🔴 ESTA FERRAMENTA PODE MULTIPLICAR SEU INVESTIMENTO EM ATÉ 285% – SAIBA MAIS

As lições de 2022: como fazer bons investimentos num cenário com tantas incertezas?

O ano de 2022 e suas diversas turbulências servem, ao menos, como lição: é preciso planejar os investimentos para os cenários adversos

23 de dezembro de 2022
6:11 - atualizado às 16:50
Arte conceitual mostrando uma pessoa de terno com um símbolo de interrogação no lugar da cabeça; em segundo plano, um fundo azul com um gráfico. A imagem representa uma pessoa com dúvidas na carreira e no mercado corporativo; também pode indicar dúvidas referentes aos investimentos
Imagem: Shutterstock

Se existe um consenso entre investidores, nesta altura de 2022, é o de que este ano vai deixar pouquíssimas saudades.

Quem investiu em ações brasileiras provavelmente se deu mal. Quem fez investimentos em ações norte-americanas, certamente se deu mal. Quem apostou em criptomoedas, então, nem se fale.

Mas não pense que, por ter sido um ano de retornos ruins, 2022 não possa trazer lições valiosas de investimentos.

Na verdade, é justamente nos anos difíceis que conseguimos aprender as melhores lições como investidores — e, entre elas, a maior de todas: tenha cuidado com as previsões.

Lição #1: cuidado com previsões

Você já pensou em investir sem olhar para estimativas de crescimento do PIB, e nem para as expectativas com relação ao dólar ou da Selic no fim do ano?

Parece loucura, né? Alguns diriam que "isso seria o mesmo que dirigir um carro de olhos vendados". Será mesmo?

Pois bem, vamos fazer o seguinte exercício. Imagine que você está na metade de 2021, decidindo em quais ações pretende investir. Para tentar entender as condições futuras, você abre o relatório Focus, do Banco Central, e se depara com os seguintes números: inflação esperada para o fim de 2022 de 4% e Selic esperada de 6,5%.

Fonte: relatório Focus, Banco Central do Brasil

Naquela altura, ainda faltava muito tempo para o ano de 2022 terminar, mas o cenário futuro parecia bastante propício para investimentos.

Isso, inclusive, fez você preferir ações um pouco mais arriscadas, que tendem a ter um desempenho ainda melhor em um ambiente de juros baixos.

O problema é que as estimativas dos tais "experts" ouvidos pelo Banco Central estavam completamente equivocadas, como descobrimos pouco mais de um ano depois. A partir de meados de 2021, a inflação começou a acelerar e os analistas passaram a revisar para cima as suas estimativas, semana após semana.

Fonte: relatório Focus, Banco Central do Brasil

Entramos em 2022 com uma expectativa de que ele terminaria com uma taxa de juros atrativa; na verdade, fecharemos o ano com uma Selic que torna boa parte das ações "não investíveis".

Quem comprou ações arriscadas, apenas porque acreditou nas previsões otimistas sobre a Selic, provavelmente perdeu bastante dinheiro.

É por isso que investidores consagrados, como Warren Buffett e Howard Marks, insistem tanto que nós não devemos nos agarrar em previsões na hora de investir.

Lição #2: exija sempre uma margem de segurança nos investimentos

Para falar a verdade, esses investidores nem olham muito para essas coisas antes de comprar algum ativo. Não porque elas não importam, longe disso. Mas, sim, pelo fato de que é impossível prever o futuro.

E como há grandes chances de essas previsões estarem erradas, usá-las como parâmetro para tomar qualquer tipo de decisão pode acabar implicando em um grande erro. Como dizemos na linguagem de mercado, é melhor não ter mapa algum do que se basear em um mapa errado.

Mas como você consegue definir o que é um bom investimento sem olhar para essas variáveis? Exigindo uma boa margem de segurança – ou, em outras palavras, comprando com bom desconto.

Em 2021, sem uma bola de cristal, você não tinha como saber que a Selic subiria tanto no ano seguinte. Mas nem era necessário: o que você precisava era tentar comprar ativos que estivessem com preços suficientemente atrativos para qualquer que fosse a taxa de juros futura – 2% ou 14%.

Algumas vezes, você não vai conseguir encontrar nenhuma ação com preços bons o bastante para satisfazer esses critérios. Para esses casos, a próxima lição é muito importante.

Lição #3: algumas vezes, não investir será o melhor dos investimentos

Pode não ser o seu caso, mas muita gente, quando começa a investir, tem o que o pessoal do interior costuma chamar de "siricutico".

É como se elas fossem tomadas por um estado de ansiedade absurda que as obrigasse a comprar alguma coisa, o que, na maioria das vezes termina em um investimento ruim.

Muitas vezes, o investimento não parece muito interessante; muitas vezes, a margem de segurança é inexistente. Mas o investidor com "siricutico" simplesmente não vai conseguir esperar um melhor momento.

Ele não vai conseguir dormir enquanto não comprar a tal ação, mesmo que ela esteja cara, e mesmo que a empresa seja uma porcaria.

Nunca esqueça que "fazer nada", muitas vezes, pode ser a melhor decisão financeira que você pode tomar. Especialmente quando "fazer nada" está rendendo 13,75% ao ano, como veremos na semana que vem.

Na próxima sexta-feira, falaremos sobre as outras lições que aprendemos em 2022. Mas antes, gostaria de desejar um Feliz Natal para você e seus familiares.

Um grande abraço e até a semana que vem!

Compartilhe

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O Enduro da bolsa: mercado acelera com início da temporada de balanços do 1T24, mas na neblina à espera do PCE

23 de abril de 2024 - 8:54

Na corrida dos mercados, Usiminas dá a largada na divulgação de resultados. Lá fora, investidores reagem ao balanço da Tesla

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Decisão do Copom em xeque: o que muda para a Selic depois dos últimos acontecimentos?

23 de abril de 2024 - 6:24

O Banco Central do Brasil enfrentará um grande dilema nas próximas semanas

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: A pobreza das ações

22 de abril de 2024 - 20:00

Em uma conversa regada a vinho, dois sujeitos se envolvem em um embate atípico, mas quem está com a razão?

DE REPENTE NO MERCADO

Enquanto o dólar não para de subir… Brasil sobe em ranking internacional e este bilionário indonésio fica 10x mais rico em um ano 

21 de abril de 2024 - 12:00

Veja os destaques da semana na ‘De repente no mercado’

BOMBOU NO SD

Dividendos de Klabin (KLBN11), Gerdau (GGBR4) e Petrobras (PETR4), halving do bitcoin e Campos Neto dá pistas sobre o futuro da Selic — veja tudo o que foi destaque na semana

20 de abril de 2024 - 14:01

A ‘copa do mundo’ das criptomoedas aconteceu de novo. A recompensa dos mineradores por bloco de bitcoin caiu pela metade

Mande sua pergunta!

Meu pai me ajudou a comprar um imóvel; agora ele faleceu, e meu irmão quer uma parte do valor; foi adiantamento de herança?

20 de abril de 2024 - 8:00

O irmão desta leitora está questionando a partilha da herança do pai falecido; ele tem razão?

SEXTOU COM O RUY

A ação que dá show em abril e mostra a importância de evitar histórias com altas expectativas na bolsa

19 de abril de 2024 - 6:07

Ações que embutiam em seus múltiplos elevadas expectativas de melhora macroeconômica e crescimento de lucros decepcionaram e desabaram nos últimos dias, mas há aquela que brilha mesmo em um cenário adverso

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: ChatGPT resiste às tentações de uma linda narrativa?

17 de abril de 2024 - 20:11

Não somos perfeitos em tarefas de raciocínio lógico, mas tudo bem: inventamos a inteligência artificial justamente para cuidar desses problemas mais chatos, não é verdade?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ataque do Irã poderia ter sido muito pior: não estamos diante da Terceira Guerra Mundial — mas saiba como você pode proteger seu dinheiro

16 de abril de 2024 - 6:17

Em outubro, após o ataque do Hamas, apontei para um “Kit Geopolítico” para auxiliar investidores a navegar por esse ambiente incerto

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Cinco coisas que deveriam acabar no mercado financeiro

15 de abril de 2024 - 20:01

O sócio-fundador da Empiricus lista práticas do universo dos investimentos que gostaria de ver eliminadas

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar