🔴 SAVE THE DATE: 22/07 – FERRAMENTA PARA GERAR RENDA COM 1 CLIQUE SERÁ LIBERADA – CONHEÇA

Flavia Alemi
Flavia Alemi
Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e com MBA em Informações Econômico-Financeiras e Mercado de Capitais pela FIA. Trabalhou na Agência Estado/Broadcast e na S&P Global Platts.
Valuation

BofA dá sinal verde para BTG (BPAC11) e recomenda compra do papel. Mas XP segue no amarelo

Para o BofA, o BTG pactual está bem posicionado para apresentar resultados financeiros fortes nos próximos anos

Flavia Alemi
Flavia Alemi
6 de setembro de 2022
16:27 - atualizado às 16:30
BTG Pactual Digital
BTG Pactual - Imagem: Shutterstock

O Bank of America comunicou nesta terça-feira (6) que iniciou a cobertura do BTG Pactual (BPAC11) recomendando compra dos papéis. O preço-alvo calculado para a ação é de R$ 33, o que significa um potencial de ganho de 25%.

A avaliação do BofA sobre o BTG difere do parecer dado à XP, que está com recomendação neutra.

Para o BofA, o BTG está bem posicionado para apresentar resultados financeiros fortes nos próximos anos. Mas vale ressaltar que essa avaliação está contextualizada num ambiente futuro de taxas de juros mais baixas e uma dinâmica favorável da indústria.

Os economistas do BofA acreditam que a inflação no Brasil atingiu o pico e o Banco Central deve iniciar um ciclo de afrouxamento monetário no ano que vem.

“O ambiente de taxa de juros tem um importante papel na alta do faturamento do BTG, apesar dos recentes esforços da diretoria de diversificar as receitas”, escreveram os analistas do BofA em relatório.

Eles também veem como positiva a cultura de empresa do BTG, que opera numa estrutura societária na qual os funcionários se transformam em sócios do negócio, a chamada “partnership”. 

De acordo com o BofA, essa característica alinha os interesses dos acionistas minoritários com os da diretoria e tem sido essencial para manter a eficiência do BTG entre as melhores da indústria. 

O setor bancário

A tese de investimento do BofA para o BTG leva em consideração a mudança no setor bancário com a chegada de plataformas de investimentos independentes. 

O BofA enxerga os bancos tradicionais trabalhando para seguir o mesmo caminho, lançando plataformas “independentes” da marca mãe. É o caso do Ion, do Itaú, e da Agora, do Bradesco.

“Este é um movimento claro para segurar a perda de participação de mercado em uma indústria em expansão, onde os 5 maiores bancos de varejo reduziram sua participação de 74% para 66% em 2016”, disse o BofA.

Considerando a evolução do mercado de capitais no Brasil, o BofA avalia que o BTG tem uma posição de banco de investimentos proeminente. 

“Mudanças no arcabouço regulatório foram na direção correta, simplificando regras, elevando os requisitos de governança corporativa e reduzindo a burocracia e os custos para listar uma companhia no Brasil”, apontou o BofA.

Novas fontes de receita do BTG

Além das mudanças no setor, o BofA vê com bons olhos a diversificação de receitas do BTG, puxada por empréstimos para pequenas e médias empresas e pelo varejo.

“Essas novas verticais são fundamentais para o BTG, fornecendo acesso a financiamentos baratos (depósitos de varejo) e spreads mais altos, por meio de uma plataforma digital eficiente”, considerou o BofA.

Mesmo assim, a ação do BTG está sendo negociada com um desconto de 16% em relação à XP, seu principal concorrente comparável. 

“Acreditamos que essa avaliação de desconto deve diminuir devido à recente diversificação de receita do BTG para negócios de ativos leves e habilidades de gerenciamento superiores”, relatou o BofA.

Leia mais:

Compartilhe

Internacionalização

Práticas e acessíveis, contas em dólar podem reduzir custo do câmbio em até 8%; saiba se são seguras e para quem são indicadas

9 de setembro de 2022 - 6:30

Contas globais em moeda estrangeira funcionam como contas-correntes com cartão de débito e ainda oferecem cotação mais barata que compra de papel-moeda ou cartão pré-pago. Saiba se são para você

ANOTE NO CALENDÁRIO

Atenção, investidor: Confira como fica o funcionamento da B3 e dos bancos durante o feriado de 7 de setembro

6 de setembro de 2022 - 11:29

Não haverá negociações na bolsa nesta quarta-feira. Isso inclui os mercados de renda variável, renda fixa privada, ETFs de renda fixa e de derivativos listados

Recadinho

Indireta para o Nubank? Itaú diz que “é muito fácil crescer oferecendo preços baixos e subsidiados para atrair clientes”

1 de setembro de 2022 - 10:43

Executivos do Itaú avaliam que alta dos juros tem feito os problemas dos grandes bancos se estenderem à nova concorrência

ARRUMANDO A CASA

Itaú (ITUB4) vai propor reorganização societária aos acionistas; banco deve assumir parte das atividades do Itaucard

31 de agosto de 2022 - 19:55

Segundo a instituição financeira, a reorganização faz parte da estratégia de “racionalização do uso dos recursos e otimização das
estruturas e negócios”

MUDANÇAS

Banco Bmg (BMGB4) faz reorganização societária e cria nova área de seguros

31 de agosto de 2022 - 10:22

Bmg (BMGB4) também anunciou a criação de uma nova holding chamada Bmg Seguradoras, que será subsidiária desta área de seguros

Marketplace

Itaú (ITUB4) entra na disputa das vendas online com shopping virtual; Magazine Luiza está entre os primeiros parceiros

29 de agosto de 2022 - 14:18

A intenção do Itaú é de que a nova loja virtual funcione como um ecossistema de compras de produtos e serviços

ATENÇÃO, ACIONISTA!

Dividendos e JCP: Banco do Brasil (BBAS3) anuncia pagamento de R$ 781 milhões em proventos; confira prazos

26 de agosto de 2022 - 18:54

A distribuição do montante será feita em antecipação ao terceiro trimestre de 2022, de acordo com informações do próprio banco

Market Makers

Banco do Brasil (BBAS3) está ‘ridiculamente barato’, diz Sara Delfim, da Dahlia

25 de agosto de 2022 - 18:00

Analista e sócia-fundadora da Dahlia Capital, Sara Delfim retorna ao Market Makers ao lado de Ciro Aliperti, da SFA Investimentos, para detalhar suas teses de investimento

Viva México

Se cuida, Nubank: Bradesco compra instituição no México e vai lançar conta digital no país

25 de agosto de 2022 - 12:08

Com a aquisição, o Bradesco terá licença para atuar como se fosse um banco digital no México. O país é um dos focos de expansão do Nubank

Nova gestora

O que o Bradesco viu no negócio de fundos de investimento do Banco Votorantim (BV)?

24 de agosto de 2022 - 12:13

Bradesco e BV anunciaram parceria para formar uma gestora de investimentos independente com marca própria

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar