cobertura ao vivo das eleições 2022 com as principais notícias sobre os principais candidatos à Presidência e nos Estados

CENTRAL DAS ELEIÇÕES

Eleições 2022: Vantagem de Lula sobre Bolsonaro cai de 14 para 12 pontos na Genial/Quaest

31 de agosto de 2022 - 7:27

Acompanhe a cobertura ao vivo das eleições 2022 com as principais notícias sobre os principais candidatos à Presidência e nos Estados

FECHA-SE A CORTINA

Mikhail Gorbachev, o homem que acabou com a Guerra Fria, morre aos 91 anos — relembre a história

30 de agosto de 2022 - 19:00

De acordo com o Hospital Clínico Central da Academia Russa de Ciências, Mikhail Gorbachev morreu na noite desta terça-feira (3) após uma doença grave e prolongada

DE OLHOS NAS REDES

Lula e Bolsonaro irão se enfrentar novamente? Depois do desempenho ruim do primeiro ‘duelo’, fugir dos debates pode ser uma boa estratégia para os candidatos; entenda

30 de agosto de 2022 - 16:43

O debate foi um verdadeiro fiasco para os dois protagonistas da corrida eleitoral, Lula e Bolsonaro; descubra qual dois dois foi o pior e se haverá outro ‘duelo’

CENTRAL DAS ELEIÇÕES

De olho em reeleição, Bolsonaro diz sim para a Assembleia Geral da ONU — saiba o que ele vai falar por lá

30 de agosto de 2022 - 8:31

Acompanhe a cobertura ao vivo das eleições 2022 com as principais notícias sobre os principais candidatos à Presidência e nos Estados

ELEIÇÕES 2022

Lula mantém ampla vantagem sobre Bolsonaro na Ipec e continua vislumbrando vitória em primeiro turno

30 de agosto de 2022 - 7:21

Pesquisa do antigo Ibope mostra a intenção de voto em Lula supera a soma da preferências por todos os demais candidatos

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar