🔴 AÇÕES, CRIPTOMOEDAS E MAIS: CONFIRA DE GRAÇA 30 RECOMENDAÇÕES

Camille Lima
Camille Lima
Repórter no Seu Dinheiro. Estudante de Jornalismo na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Já passou pela redação do TradeMap.
DUELO DE GIGANTES

Elon Musk declara guerra contra a Apple pelo “fim da censura” e de taxas excessivas — e ele não é o único

CEO da Tesla criticou a empresa de Tim Cook após suposta ameaça da Apple de remover o Twitter da loja de aplicativos App Store; entenda a disputa

Camille Lima
Camille Lima
29 de novembro de 2022
11:18
Elon Musk, dono do Twitter, e Tim Cook, CEO da Apple, duelando no jogo Street Fighter
Elon Musk, dono do Twitter, e Tim Cook, CEO da Apple, duelando no jogo Street Fighter - Imagem: Montagem Andrei Morais, Street Fighter, Shutterstock

Autodenominado um “absolutista da liberdade de expressão”, Elon Musk parece disposto a esgotar todas as suas opções para acabar com o que chama de censura nas redes sociais como o Twitter. E isso inclui comprar briga até mesmo com uma das maiores empresas de tecnologia do mundo como a Apple (AAPL34).

Na última segunda-feira (28), o homem mais rico do mundo e novo dono do Twitter declarou em um post na rede social uma verdadeira guerra contra a empresa de Tim Cook pelo “fim da censura na América”, com uma série de denúncias e indiretas – bem diretas, diga-se de passagem — envolvendo a Apple. 

No primeiro dos tuítes, o bilionário informou que a Apple teria “praticamente parado de anunciar no Twitter” e havia ameaçado remover o aplicativo do pássaro azul da loja de aplicativos App Store. A medida faria parte do processo da Apple de moderação para revisão de aplicativos. 

“Eles odeiam a liberdade de expressão na América? O que está acontecendo aqui, Tim Cook?”, questionou o bilionário.

Segundo dados da empresa de inteligência publicitária MediaRadar, a fabricante de iPhone gastou cerca de US$ 40 milhões em anúncios no Twitter em 2022.

O Twitter e o fim da censura

Usuário ativo da plataforma do passarinho azul desde 2009, o CEO da Tesla comumente lança enquetes na rede social para tomar decisões e opinar sobre vários temas — mesmo os mais importantes, como planos de paz para guerras entre nações.

Leia Também

Elon Musk até mesmo invocou expressões arcaicas como “Vox Populi, Vox Dei" (que, traduzida do latim, seria algo do tipo “a voz do povo é a voz de Deus”) para justificar a restauração de contas polêmicas banidas da rede social, como as do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump e do rapper Kanye West.

Desta vez, a nova enquete do homem mais rico do mundo no Twitter colocou em jogo as supostas “ações de censura” da fabricante de iPhones.

"A Apple deveria publicar todas as ações de censura tomadas que afetam seus clientes? Sim ou não”

O bilionário também disse, no Twitter, que atualmente acontece uma “revolução contra a censura online na América”.

A Apple vai excluir o Twitter da App Store?

As diretrizes públicas do Twitter parecem estar sendo acompanhadas de perto pela Apple há algum tempo — e podem resultar na retirada do aplicativo da App Store, segundo Elon Musk.

“A Apple também ameaçou retirar o Twitter da sua App Store, mas não quer nos contar o porquê”, escreveu o bilionário, em tweet.

Isso porque a empresa de Tim Cook exige uma forte moderação de conteúdo em aplicativos em que o usuário gera o próprio conteúdo, como é o caso do Twitter. 

Desde que assumiu o controle da rede social, o CEO da Tesla promoveu intensos cortes na força de trabalho do Twitter, incluindo, supostamente, na equipe que cuidava da moderação de conteúdo da plataforma.

A fabricante do iPhone entrou em contato com o Twitter no começo de novembro devido a uma onda de publicações de discurso de ódio na plataforma, segundo reportagem do The New York Times.

Além disso, a Apple cobra dos aplicativos taxas entre 30% e 15% para compras digitais realizadas dentro dos apps. 

Também no início deste mês, o ex-chefe de marketing da Apple que supervisiona a App Review, Phil Schiller, aparentemente deletou sua conta no Twitter após Musk ter assumido o controle da rede social.

Para Phillip Shoemaker, antigo chefe de revisão de aplicativos da Apple, a decisão de Schiller o lembrou de “uma empresa fazendo movimentos para se preparar para a guerra”. 

“Os movimentos recentes da Apple são como quando você remove tropas de um país antes de atacar”, disse Shoemaker.

Elon Musk contra as taxas da Apple

Na tarde de ontem, o CEO da Tesla também perguntou na rede social quem mais teria sido “censurado pela Apple”. 

Isso porque a loja oficial da Apple é a única maneira de instalar softwares em iPhones e outros aparelhos da marca. Então, caso o aplicativo fosse retirado da App Store, a rede social do passarinho azul perderia uma de suas principais plataformas de distribuição.

Em outros tweets, o novo chefe do Twitter questionou as taxas cobradas pela Apple em sua loja de aplicativos, chamando-as de “imposto secreto de 30%”. 

“Você sabia que a Apple coloca uma taxa secreta de 30% sobre tudo o que você compra através da App Store deles?”, escreveu Musk.

A empresa de Tim Cook cobra dos fabricantes de aplicativos para iPhone um “imposto” entre 15% e 30% por qualquer qualquer produto digital vendido através de seus apps.

Considerando que os planos de Elon Musk para o Twitter 2.0 incluem uma arrecadação bilionária com o lançamento das assinaturas do “Twitter Blue”, as taxas cobradas pela Apple renderiam à empresa da maçã um lucro de centenas de milhões de dólares. Isso só por ter o Twitter listado na App Store.

O bilionário publicou um meme na rede social com dois caminhos possíveis a serem seguidos: pagar o imposto de 30% ou ir para a guerra. Musk apagou a foto algumas horas depois, mas a escolha foi clara: a batalha contra a Apple já começou.

Foto: Reprodução/Twitter

O bilionário fixou em seu perfil no Twitter a postagem: “Esta é uma batalha pelo futuro da civilização. Se a liberdade de expressão for perdida mesmo na América, a tirania é tudo o que está por vir”.

Elon Musk não foi o único a brigar com a Apple

Vale destacar que Musk não foi o primeiro a criticar as taxas cobradas pela Apple. A Epic Games, fabricante do jogo Fortnite, foi à Justiça em 2020 para batalhar contra o “imposto” cobrado pela big tech e o suposto comportamento anticompetitivo da companhia. 

Após uma decisão judicial que beneficiou a Apple ao determinar que a gigante da tecnologia não estava agindo como monopolista em relação às práticas da App Store, ambas as empresas entraram com recurso — e a guerra retornou aos tribunais em meados do mês passado.

A Epic Games queria que o tribunal obrigasse a Apple a apoiar pagamentos e lojas de aplicativos de terceiros e métodos alternativos para instalar aplicativos nos aparelhos da marca da maçã, o que teria permitido que o Fortnite maximizasse suas receitas. 

Enquanto isso, apesar de ter vencido o processo antitruste, a empresa de Tim Cook criticou a decisão da Justiça de que a companhia teria que permitir aplicativos que fornecessem links para pagamentos alternativos.

*Com informações de CNBC, Business Insider e Axios

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
EMBARALHADO

SEC questiona devolução de criptomoedas dos clientes da FTX — embora ela mesma tenha estabelecido as regras

3 de setembro de 2024 - 9:05

O órgão responsável pelo mercado de capitais norte-americano lançou dúvidas sobre o pagamento dos usuários da falida corretora

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Não deve ser hoje: Ibovespa aguarda PIB em dia de aversão ao risco lá fora e obstáculos para buscar novos recordes

3 de setembro de 2024 - 8:11

Bolsas internacionais amanhecem no vermelho com temores com o crescimento da China, o que também afeta o minério de ferro e o petróleo

VAI SOBRAR PRA MAIS UMA

Outra empresa de Elon Musk na mira do STF: Starlink pode ser suspensa no Brasil se não cumprir ordens de Moraes, diz presidente da Anatel

2 de setembro de 2024 - 18:45

Mais de 215 mil clientes podem ser afetados em caso de bloqueio da empresa de internet via satélite no Brasil

MORAES X MUSK

Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal mantém por unanimidade a suspensão do X no Brasil

2 de setembro de 2024 - 12:30

Os magistrados terão até as 23h59 desta segunda-feira para se manifestarem sobre a decisão de Moraes; cinco ministros votam

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Setembro finalmente chegou: Feriado nos EUA drena liquidez em início de semana com promessa de fortes emoções no Ibovespa

2 de setembro de 2024 - 8:04

Agenda da semana tem PIB e balança comercial no Brasil; nos EUA, relatório mensal de emprego é o destaque, mas só sai na sexta

A BRIGA CONTINUA

Alexandre de Moraes leva suspensão do X de Elon Musk ao plenário do STF; decisão sai as próximas horas

2 de setembro de 2024 - 7:28

Os magistrados terão até as 23h59 desta segunda-feira para se manifestarem e poderão manter ou não a decisão que suspendeu o acesso à rede social

MORAES x MUSK

Elon Musk recorre a satélites da Starlink para driblar bloqueio ao X, antigo Twitter

1 de setembro de 2024 - 15:39

Starlink tem pelo menos 215 mil pontos de acesso no Brasil; empresa foi procurada para comentar manutenção do Twitter no ar, mas não se pronunciou

MIGRAÇÃO DIGITAL

Alternativa ao Twitter: rede social de Jack Dorsey comemora ‘migração’ de 1 milhão de novos usuários após suspensão do X no Brasil

1 de setembro de 2024 - 13:03

Rede social Bluesky está no ar desde 2019 e foi lançada por um dos cofundadores do Twitter, comprado pelo bilionário Elon Musk em 2022

MORAES X MUSK

X, o antigo Twitter, amanhece fora do ar no Brasil com multa ‘inexequível’ em vigor a quem tentar burlar bloqueio à rede social de Elon Musk

31 de agosto de 2024 - 9:11

O X, como o bilionário Elon Musk rebatizou o Twitter depois de comprá-lo, saiu do ar horas depois de Alexandre de Moraes ter ordenado a medida

O FIM DO TWITTER CHEGOU?

Moraes determina suspensão imediata do X no Brasil e fixa multa de R$ 50 mil para quem tentar acessar a plataforma

30 de agosto de 2024 - 17:50

Anatel tem 24 horas para executar a ordem de suspensão da rede social; demais empresas de tecnologia e internet também devem ‘inviabilizar acesso’ ao X

CHEGOU NO PRESIDENTE

Lula toma posição na briga entre Moraes e Musk pelo antigo Twitter, que ainda não terminou

30 de agosto de 2024 - 12:37

Em entrevista a rádio da Paraíba, o presidente afirmou que Musk deve respeitar o STF; rede social permanece no ar na manhã desta sexta

O ULTIMATO DA BATALHA

Moraes x Musk: a guerra entre o ministro do STF e o dono do antigo Twitter vai tirar o X do Brasil?

29 de agosto de 2024 - 13:31

Embate entre rede social e Supremo Tribunal Federal pode chegar à conclusão esta semana após, pelo menos, quatro anos de duração; veja como tudo começou

ENTROU PRO CLUBE

Bem-vindo ao mundo dos trilionários, Warren Buffett: Berkshire Hathaway é a única empresa americana não-tech a atingir US$ 1 trilhão

28 de agosto de 2024 - 13:00

Conglomerado do Oráculo de Omaha entra para o Clube do Trilhão, juntando-se à Apple, Nvidia, Amazon e outras

CRIPTOMOEDAS NA CARTEIRA

Mais de 560 milhões de pessoas investem em criptomoedas — mas só 11 investidores ficaram bilionários com bitcoin (BTC)

28 de agosto de 2024 - 10:35

Em meio à escalada de preços dos ativos digitais, o apetite dos investidores por esse tipo de investimento também aumentou, segundo relatório da Henley & Partners

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Foi por pouco: Ibovespa mira em Campos Neto, revisão de gastos e Caged na busca por novos recordes

28 de agosto de 2024 - 7:56

Mercados financeiros internacionais amanhecem em compasso de espera pelo balanço da Nvidia, que será divulgado apenas depois do fechamento

RANKING DOS RICAÇOS

Lemann ainda é o mais rico em 2024? Nova lista da Forbes tem o brasileiro com a maior fortuna da história e cinco novos bilionários

27 de agosto de 2024 - 19:34

No ano passado, Vicky Safra assumiu o primeiro lugar e se tornou a primeira mulher a conquistar o pódio na história do ranking

NOVOS PRODUTOS

O que esperar do iPhone 16? Saiba quais novidades a Apple vai anunciar no seu evento anual de lançamento em setembro

26 de agosto de 2024 - 19:35

Empresa trará novos modelos de dispositivos e tecnologias, incluindo de inteligência artificial

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Entre dragões de gelo e fogo: Ibovespa inicia semana de olho em dados de inflação e emprego e juras sobre juros

26 de agosto de 2024 - 8:11

Indicadores de inflação e mercado de trabalho no Brasil e nos EUA ajudam investidores a calibrar perspectivas para os juros

Ranking da Forbes

Ranking dos mais ricos da América Latina tem dois brasileiros, mas nenhum deles é Jorge Paulo Lemann; veja lista dos bilionários

25 de agosto de 2024 - 18:33

Sócio da Americanas e da Ambev saiu do top 5 latinoamericano do ranking de bilionários da Forbes, que ainda é liderado pelo mexicano Carlos Slim Helú

‘UM SOPRO DE VIDA’

Corpo de Mike Lynch é retirado de iate; sucessão de incidentes trágicos cerca a morte do ‘Bill Gates britânico’

22 de agosto de 2024 - 15:48

No momento do naufrágio, Lynch comemorava entre familiares e amigos a absolvição em um exaustivo processo por fraude movido contra ele pela HP

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar